
O planejamento de escalas flexíveis é excelente estratégia para o RH ou o DP de empresas conseguirem organizar melhor a jornada de trabalho dos colaboradores – levando em conta tanto as demandas da empresa quanto às necessidades individuais.
Ele difere de um planejamento de escalas fixas, pois permite que os turnos sejam ajustados com maior liberdade, o que favorece o equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida.
E, na prática, esse formato nada mais é do que uma definição de dias e horários de trabalho ajustada à realidade do negócio, com folgas alternadas e horários de entrada mais dinâmicos, por exemplo. Mas você explora mais detalhes no decorrer deste artigo!
O que é importante saber sobre escalas de trabalho flexíveis
O tipo de escala de trabalho considerado flexível é aquele em que existe a possibilidade de ajuste dos horários de entrada e saída de um colaborador conforme necessidades pessoais ou da empresa.
Também é aquele em que os períodos de trabalho são distribuídos de forma diferente no decorrer da semana e do mês, sem que seja alterada a carga horária total.
Costumam adotá-lo organizações cujo movimento varia ao longo de determinados períodos, como empresas pertencentes ao comércio ou clínicas e aquelas que dependem de equipes mais enxutas.
Escalas fixas vs. flexíveis: tudo para você entender e escolher
A ideia da escala flexível é que haja autonomia na definição de turnos de trabalho tanto quanto uma operação sem sobrecargas e mais qualidade de vida para o time, e ela difere da escala fixa justamente por que essa segunda opção tem maiores restrições no que diz respeito à jornada diária/mensal.
Escalas fixas dificilmente mudam
Elas têm horários que se mantêm e são mais comuns em fábricas, indústrias, linhas de produção, call centers, bancos e órgãos públicos, bem como em operações altamente padronizadas, como a de supermercados ou empresas com múltiplos departamentos.
Seus benefícios envolvem:
- Previsibilidade
- Simplicidade administrativa
- Facilidade no cálculo de horas extras
- Padronização operacional
- Adequação sem complicações à CLT
- Estabilidade para funções críticas
Escalas flexíveis têm horários que podem ser ajustados
Ou seja, variam conforme as necessidades da empresa e/ou do colaborador e, por essa razão, costumam ser adotadas por empresas de pequeno e médio porte, startups, clínicas, comércios e similares.
Quem tem equipe enxuta ou demanda variável ao longo de um dia ou de uma semana opta, geralmente, por essa alternativa.
Além disso, organizações com foco em engajamento e bem-estar de colaboradores, ou que buscam reduzir absenteísmo e aumentar produtividade, são candidatas naturais.
Dentre as vantagens de uma jornada flexível, destacam-se:
- Autonomia dos colaboradores sobre os horários
- Maior produtividade e bem-estar, desde que devidamente controlada
- Atração e retenção de talentos
- Fortalecimento da cultura organizacional
- Adaptação a variações sazonais ou emergenciais
- Operação estável, mesmo em períodos “turbulentos”
- Redução do turnover e do absenteísmo no trabalho, pois os ajustes adequados às necessidades evitam falhas e atrasos
Some a isso um melhor aproveitamento das horas trabalhadas e o equilíbrio de custos operacionais.
Agora, o que diz a legislação sobre escala flexível?
Mesmo sem abordar especificamente esse tema, a legislação trabalhista permite a adoção da flexibilidade, desde que a empresa respeite os limites de jornada previstos na CLT e garanta todos os direitos necessários aos trabalhadores.
São pontos importantes a observar:
- Cumprimento total da carga horária
- Respeito aos intervalos obrigatórios
- Garantia de férias com terço adicional
- Pagamento de 13º salário e FGTS
- Registro da flexibilidade em contrato
- Adequação à acordos ou convenções das categorias
Ainda, é essencial que a empresa esteja em posse atualizada de documentos que comprovem o cumprimento das regras e que, preferencialmente, escolha soluções de controle de ponto digital para garantir a conformidade com a Lei.
Como implementar escalas flexíveis? 6 ações recomendadas para RH, DP ou gestor
Não se preocupe, pois os processos estão cada vez mais fáceis e menos burocráticos com a chegada de tecnologias de gestão de pessoas ao mercado. O passo a passo adiante vale para todo e qualquer tipo de empresa, mesmo as de pequeno porte:
1. Analise necessidades
Mapeie o que o seu negócio e o seu time precisam no momento, registrando, por exemplo, quais horários apresentam maior fluxo de trabalho, quais setores ou funções têm momentos críticos durante o dia ou a semana e se há sobrecarga em algum ponto da operação.
Converse com os colaboradores para entender suas demandas pessoais e restrições de horários e comece a desenhar uma escala em que haja máximo equilíbrio e zero desperdício de horas.
2. Escolha o melhor modelo
Seja para serviços em formato híbrido, à distância (home office) ou presencial, a partir das necessidades analisadas, decida-se entre:
- Jornada parcial: até 30 horas trabalhadas por semana, já considerando horas extras; benefícios proporcionais às horas contratadas. Indicada para quem precisa de reforços em momentos específicos do dia
- Escala 12x36: 12 horas seguidas de trabalho e folga pelas 36 horas seguintes; obrigatória formalização por acordo. Ideal para regimes de plantão ou empresas com operação que nunca pára
- Trabalho intermitente: trabalhador convocado somente quando há demanda, recebe por hora trabalhada e tem todos os direitos garantidos proporcionalmente. Escala adotada por empresas com fluxo variável
- Escala mista: combinação de diferentes modelos de jornada na mesma semana ou no mesmo mês, vantajosa para rotinas dinâmicas, mas depende de máximo controle e organização
- Escala rotativa: horários e folgas mudam periodicamente (semana ou mês), ideal para equilibrar carga de trabalho entre equipes
Use a decisão no desenho de escala que você já começou no passo anterior.
3. Implemente uma ferramenta para gestão da escala flexível
Com a sua proposta encaminhada, invista numa plataforma de controle de ponto capaz de permitir marcações seguras e exibição do planejamento dos turnos para toda a equipe, facilitar a gestão dos horários e manter a empresa adequada à legislação trabalhista.
4. Comunique-se abertamente com os colaboradores
Finalmente, já sabendo como agir e com quais tecnologias contar, parta para a implementação do formato, explicando claramente o motivo da escolha, as ações necessárias, direitos, deveres e benefícios.
Mostre como a flexibilidade impacta a rotina de cada colaborador, ouça dúvidas, sugestões e imediatamente solucione possíveis conflitos de horários. Com o passar do tempo, faça ajustes dentro dos feedbacks que considerar relevantes.
E nunca se feche para alterações emergenciais!
5. Aproveite a oportunidade para capacitar outros líderes
Ao mesmo tempo, evite que problemas de produtividade ou insatisfação surjam da falta de alinhamento sobre a jornada flexível e capacite as lideranças para um gerenciamento conjunto de equipes com horários variáveis, acompanhando desempenho e disponibilidade, assim como você.
Promova workshops ou treinamentos curtos com os temas:
- Como funciona uma jornada flexível (e por que ela está sendo adotada especificamente na sua empresa)
- Quais as regras para o registro correto de ponto
- Regras internas para a definição e o manejo de folgas e férias
- Expectativas nos dias/horários de pico
Forneça manuais ou guias de procedimentos e enfatize responsabilidades.
6. Use métricas a seu favor
Sempre que perceber a necessidade de ajustes, some indicadores-chave de desempenho do RH aos seus feedbacks e, só então, tome uma decisão.
Mais uma vez, a sua ferramenta digital de gestão de ponto pode ajudar, afinal, o acesso aos dados acontece de um jeito fácil e os relatórios das melhores plataformas são completos e distribuídos por categorias.
- Avalie a produtividade real de cada colaborador e equipe
- Identifique picos em que a operação ainda não está adequada
- Estude as horas extras e descubra se são realmente necessárias, caso contrário, faça mudanças, evitando pagamentos indevidos
Ganhe uma vantagem estratégica que vai ultrapassar as fronteiras internas, alcançando o mercado e elevando a reputação do seu negócio!
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