
Programas de recompensa são criados por empresas para reconhecer e valorizar, de forma tangível, o desempenho de equipes e profissionais. Eles combinam incentivos financeiros e não financeiros que impulsionam o engajamento e aumentam a produtividade.
De dias de folga em determinadas situações, passando pelo acesso a cursos, por viagens e por premiações internas, dentre outros, esses programas são incentivadores, além disso, fortalecem a cultura organizacional.
Continue a leitura para descobrir mais sobre eles e escolher qual ou quais aplicar por aí.
O que são e como funcionam os programas de recompensa nas empresas?
Para reconhecer, incentivar e premiar colaboradores pelo seu desempenho, comportamento ou suas conquistas, empresas ao redor do Brasil e do mundo aderem a diversos formatos de programas de recompensa.
Para eles existirem, é necessária a definição de metas e critérios a serem atingidos individualmente ou coletivamente.
Produtividade, inovação, colaboração, engajamento, tempo de empresa e vários outros aspectos são considerados em programas assim: tudo depende do perfil das equipes e da empresa.
E sua aplicação pode ser contínua ou pontual e integrada ou não a campanhas internas, mas, independentemente disso, é fundamental haver regras claras e transparência na comunicação de metas, bem como o alinhamento de expectativas entre contratante e contratados.
Agora, apesar de o reconhecimento fazer parte desses programas, tome cuidado para não confundir os dois termos.
Reconhecimento e recompensa não são sinônimos, mas se complementam
Embora o reconhecimento e a recompensa caminhem juntos, eles não significam a mesma coisa:
- Reconhecimento = gesto simbólico; valorização verbal ou escrita
- Recompensa = materialização do reconhecimento; benefício concreto
Lembre-se disso para criar um programa eficaz, unindo o reconhecimento que alimenta o orgulho e o senso de pertencimento à recompensa que reforça o vínculo e estimula resultados consistentes.
Antes de seguir em frente, o que você precisa saber sobre reconhecimento de colaboradores?
Podendo ser públicos ou não, reconhecimentos dos funcionários que batem ou superam metas (individuais ou coletivas) ajudam no fortalecimento do clima organizacional e geram até uma competição saudável entre diferentes times.
Claro, desde que tenham regras bem definidas e alinhadas.
Eles equivalem a:
- Um elogio importante numa reunião semanal
- Congratulações de um quadro de honra (físico ou virtual)
- Destaques de “colaborador do mês” numa newsletter interna
- Etc.
Mas não anulam a importância das recompensas, tema-chave deste artigo.
Agora, sim! Exemplos de programas de recompensa nas empresas
Desde incentivos financeiros até benefícios não monetários, como experiências exclusivas e benefícios flexíveis, existem várias opções de programas de recompensa para você adotar na sua empresa.
Saiba mais sobre algumas dessas ideias:
Bônus por metas atingidas
Incentivos financeiros ligados ao cumprimento de metas (mensais, bimestrais, trimestrais e assim por diante), de produtividade, qualidade ou vendas ou mesmo ligadas à conclusão de um projeto ou uma etapa dele, são bastante comuns.
Para adotar esse tipo de recompensa, garanta a medição correta e justa de indicadores-chave de gestão de desempenho.
E saiba que, através dela, é possível criar uma relação direta entre esforço e recompensa, estimulando o comprometimento contínuo.
Participação nos lucros e resultados
Além dos bônus individuais, muitas empresas adotam a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) ou a PPR (Participação nos Resultados) como forma de recompensa coletiva.
Ambas são baseadas no desempenho global da organização e permitem que todos se beneficiem dos bons resultados.
Recompensa por tempo de casa
E quem disse que a valorização da trajetória e do comprometimento a longo prazo não é uma recompensa? Para fazê-la do jeito certo:
- Personalize o reconhecimento
- Destaque conquistas individuais
- Fale sobre momentos marcantes da jornada
- Combine o gesto simbólico (reconhecimento) com algo palpável e significativo, mesmo se não for uma congratulação financeira
Você quer que o colaborador sinta orgulho do que viveu até o momento.
Benefícios flexíveis
Os benefícios flexíveis oferecem aos seus funcionários a possibilidade de escolher recompensas que se alinham melhor ao seu perfil, momento de vida ou preferências pessoais.
E, entre as opções mais comuns, estão:
- Cursos e treinamentos personalizados
- Folgas extras ou dias de descanso
- Vale-cultura
- Vale-presente
- Vale-combustível
- Auxílio home office
- Serviços de bem-estar
- Bolsas de estudo
Esse modelo reforça a percepção de que a empresa valoriza o indivíduo, e não apenas o desempenho.
Programas de pontos
Um sistema de recompensas contínuo, no qual os colaboradores acumulam pontos com base em atitudes ou resultados alcançados, trocando-os por prêmios, também funciona!
Nele, as recompensas podem ser produtos eletrônicos, viagens, experiências gastronômicas, vales-presente ou dias de folga.
Muitas empresas não o aderem o ano todo, mas escolhem esse formato em campanhas sazonais, como aquelas ligadas a datas comemorativas.
Obs.: o modelo gamificado estimula a participação contínua e oferece autonomia na escolha das recompensas, tornando o programa mais atrativo, promovendo engajamento constante e senso de progressão.
Recompensa por inovação e/ou ideias implementadas
Outra forma bastante eficaz de incentivar funcionários é valorizar melhorias reais, também de forma simbólica ou financeira.
Se gostar da ideia, comece criando um canal interno em que todos possam registrar sugestões. Depois, estabeleça critérios para premiar as ideias que geram resultados concretos e decida como será feita a votação e quem vai participar dela.
Empresas que buscam identificar talentos e estimular o pensamento criativo gostam muito da ideia.
Experiências exclusivas
Por último, as experiências estão com tudo – e são muito desejadas, principalmente se puderem ser compartilhadas com amigos ou familiares.
Considere:
- Viagens de fim de semana
- Passeios especiais
- Day-use em hotéis, clubes ou SPAs
- Participação em eventos exclusivos
- Experiências gastronômicas
- Vôos de balão
- Ingressos para shows
- Atividades radicais
- Atividades culturais
Certifique-se de adequar cada escolha ao perfil do colaborador reconhecido, mostrando que a empresa se importa com interesses pessoais de seus funcionários.
Esse tipo de recompensa se destaca por gerar um forte impacto emocional, criando lembranças positivas e duradouras que deixam o profissional ainda mais vinculado ao local de trabalho.
“Gostei das sugestões, mas como criar e aplicar um programa de recompensa eficaz na minha empresa?”
Nunca equivalha um programa de recompensa a um “mimo” isolado. Para criar o seu tenha, pelo menos, um objetivo definido, critérios claros de elegibilidade e uma mensuração correta.
Monte um programa de recompensas eficaz a partir do que a empresa quer incentivar, alinhando-o aos objetivos do negócio e ao perfil dos colaboradores, registrando metas claras, agindo de forma justa e considerando até mesmo a hierarquia de cargos da sua empresa, a idade dos colaboradores e o momento profissional de cada um.
Responda, por exemplo, às seguintes perguntas:
- O que você espera da sua equipe ou de determinados colaboradores para os próximos meses ou anos?
- Essas pessoas são motivadas pelo quê majoritariamente?
- A empresa tem como monitorar dados para recompensar de forma justa e sem vieses?
- Como comunicar o programa com clareza, através de que canal informar as regras de forma acessível e que tipo de linguagem usar para alinhar expectativas com os funcionários?
Então, entre em ação.
Caso você não observe tanta efetividade na primeira proposta de programa, adapte-a – e deixe isso bem claro a todos.
Percebeu um ambiente cada vez mais propício à evolução, no qual aprendizado contínuo e proatividade são parte do dia a dia, ou seja, aconteçam sem esforço? Pode comemorar mais uma conquista!
Deixe seu comentário