Admissão Digital: como funciona na prática dentro da empresa

Você sabe como funciona a admissão digital? Já possui um software de contratação que desburocratiza o trabalho do setor de RH da sua empresa? E, que tal, aprender mais sobre o assunto?

Admissão digital

Como é o processo de admissão da sua empresa? Ainda manual, com documentação a ser analisada, conferida e arquivada por todos os cantos do escritório?

Se você respondeu “digital”, parabéns, seu processo de admissão está menos burocrático e a um passo na frente da concorrência.

Agora, se o seu processo de admissão se encaixa na exemplificação apresentada, está na hora de automatizar as funções do seu setor de RH, começando pelo processo de admissão do seu negócio. Em outras palavras, o primeiro contato do colaborador com a realidade da sua empresa.

E olha que legal?! Este é o seu dia de sorte, pois, neste artigo, você conhecerá os benefícios da automatização do processo de admissão e aprenderá como adotar uma contratação mais digital.

Vamos lá? Boa leitura.

O que é uma admissão digital?

A admissão digital nada mais é do que o processo tradicional de contratação realizado a partir de meios tecnológicos.

Sabe aquela desorganização causada pelo acúmulo de papelada, deslocamento do novo contratado até o setor de RH para entregar mais um documento faltante, horas extras para colocar a documentação dos novos contratados em ordem?

Pois bem, todo esse processo é automatizado através da admissão digital, onde a empresa e o seu setor de Recursos Humanos criam seu próprio formulário de admissão dentro do sistema escolhido e disponibilizam-o ao novo funcionário para que seja preenchido.

Os documentos necessários para a admissão digital, os mesmos pedidos em um processo manual de contratação, podem ser anexados pelo contratado e enviados pela mesma plataforma. Logo depois, assim como após cada etapa concluída, o RH - pelo mesmo sistema - é notificado.

Como a admissão digital desburocratiza o setor de RH?

A admissão digital torna o dia a dia do setor de Recursos Humanos mais otimizado, tornando o fluxo das atividades realizadas pelo setor mais ágeis e, ao mesmo tempo, eficientes.

O RH automatizado pode utilizar o tempo, que antes era destinado a burocracias, para estratégias de atração e retenção de talentos, por exemplo.

Além disso, lembre-se: a desburocratização do processo de admissão também é benéfico para o recém-chegado, pois, do mesmo modo, seu tempo é otimizado e sua experiência de integração mais interessante.

Imagine só o impacto positivo dessa primeira impressão? A praticidade de contratação e envio da documentação de qualquer lugar e dispositivo facilita o ingresso do funcionário e potencializa a probabilidade de um bom relacionamento empregatício.

Como funciona na prática a admissão digital?

Antes de tudo, é preciso que a sua empresa analise, com atenção, os softwares disponíveis no mercado para admissão digital de seus colaboradores. Depois disso, será necessário realizar a contratação de um deles.

Logo, com o programa instalado nas dependências do seu negócio, a sua equipe de RH poderá começar a trabalhar com o processo automatizado de contratações. Geralmente, os softwares são acessíveis e de fácil adaptação.

Mas, caso seja necessário, reúna sua equipe e faça um treinamento objetivo sobre o assunto, inclusive, é possível que a própria empresa fornecedora do serviço ofereça a capacitação da nova ferramenta.

Depois da contratação do software, o RH apenas se ocupa em cadastrar as informações referentes ao contrato de trabalho e aos benefícios oferecidos e, então, encaminha um convite de admissão que deverá ser preenchido pelo colaborador durante um período estipulado.

O novo contratado preencherá, assim, seus dados pessoais, as informações contratuais e relativas aos benefícios. Depois, anexará os documentos solicitados e revisará a ficha preenchida, conferindo as informações apresentadas antes de finalizar o processo de envio.

Em alguns softwares - como o da Coalize - é possível programar alertas de documentos faltantes e marcar exames admissionais, por exemplo. Além disso, a admissão digital da Coalize também é app e pode ser utilizado em outros processos da empresa, como controle de ponto e holerite digital.

Muito mais prático e eficiente do que manter sua equipe de RH trabalhando atrás de milhares de papéis, fichários e arquivos mortos, não é mesmo?

Afinal, a admissão digital é responsável por manter as informações de seus colaboradores organizadas, arquivadas e acessíveis através de um clique - já que são armazenadas online.

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário