Como aplicar a gamificação na empresa e motivar sua equipe

Você sabe o que é gamificação? Entenda como funciona esse processo e quais os benefícios dessa estratégia para a sua empresa.

O que é gamificação

O processo de gamificação (do termo em inglês gamification) tem se tornado bastante popular de uns anos pra cá. Entender o que é e porque utilizar essa estratégia dentro da sua empresa é, na verdade, bastante simples, mas ainda assim, muito importante.

Colocar em prática ações como a gamificação é um trabalho do Recursos Humanos da empresa, como uma maneira de manter os funcionários interessados em permanecer trabalhando, assim como para conseguir avaliar o desempenho e dedicação de cada um em relação ao crescimento da empresa.

Um bom funcionário não apenas faz o seu trabalho bem feito, mas além disso, busca maneiras de ajudar a empresa a ser melhor.

Primeiramente, vamos esclarecer a questão:

O que é gamificação?

De maneira resumida, a gamificação é um processo que usa a dinâmica de jogos para engajar as pessoas (sejam essas estudantes ou trabalhadores). O principal objetivo da gamificação é incentivar a resolver problemas em troca de pequenas recompensas - igual a mecânica de video games.

Porém, o processo também pode ser utilizado simplesmente para motivar algumas ações e comportamentos ideais dentro de determinado ambiente. Essa estratégia pode ser usada por diversos setores, como a educação, marketing e empresas corporativas.

As recompensas são uma parte crucial desse processo e são oferecidas após a realização de cada tarefa (ou de um conjunto de tarefas) pré-estabelecida. Vale lembrar que a ideia das recompensas também envolve o método de tornar tarefas difíceis em ações mais simples e práticas de serem completadas.

A dinâmica de jogos que falamos aqui é o uso de sistemas de pontuações e rankings, criação de fases e missões a serem completadas e objetivos claros a serem alcançados. É importante que essa não seja a única estratégia utilizada, contando com ela apenas para complementar os treinamentos que o Recursos Humanos já tem em andamento.

Benefícios da gamificação

Como mencionado, a gamificação pode trazer diversos benefícios quando aplicada dentro de uma empresa. Alguns deles são:

Engajamento

A cada novo aprendizado e meta atingida, o trabalhador é recompensado com um "próximo nível";

Retenção de talentos

A aplicação de um projeto de gamificação pode ajudar - e muito - a manter os melhores profissionais dentro da sua empresa. As recompensas e cumprimento de metas faz com que se sintam valorizados e motivados a continuarem o trabalho - o que, consequentemente, diminui a rotatividade de funcionários, promovendo a retenção de talentos;

Competição saudável

A competição gerada por um processo como a gamificação acaba sendo uma maneira saudável de estimular os colaboradores a darem o melhor de si. O sentimento de conquista ajuda a ganhar mais confiança para o funcionário continuar realizando seu trabalho e estimulando os colegas a chegarem no mesmo nível;

Acessibilidade

Esse tipo de sistema irá permitir que todos tenham objetivos alinhados para alcançar a meta maior do “game” proposto pela empresa. Por conta disso, todos devem ter acesso aos mesmos recursos e informações de maneira igual;

Conhecimento sobre a equipe

A gamificação permite que o RH da empresa consiga acompanhar melhor a maneira como a equipe trabalha, tanto cada pessoa individualmente quanto o time integrado. Além disso, é possível acompanhar cada passo do jogo e verificar o progresso, onde está ocorrendo dificuldades e onde está tendo sucesso;

Avaliação de desempenho

Derivando do conhecimento sobre a equipe, manter um sistema de avaliação de desempenho junto da cultura de feedback auxilia a entenderem seus próprios progressos e evolução.

Como fazer gamificação

O passo mais importante para começar a usar o processo de gamificação dentro da sua empresa é considerar o público alvo - se são jovens adultos ou se tem um perfil mais maduro, se sabem lidar bem com tecnologias, qual o tipo de linguagem que usam, entre outros fatores.

É importante ter uma ideia de como funciona a sua equipe para poder planejar bem o projeto de gamificação. Apesar de que, com a implantação dessa estratégia, você passará a conhecer a equipe ainda melhor.

Alguns fatores que você deve manter em mente sobre como gamificar sua empresa são:

Defina o propósito

O que isso quer dizer é que você precisa saber o que está precisando de melhorar dentro da empresa. Esse será o seu propósito. Pode ser algo como funcionários desmotivados, queda de produtividade ou um método ineficiente de treinamento de novos funcionários. Todos esses podem ser o pontapé inicial e resolvidos com a gamificação.

Após identificar o problema da empresa, pense em para quem será aplicado o projeto de gamificação, se para novos colaboradores, para vendedores, para supervisores ou mesmo para os funcionários da empresa como um todo. Separar todos esses detalhes irá tornar mais fácil desenvolver um projeto mais eficiente.

Estabeleça as metas

Depois de definido o propósito do projeto, vem a fase de estabelecer metas. O importante nesse momento é que as metas sejam, de fato, realizáveis e que seja possível subdividi-las em várias pequenas metas.

Por exemplo, a meta principal pode ser incentivar o trabalho em equipe e as subdivisões podem ser algo como fazer um coffee break com o time, realizar uma dinâmica de integração, etc. Várias pequenas tarefas que juntas irão ajudar a alcançar o objetivo maior.

Seja criativo e inovador

Toda a ideia por trás da gamificação já é ser criativo e inovador, então não se deixe levar por um processo mecânico de seguir esse modelo meta-recompensa tão estritamente. Claro que esse é o objetivo maior, mas certifique-se de estar montando um projeto divertido, interessante e satisfatório para quem irá participar.

A melhor dica que você pode receber aqui é: faça testes! Comece aplicando o projeto de gamificação em pequenos grupos e analise os resultados. Você pode até realizar pequenas pesquisas de satisfação ao final de cada teste para entender como aprimorar a gamificação da sua empresa ao máximo.

Faça o projeto de acordo com os valores

Quer a sua empresa esteja no mercado há muito tempo ou se está apenas no começo, você, com certeza, já tem algumas ideias e valores bem definidos que todos os funcionários já estão familiarizados. Por isso, é importante que a gamificação esteja de acordo com esses mesmos valores, será mais fácil para todos assimilarem e engajarem na participação no projeto.

Dê muito feedback

Esse é um passo que já é muito óbvio, mas ele é tão importante que merece ser mencionado o máximo possível. Dar feedback é essencial para ajudar os colaboradores a crescerem e refinarem suas habilidades profissionais.

Independente da hierarquia da empresa, é importante que todos tenham liberdade para dar elogios e sugestões entre si. Além disso, o uso do feedback ajuda a observar quem está realmente empenhado em realizar mudanças e ajudar a empresa a crescer junto com ele.

Confira os resultados

Esse papel de aplicar a gamificação e conferir resultados, assim como todo o processo de juntar os dados para desenvolvimento do projeto, fica por conta do Recursos Humanos da empresa. Eles terão o controle absoluto de resultados e desempenho dos funcionários durante a gamificação, o que será ótimo para manter tudo registrado de maneira organizada.

Claramente, ao aplicar um projeto como a gamificação dentro da sua empresa, você vai querer saber se está funcionando ou não, então é vital analisar os resultados com certa periodicidade.

Essa parte está diretamente ligada ao feedback, já que você vai precisar dar direções aos funcionários e também vai ser necessário pedir que eles avaliem como a gamificação foi para eles. Isso, com certeza, vai ajudar a garantir o sucesso do projeto!

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