Entenda como fazer o registro de ponto no computador

Ainda em dúvidas sobre qual controle de jornada de trabalho adotar na sua empresa? Eficaz e seguro, o registro de ponto no computador pode ser o que você procura! Leia este artigo e descubra detalhes.

Registro ponto computador

O registro de ponto no computador é a marcação da jornada de trabalho que acontece por meio de um software responsável por ajudar os colaboradores de uma empresa com gravação de entrada, saída e intervalos para descanso e até mesmo de horas extras.

Quando desenvolvido e implementado por especialistas, esse software opera de forma rápida, prática e eficiente, contribuindo, simultaneamente, para economia de tempo do RH e de dinheiro dos gestores.

Tudo o que é registrado através dele fica guardado na nuvem, ou seja, na base de dados da solução e não em um armazenamento físico – que ocupa espaço e precisa de manutenção constante – e, para os registros, só é necessário que os colaboradores tenham um computador, celular ou tablet com acesso à internet.

A modalidade está legalizada de acordo com as leis mais atuais de Registro Eletrônico de Ponto e muitos negócios que a aderem se arrependem apenas de não terem feito isso antes, afinal, o processo fica mais fácil para todos os envolvidos e torna o fechamento de folha muito mais simples.

Está pensando em adotar o registro de ponto no computador por aí? Continue a leitura para descobrir tudo sobre o assunto!

O que é um registro de ponto eletrônico?

O ponto eletrônico digital ou alternativo, como é chamado o registro de ponto eletrônico, é uma das formas de controle de jornada de trabalho que podem ser adotadas em uma empresa. Nessa modalidade, a marcação dos horários dos colaboradores é feita por meio de um software ou aplicativo móvel, acessados via computador, tablet ou celular.

A plataforma de registro de ponto pode ser usada independentemente de haver ou não um relógio de ponto físico instalado no escritório e suas marcações são registradas em tempo real, assim, tanto os funcionários como os empregadores conseguem checar atrasos, faltas e horas extras com agilidade.

E, dentre outras coisas, seja para adotar o ponto eletrônico no computador ou em algum dispositivo móvel, você precisa saber que o uso da modalidade, que antes precisava ser autorizado por acordo ou convenção coletiva, agora pode acontecer sem nenhuma permissão do tipo, desde que sua implementação esteja de acordo com a Portaria 671/2021 sobre a qual você lerá mais adiante.

Aliás, o registro de ponto por computador é legal, assim como o controle pelo celular, por exemplo, e as normativas válidas atualmente preveem, inclusive, todas as obrigações que cabem aos gestores e ao RH de organizações que optam por utilizá-los.

O que diz a lei sobre o registro de ponto no computador?

O registro de ponto no computador se enquadra na lei como registro de ponto eletrônico e é autorizado pelo artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ele também é previsto e regulamentado pela Portaria 671 de 2021.

Essa modalidade aparece na Portaria como Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A) ou Registrador Eletrônico de Ponto via Programa (REP-P), a depender das características específicas de cada solução implementada para controle e conforme os artigos mostrados abaixo.

Art. 77. O REP-A é o conjunto de equipamentos e programas de computador que tem sua utilização destinada ao registro da jornada de trabalho, autorizado por convenção ou acordo coletivo de trabalho.
Art. 78. O REP-P é o programa (software) executado em servidor dedicado ou em ambiente de nuvem com certificado de registro nos termos do art. 91, utilizado exclusivamente para o registro de jornada e com capacidade para emitir documentos decorrentes da relação do trabalho e realizar controles de natureza fiscal trabalhista, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.

A plataforma de controle de horários por computador contratada pela sua empresa deverá ter certificado do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para se adequar completamente ao que manda a lei.

Além disso, caberá a você disponibilizar, aos colaboradores, comprovantes de todas as marcações. Alguns softwares mais modernos no mercado permitem que o próprio funcionário tenha acesso ao comprovante de registro de ponto ao fazer o registro das suas horas, vale pesquisar!

Basta cumprir a legislação do ponto eletrônico que os registros pelo computador feitos por quem trabalha na sua empresa estarão mais do que permitidos, trazendo praticidade e rapidez ao dia a dia da sua equipe!

