Como fazer a gestão de recursos humanos na minha empresa?

Manter o setor pessoal organizado na sua empresa é essencial para realizar uma eficiente gestão de recursos humanos.

recursos humanos

Para que o seu negócio flua bem, é importante montar um time eficiente, que se adeque às normas da empresa, entenda seu cargo, benefícios, direitos e deveres. Mas para que o time trabalhe bem, é necessário que a gestão de recursos humanos seja bem feita.

Se ainda há alguma dúvida sobre o que faz a gestão de recursos humanos, é importante saná-la, antes de dar seguimento à esta leitura, para que, ao final, o gestor consiga compreender a importância da prática.

O gestor de recursos humanos precisa administrar a equipe e são aspectos como os listados abaixo que farão a gestão ser eficiente:

  • Manter em dia os cadastros;
  • Organizar os benefícios;
  • Cuidar das folhas de pagamentos;
  • Observar prazos para férias e folgas.

E, apesar de isso parecer ser muita coisa, vale lembrar que há muitos softwares que ajudam a agrupar tudo isso, num único local, facilitando o trabalho - que é, diga-se de passagem, obrigatório.

Aliás, este é um outro aspecto da gestão de recursos humanos: o conhecimento da legislação trabalhista se faz obrigatório, para saber, por exemplo, quais os limites de atuação. Aliás, quando o gestor deste setor possui todas as informações, sobre cada membro da equipe, de maneira organizada, há uma otimização no seu tempo, que pode ser usado para estudar, participar de palestras e treinamentos sobre o tema.

Como elaborar uma gestão estratégica de recursos humanos

Antes do gestor pensar em como fazer a organização de RH na sua empresa, é interessante que se entenda que a gestão de pessoas no planejamento estratégico de recursos humanos vai facilitar tudo isso, desde que bem elaborada.

Em outras palavras, podemos fazer uma breve diferenciação entre gestão de pessoas e gestão de recursos humanos, mas deixando bem claro que uma é o complemento perfeito da outra:

  • Gestão de Recursos Humanos: cuidar dos aspectos burocráticos do pessoal;
  • Gestão de Pessoas: analisar os perfis, adequar cada funcionário para cada cargo, elaborar os cargos, planos de carreira, acompanhar o bem estar dos colaboradores (o que pode ser feito através de pesquisa de clima organizacional, por exemplo).

Percebe-se, claramente, que uma vez que os dois trabalhos sejam bem feitos, a empresa só tem a ganhar e a estratégia da gestão de recursos humanos fica mais segmentada e, portanto, mais eficiente. Isso porque, ao deixar sempre tudo claro e transparente para todos os membros da equipe quais as suas funções, deveres, atribuições, direitos e benefícios, todos trabalharão de maneira segura, sabendo o que tem que fazer e como fazer.

Assim, conforme o exemplo passado acima, a pesquisa de clima organizacional é parte da gestão estratégica de RH, pois é possível que sejam identificados quais pontos estão em desequilíbrio no clima, ou melhor, no comportamento da equipe toda, demonstrando as brechas que estão abertas, passíveis de melhoramento.

gestão de recursos humanos

Quando cada colaborador está satisfeito com a sua ocupação e tudo que decorre dela, facilita o trabalho do gestor, que poderá lidar com a parte burocrática, como os cuidados com a folha de pagamento e acompanhamento de metas, por exemplo.

Assim, se você quer fazer a gestão de recursos humanos na sua empresa, não deixe de considerar um planejamento de todos os cargos e análise de perfis dos seus colaboradores, encaixando cada um no seu cargo de melhor desempenho. Isso, aliás, é pensar estrategicamente.

Pensar estrategicamente também é este investimento na gestão de pessoas, que pode incluir, por exemplo, como já citado:

  • Elaboração de cargos e salários;
  • Criação de uma cultura na empresa;
  • Administração do clima organizacional.

Do que se conclui que quando a gestão de recursos humanos adota a gestão estratégica, o time todo ganha com a segurança de que todos os direitos, desde os mais básicos aos adquiridos por conta de benefícios, por exemplo, serão garantidos de maneira tranquila e eficiente, fazendo com que a entrega deles também seja melhor e alavancando a empresa muito a frente dos seus concorrentes.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário