9 Ideias Motivacionais: o que o RH pode fazer pelos funcionários

O setor de recursos humanos tem um papel importantíssimo no estado de espírito dos seus colaboradores. Por esse motivo, selecionamos algumas formas de motivar seus funcionários. Confira o que o RH pode fazer.

Idéias motivacionais funcionários rh.

O setor de recursos humanos - em conjunto com a gestão de pessoas - desempenha um papel fundamental quando o assunto é motivar funcionários, pois é a equipe do RH que coordena e coloca em prática as ideias motivacionais para funcionários.

Entre o brainstorming e a prática, há um longo caminho a percorrer. É por isso que estamos aqui: para te ajudar a entender melhor o que o RH pode fazer para motivar os funcionários e quais são as melhores formas de fazer com que essa motivação vire realidade, gerando resultados, de fato, tanto para o empregado quanto para o empregador.

A motivação dentro das empresas nem sempre está relacionada a estímulos financeiros. Por vezes, como você verá, algumas mudanças simples no ambiente de trabalho torna-se motivo para renovar o ânimo do seu pessoal.

Pensando nisso, veja abaixo 9 atitudes que o setor de RH pode colocar em prática para motivar os funcionários de uma organização.

Técnicas de motivação para funcionários

1. Fazer uma pesquisa de clima organizacional

Fazer uma pesquisa é o melhor primeiro passo, antes de começar a agir. Como saber o nível de desmotivação da sua equipe sem escutá-los e, consequentemente, como motivar funcionários sem a pesquisa?

Neste primeiro momento, é recomendável sentir o clima da organização, encontrando a razão por trás do mal estar organizacional e você pode criar um questionário para funcionários sobre motivação, identificando os pontos a serem corrigidos.

Ouvir seus colaboradores demonstra interesse em mudar, o que é positivo dentro de uma empresa. O segundo passo é agir para proporcionar um clima adequado e saudável para o desenvolvimento da equipe.

2. Investir em um ambiente de trabalho agradável

Eliminando o mal estar da corporação - aquele fator que torna o ambiente de trabalho desagradável - é hora de investir em condições de trabalho melhores. Neste tópico cabe incluir condições básicas de trabalho, como materiais disponíveis e boas instalações.

Um ambiente de trabalho agradável também é um ambiente despojado, descontraído e confortável. Investir em um espaço de descanso e descontração dentro da empresa é uma boa pedida.

Seus funcionários passam mais do que a metade de seus dias dentro do seu negócio. Por isso, faça com que eles vivam bem.

3. Fazer reuniões de feedbacks positivos

Não é bom para o seu negócio - e, muito menos, para os seus colaboradores, que constroem sua empresa - se você (ou os setores responsáveis) aparecem somente para dar broncas e trazer más notícias.

Crie o hábito de reunir seu pessoal para parabenizá-los, elogiar sua boa performance - no mês, semestre e ano. Passar este tipo de mensagem de motivação para funcionários é essencial.

Pessoas gostam de verem seus trabalhos sendo reconhecidos. Este é um estímulo positivo para continuarem dando o seu melhor. Por esse motivo, dê feedbacks positivos aos seus colaboradores.

4. Flexibilizar horários e serviço Home Office

Além de aumentar a produtividade da sua equipe, flexibilizar horários e permitir Home Office (o trabalho em casa) motiva seus funcionários.

Ter a possibilidade de alterar a rotina anima as pessoas e essa flexibilidade diminui, também, os dias de serviço perdido.

Pondere flexibilizar horários. Trabalhar com recursos humanos e gestão de pessoas inclui ser empático.

5. Oferecer um pacote de benefícios

O pacote de benefícios de uma empresa costuma atrair e reter talentos. Para além do salário fixo, no final do mês, os colaboradores animam-se em receber benefícios para garantir necessidades básicas.

Esta é uma maneira, portanto, de os colaboradores poderem investir o dinheiro recebido em outras coisas.

6. Propor desafios e recompensas

Movimentar a equipe, trazendo algo diferente e desafiador desperta a atenção dos funcionários e, logo, estimula a motivação.

Os desafios poderão ser relacionados ao cumprimento de metas, por exemplo, e, trabalhar com um sistema de recompensas, deixa o jogo ainda mais estimulante. A gamificação cai como uma luva neste processo.

Ah, é importante que a recompensa aconteça, entendido?

Seja no âmbito financeiro ou cultural, ela deve ocorrer, de acordo com a promessa feita. Caso contrário, os desafios não servirão para nada e os funcionários, por sua vez, ficarão desapontados com a gestão.

7. Proporcionar treinamentos e capacitações

Apostar em palestras, workshops, cursos, treinamentos e capacitações é a prova que a empresa se importa com o desenvolvimento profissional dos funcionários.

Muitas vezes, o colaborador não dispõe de tempo ou condições financeiras para investir em si mesmo, e, por conta disso, os benefícios aqui são para ambos: colaborador e empresa.

8. Promover descontração e interação social

Para um bom resultado em equipe, é necessário que os colaboradores de uma empresa relacionem-se. Mas não somente no ambiente formal de trabalho: o ideal é que eles possam ter oportunidades de descontração, juntos, também, criando, por conta disso, vínculos maiores. Algumas ideias são:

  • happy hours;
  • jantares comemorativos;
  • espaços de lazer dentro da empresa - como sala de jogos;
  • pequenos eventos mensais; entre outros.

Outra atividade legal para promover no ambiente de trabalho e descontrair o dia-a-dia dos colaboradores é instituir o pet day. Um dia reservado para levar ao trabalho os animais de estimação. Além da diversão garantida, está comprovado que os bichinhos ajudam a relaxar.

9. Fornecer perspectiva de crescimento

Por último, mas não menos importante: fornecer perspectiva de crescimento profissional e pessoal para os funcionários. Quem não fica motivado ao imaginar um futuro próspero?

Criar um plano de carreira para cada funcionário faz com que, ao mesmo tempo em que estão entusiasmados, os colaboradores sejam altamente produtivos, pois, enquanto ajudam no crescimento da empresa, sabem que poderão alcançar uma meta profissional, que também é pessoal.

Viu só? Há muitas coisas que o setor de recursos humanos pode fazer para estimular os colaboradores a agregarem mais valor à marca, enquanto se sentem bem em contribuir para o crescimento do negócio.

E então, que tal aplicar na sua empresa as ideias motivacionais aqui sugeridas?

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário