Qual a diferença entre RH operacional e RH estratégico?

Você sabe qual tipo de RH atua na sua empresa? Conheça as principais diferenças entre RH operacional e RH estratégico e descubra qual gestão é a ideal para o seu negócio.

RH operacional e rh estratégico

Para qualquer pessoa do ramo dos negócios, é fácil saber que o departamento de Recursos Humanos é um dos mais importantes dentro da empresa. Isso porque é ele que atinge, administra e auxilia no crescimento dos colaboradores.

Garantindo a satisfação e boa convivência, o setor de RH é responsável por ouvir as necessidades e perspectivas dos funcionários, unindo suas ações com as equipes que trabalham na empresa na busca por resultados positivos.

No entanto, você sabia que existem dois formatos diferentes de RH? RH operacional e RH estratégico.

O RH operacional é o responsável apenas pelas atividades fundamentais e básicas, já o RH estratégico é mais minucioso, sendo capaz de sofrer alterações para se adaptar às necessidades comportamentais e tecnológicas do mercado.

Vamos conhecer melhor as principais diferenças entre estes dois formatos?

Neste artigo você vai descobrir:
• O que é RH operacional
• O que é RH estratégico
• Quais as diferenças entre RH operacional e RH estratégico
• Como identificar qual formato de RH é da sua empresa

O que é RH operacional

Este tipo de RH é conhecido por ser o mais tradicional, visto que desempenha os procedimentos padrões burocráticos de uma empresa, tais como recrutamento, seleção, banco de horas, folha de pagamento, etc.

Contudo, com o surgimento de novas tecnologias capazes de executar este tipo de trabalho de forma prática e otimizada, o procedimento operacional está sendo substituído por estes sistemas, deixando nas mãos do RH um trabalho manual mais voltado para estratégias de mercado.

O que é RH estratégico

O RH estratégico, como o próprio nome já diz, é o departamento responsável por planejar e promover melhores estratégias para implementar na empresa, com foco no desenvolvimento geral.

Para poder realizar o seu trabalho, o RH estratégico precisa de dados e indicadores que tornem os problemas visíveis. A partir de então, começa a elaboração de estratégias para resolvê-los da melhor forma possível.

Este setor, além de trazer soluções para os problemas da empresa, também é responsável por apresentar novas tecnologias que possam aumentar o bem-estar dos colaboradores, multiplicar a produtividade e melhorar os resultados, tudo isso sem deixar de valorizar os trabalhadores da organização.

RH operacional x RH estratégico: principais diferenças

A principal diferença entre RH operacional e RH estratégico é que o primeiro é totalmente focado nas questões burocráticas. É um modelo tradicional que busca executar os processos seletivos, treinamentos, folhas de pagamentos, etc., sem avaliar os impactos do setor e seus resultados dentro da empresa.

O segundo, o RH estratégico, também realiza essas funções burocráticas, mas por meio de automatização, disponibilizando tempo para direcionar toda sua atenção para a criação e planejamento de estratégias que possam melhorar o bem-estar dos colaboradores ao mesmo tempo que amplia os resultados da organização.

Esta automatização é comumente feita através de uma plataforma para gestão de RH, que é capaz de automatizar os procedimentos burocráticos de admissão, demissão e folha de pagamento, por exemplo, e também auxilia na gestão de desempenho, ajudando a criar metas e avaliar a performance de cada colaborador, motivando o seu crescimento.

Como identificar qual formato de RH é o da sua empresa

Para saber se o RH da sua empresa é do tipo operacional, observe se:

  • Os procedimentos são realizados manualmente;
  • Não existe gestão de desempenho;
  • Não são realizados feedbacks;
  • Há pouca inovação nas atividades realizadas.

Já para saber se o RH da empresa é do tipo estratégico, observe se:

  • Conhece o mercado em que a empresa atua;
  • Conhece os principais processos da empresa;
  • Trabalha com metas e objetivos;
  • Realiza planejamento para realização de atividades inovadoras;
  • Toma decisões considerando os impactos e resultados.

A verdade é que, com os dois lado a lado, o potencial da organização pode ser grandemente elevado.

O RH operacional é necessário e essencial, porém, com as novas tecnologias, é possível encaixá-lo em uma boa plataforma de gestão, tendo ao seu lado o formato de RH estratégico, que pode trazer novas possibilidades e muito crescimento para a equipe de colaboradores e para a empresa.

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário