A importância da gestão de recursos humanos nas organizações

O primeiro passo para entender a importância da gestão de recursos humanos, dentro de qualquer empresa, independentemente do porte, é saber que o seu time de colaboradores é o ativo mais importante.

gestão de recursos humanos

Uma empresa é feita de pessoas, já ouviu esta frase? Apesar de ela própria (a empresa) ser considerada uma pessoa jurídica, com documento e tudo (o CNPJ), o que movimenta uma empresa são as pessoas. Ter noção disso já é um norte para entender a importância da gestão de recursos humanos.

Gerir o departamento pessoal, dentro de qualquer empresa, é, certamente, a área mais delicada. Quando se entende que lidar com muitas pessoas, cada uma com suas particularidades, defeitos e qualidades, é um trabalho que exige dedicação, seja para garantir a correta aplicação da lei quanto o bem estar físico e emocional de cada membro do seu time.

Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é gestão de recursos humanos, tendo exposto o panorama acima, iremos destacar, ainda, alguns outros pontos, a fim de entender qual a diferença entre recursos humanos e gestão de pessoas.

Imaginando uma empresa, seja ela grande ou pequena, há sempre alguma liderança, numa escala hierárquica. Essa - ou essas, dependendo do tamanho, liderança é responsável por providenciar o bem estar das pessoas, incentivando-as, olhando pelo lado humano. Esse olhar mais humano, para cada colaborador, é o que faz a gestão de pessoas.

Afinal, qual a diferença entre recursos humanos e gestão de pessoas?

A primeira grande diferença, portanto, entre a gestão de recursos humanos e de pessoas é que, enquanto toda a empresa se compromete a promover o bem estar de todos os funcionários, num nível humano de valorização das pessoas (como, por exemplo, ajudando-o a crescer para além das suas capacidades profissionais, como também nas suas questões pessoais), a gestão de recursos humanos está mais ligada a fatores tais quais:

  • Entender as vagas de trabalho, dentro de todos os setores da empresa;
  • Fazer a contratação de pessoal adequada para o preenchimento das vagas em aberto;
  • Além de contratar, é o setor responsável por reter o pessoal, criando incentivos e benefícios;
  • Lidar com as questões legais, garantindo o cumprimento da lei no que disser respeito aos funcionários, como por exemplo, cuidar da folha de pagamento, da logística das férias, folgas, adiantamentos salariais.

o que é gestão de recursos humanos

Qual a missão da gestão de recursos humanos?

A gestão de recursos humanos é quem vai tratar a equipe, como já dito, como o bem mais valioso da empresa, pois, além de cobrar e incentivar o seu pessoal, tratará de mantê-los sempre de acordo com a visão, missão e valores da empresa, evitando a rotatividade e, assim mesmo, desenvolvendo o seu pessoal.

Aliás, falando sobre evitar a rotatividade, isso se mostrou, ao longo dos anos, um algo a mais que as empresas podem manter a fim de se destacar da concorrência. Em outras palavras, ao desenvolver, por exemplo, um plano de cargos e salários, as empresas criam nos seus funcionários o desejo de ficar ali, até alcançar o topo da pirâmide - e isso, com essa segurança, faz com que a empresa tenha profissionais motivados o tempo todo.

Desenvolver, deste jeito, os funcionários, tranquilizando-os a respeito de seus próprios empregos, sabendo o que devem fazer, como fazer, quando haverá possibilidade de promoção, é a maior conquista da gestão de RH.

Se você está com interesse em implementar algo assim detalhado na gestão deste setor, dentro da sua empresa, precisa saber que começar é mais fácil ainda, uma vez que hoje já existem softwares específicos para esta área de atuação.

Assim, vamos entender melhor o que é tecnologia em gestão de recursos humanos:

  • Através de softwares, todas as informações sobre a sua equipe estarão armazenadas num único local: folha de pagamento, férias, folgas;
  • Com alguns casos, é possível, ainda, usar de estratégias para cumprimento de metas, em que os funcionários podem "jogar" um jogo (esta é a chamada gamificação) e perseguir objetivos e ganhar prêmios, como método de incentivo.

A tecnologia tem sempre o objetivo de fazer com que os seres humanos deleguem algumas tarefas para ela, fazendo com que ganhe-se mais tempo, que, com qualidade, poderá ser aplicado para outros tópicos, no caso em questão, do gerenciamento dos recursos humanos da sua empresa.

Agregar todas as informações num único lugar é garantir que nada se perca no meio das burocracias do dia a dia, aumentando a eficiência tanto no trabalho dos gestores, quanto do restante da equipe.

Seja como for, o que você precisa começar a fazer ainda hoje é estruturar toda a gestão dos seus recursos humanos, para que se destaque da concorrência ao reter seus colaboradores e aumentar a produtividade.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário