Absenteísmo no trabalho: o que é, causas e tipos

Neste artigo, explicamos o que é absenteísmo no trabalho, quais são os tipos e como você pode controlar esse comportamento na sua empresa a fim de evitar impactos negativos nos resultados.

Absenteísmo no trabalho

O absenteísmo no trabalho é quando um ou mais funcionários não cumprem seus horários, seja por algumas horas (no caso de atrasos ou saídas antes do fim do expediente) ou mesmo por vários dias.

Muitas vezes, essa prática pode estar relacionada com algum problema pessoal do trabalhador e, portanto, merece atenção.

Para entender mais a fundo, preparamos um guia sobre o assunto para que você possa se inteirar e controlar essa situação antes que ela se torne um problema na sua empresa. Boa leitura!

O que é absenteísmo

Basicamente, apesar de ser uma palavra diferente e até capaz de causar estranheza, absenteísmo significa apenas se ausentar. No ambiente corporativo, esse termo é usado pela área de gestão de pessoas para calcular as ausências dos funcionários durante o expediente de trabalho.

Como citamos, essa prática pode ocorrer por meio de atrasos, saídas adiantadas ou faltas.

Principais causas do absenteísmo

O que leva um trabalhador a se ausentar pode estar ligado a vários motivos. Entre os principais, temos:

  • Bullying
  • Confusão a respeito das responsabilidades de líder
  • Cultura e valores da empresa
  • Desmotivação do trabalhador
  • Imprevistos
  • Más condições de trabalho
  • Problemas com o clima organizacional
  • Problemas de saúde
  • Problemas financeiros
  • Problemas pessoais dos trabalhadores
  • Segurança
  • Sobrecarga de trabalho

Como podemos notar, a razão da prática do absenteísmo no trabalho pode estar ligada a fatores externos, que surgem na vida pessoal do funcionário, ou a fatores internos, quando começam por causa de problemas dentro da cultura organizacional da empresa.

Tipos de absenteísmo nas empresas

Também existem tipos de absenteísmo, que são três: o justificado, o injustificado e o presenteísmo.

Absenteísmo justificado

É quando o funcionário informa à empresa, com antecedência, que vai faltar, por meio de falta justificada. É o caso de quando algum parente fica doente, quando o trabalhador sofre de depressão ou outros problemas de saúde e quando precisa fazer exames médicos.

Absenteísmo injustificado

Esse tipo, ao contrário do anterior, é quando o trabalhador não informa o que fez com que faltasse ao trabalho, o que configura falta injustificada. Aqui, podem entrar desde problemas pessoais e estresse até desmotivação de fazer o trabalho que faz ou insatisfação com o ambiente corporativo.

Presenteísmo

Por fim, também existe o presenteísmo, que é a presença parcial do trabalhador. É quando o profissional comparece ao trabalho, mas seu desempenho é muito abaixo do esperado, seja por problemas de saúde ou pessoais.

Nesse caso, é comum notar alguns comportamentos no funcionário, como ficar muito no celular ou fazer longas pausas, com intervalos que duram o dobro do tempo ou cafezinho no meio do expediente que dura o tempo de um intervalo.

Impactos do absenteísmo nas empresas

Quando um profissional ou mais praticam absenteísmo na empresa, isso traz algumas consequências negativas para o negócio, como:

  • Aumento do índice de turnover
  • Estresse dos trabalhadores
  • Problemas no trabalho em equipe
  • Problemas de saúde
  • Redução no engajamento

Importante lembrar que turnover e absenteísmo são indicadores de questões diferentes, mas que estão diretamente relacionados. O absenteísmo mede a ausência dos funcionários no trabalho, enquanto o turnover indica os desligamentos da empresa. Porém, é bastante comum que um profissional que sofre de absenteísmo peça demissão.

Como fazer o controle do absenteísmo no trabalho

Saber calcular a taxa de absenteísmo é fundamental para conseguir medir a performance da empresa. Isso porque a ausência prolongada ou que acontece com frequência, seja de um ou mais funcionários, leva às consequências negativas citadas, que trazem prejuízo financeiro para o negócio.

Para além disso, conseguir mensurar esse índice é uma forma de saber que algo não está bem no ambiente de trabalho e que possivelmente algo na cultura organizacional precisa ser modificado.

Cálculo do índice de absenteísmo

O índice de absenteísmo é calculado pela relação entre o total de faltas e atrasos e a quantidade de dias ou horas trabalhadas pelos profissionais de uma empresa.

Por essa razão, as unidades de tempo mais usadas para esse cálculo são horas ou minutos. Se forem incluídos apenas os dias de falta, é recomendado que se use o tempo em dias, para facilitar o cálculo. A fórmula é:

(Total de profissionais x total de faltas e atrasos) ÷ (total de profissionais x total de dias trabalhados)

Quanto maior o percentual de absenteísmo encontrado no resultado, maiores devem ser os problemas enfrentados pela empresa, que vão desde falta de qualidade no trabalho até infraestrutura deficiente, desmotivação da equipe, modelo de liderança falho ou saúde ocupacional prejudicada.

Por isso, quem faz a gestão de pessoas deve se atentar a esses números, a fim de reduzir as causas dos problemas, buscando alinhar a gestão empresarial às melhores práticas. Assim, poderá aumentar os resultados positivos da empresa por meio de maior qualidade de vida para a equipe de trabalho.

Segundo uma pesquisa da revista Exame, o setor de serviços tem uma taxa média de absenteísmo de 5%, enquanto o setor varejista fica entre 7% e 10%.

Não existe uma definição sobre qual é o número ideal para que esse índice seja aceitável, pois ele pode variar conforme o setor e o tamanho da empresa. Entretanto, de maneira geral, um índice de até 4% de absenteísmo é considerado normal. Quando o percentual for maior do que esse, é preciso tomar medidas a respeito do absenteísmo no trabalho.

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