Agora, leia mais sobre o funcionamento e o uso da modalidade. ⬇

Como funciona o registro de ponto no computador?

A marcação pelo computador acontece diretamente através de um software que capta horário e local exatos em que o equipamento está no momento dos registros, seja a sede da empresa, a casa do colaborador ou qualquer ponto de jornada externa ou home office.

Esse software escolhido na hora de contratar um relógio de ponto precisa estar adequado à Portaria 671 e à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e ter um excelente nível de segurança.

Esse tipo de registro fornece mais flexibilidade aos trabalhadores, pois opera em nuvem e, portanto, pode ser acessado como um site, de qualquer local e navegador, sem a necessidade – nem por parte da empresa e nem do funcionário – de instalação em uma máquina.

Toda marcação de ponto online feita pelo computador é, então, inserida diretamente em cada folha de ponto para acompanhamento em tempo real, o que gera mais transparência em relação à jornada para ambos os lados.

O download da Planilha de Horas completa começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

Quais as vantagens do registro de ponto no computador?

A modalidade é mais rápida e eficiente tanto para os funcionários que precisam marcar entrada, saída e intervalos, quanto para os responsáveis pelo fechamento de folha de ponto, por exemplo, e para os gestores, já que auxilia em melhores tomadas de decisão.

Veja, abaixo, três benefícios do ponto pelo computador que merecem destaque!

É rápido e eficiente

O registro de ponto remoto pelo PC acontece em segundos e pode ajudar muito no controle da jornada de quem trabalha em home office também porque o trabalhador abre o computador para iniciar o dia e já faz a marcação, repetindo o mesmo processo antes dos intervalos e da saída e evitando esquecimento.

A empresa, por sua vez, consegue configurar a jornada de trabalho de cada pessoa ou equipe de acordo com o que estiver combinado em contrato, além de emitir folha de ponto e holerite 100% digitais.

Tudo isso quando conta com uma ferramenta reconhecida no mercado, é claro!

Ajuda em uma gestão otimizada

Outro benefício do registro por computador está na otimização das atividades operacionais, especialmente no processo de fechamento da folha de ponto e na otimização da administração dos negócios como um todo.

Com esse formato de controle, fica mais fácil reunir todos os horários de intervalo, entrada e saída e realizar os cálculos de pagamento, fazendo, uma gestão de horas extras, atrasos e faltas ainda melhor.

Reduz erros

O registro de ponto eletrônico online evita erros e tentativas de fraude e permite que cada registro fique gravado no sistema, com histórico de todas as alterações e justificativas, o que dá mais segurança para quem faz a marcação e para quem gerencia a jornada.

Com tantas vantagens, bater o ponto pelo computador pode ser o melhor caminho para o seu negócio, mas é preciso escolher bem a plataforma utilizada. Já percebeu, né?

Como fazer o registro de ponto pelo computador?

O registro de ponto pelo computador é feito por meio de sistemas digitais que permitem um controle eficiente e seguro da jornada de trabalho com marcações de qualquer localidade, registrando e exibindo os dados de cada colaborador em tempo real para quem faz a gestão da folha.

Veja como acontece de acordo com o passo a passo aqui embaixo!

  1. Contrate um sistema confiável de marcação de ponto.
  2. Configure as jornadas, com intervalos de descanso e até monitoramento de horas extras, se possível.
  3. Atribua um tipo de jornada diferente a cada colaborador ou departamento caso seja necessário.
  4. Ofereça acesso ao sistema para os colaboradores, com login e senha únicos e mostre a eles como utilizar a plataforma.
  5. Acompanhe a marcação diária de cada colaborador em tempo real, mantendo-se disponível para esclarecer dúvidas.

E já que sua empresa vai incorporar um novo sistema, quanto mais funcionalidades, melhor!

Muitos programas, por exemplo, incluem o cálculo do pagamento de acordo com a folha de ponto em comparação à jornada registrada, facilitando mais ainda o dia a dia de quem faz esse gerenciamento.

Motivos não faltam para aderir ao ponto digital com marcação pelo computador, afinal, quem não quer mais facilidade, praticidade e eficiência? Boa sorte no desafio e volte para contar como foi essa implementação por aí. Até!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração