Quais as 5 principais responsabilidades de um líder de equipe?

O papel do líder na empresa vai além de distribuir tarefas, pois ele deve motivar e integrar sua equipe. Confira mais sobre as responsabilidades de um líder de equipe.

Responsabilidade líder equipe

No momento atual, as empresas estão deixando de ter os tradicionais chefes de setores para ter líderes de equipes. A liderança é algo que transcende o autoritarismo e a severidade que víamos antigamente, pois ela se dá através do reconhecimento de talentos, compartilhamento de informações e pelo trabalho em conjunto.

O papel do líder é fazer com que todos estejam motivados e a par com os objetivos da empresa, por isso é essencial que ele possua algumas características para estimular o desenvolvimento das suas equipes, realizando, portanto, a função de líder.

Além disso, se você quer ser ou contratar alguém para assumir uma posição de liderança na companhia, é preciso entender quais são as responsabilidades destinadas a esse cargo e o que é necessário para realizá-las.

Características de um líder

Geralmente, o líder é uma pessoa proativa, que sabe se comunicar e lidar bem com todas as pessoas, mesmo as de personalidades fortes, conquistando com facilidade o respeito de seus colaboradores.

Outro fator importante é que quem está na liderança precisa reconhecer os limites pessoais de sua equipe, sabendo quando delegar tarefas específicas, quando dar intervalos estratégicos e quando motivar e sugerir ideias para melhorar as habilidades de cada um.

Dentre muitas outras características, podemos citar como o principal papel do líder apresentar-se como um exemplo a ser seguido, isto é, tudo que prega e coloca como objetivo, ele próprio deve seguir.

Assim, os funcionários podem observar a maneira como este trabalha e podem, deste modo, seguir seu exemplo.

Responsabilidades de um líder de equipe

Acima de tudo, o líder é aquela pessoa que assume responsabilidades. Dentro da empresa, ele vai ajudar na coordenação e delegação de tarefas e atividades, por exemplo.

Mas há muitas outras responsabilidades essenciais para exercer essa função e nós listamos as cinco principais para você.

1.   Estar sempre atualizado

Como a tecnologia é algo que evolui constantemente e com muita velocidade, é importante estar sempre pesquisando para se manter atualizado sobre as novas soluções no mercado.

Isto porque, muitas vezes, podem surgir ferramentas que serão benéficas à liderança e à equipe.

Quer um exemplo? As redes sociais corporativas e as plataformas de gestão de pessoas voltadas para o setor de Recursos Humanos.

2.  Usar estratégias de comunicação

A comunicação condiz não apenas com a incumbência de tarefas aos funcionários, mas também de fazer com que todos estejam engajados e motivados a dar o seu melhor durante a realização de tais atividades.

Ser claro, gentil e direto na comunicação é meio caminho andado para garantir um aumento na produtividade diária da empresa.

Esse tipo de linguagem costuma esclarecer e simplificar as tarefas a serem feitas e, mais do que isso, também permite com que o colaborador se sinta mais confortável para tirar eventuais dúvidas, caso surjam.

A comunicação dentro da organização pode se dar de algumas maneiras, tais como:

  • escrita,
  • online; ou
  • verbal, pessoalmente.

O gestor pode, então, escolher a que considera mais eficiente para sua equipe e começar a praticar agora mesmo!

3.  Ser atuante e ter objetivos claros

Ao invés de apenas fazer o papel de gerenciar as atividades, ser exemplo, como já citamos, significa que o próprio gestor irá “colocar a mão na massa”, mostrando como realizar os objetivos definidos aos colaboradores de forma clara.

Estes objetivos devem sempre ser bastante claros e práticos, a fim de que sejam, igualmente, atingíveis.

Então, o líder precisa definir qual é a entrega prioritária do dia, da semana, do mês ou do semestre, de acordo com o que for estipulado pela empresa e convocar sua equipe a, juntos, baterem as metas.

4.  Ter indicadores de performance e oferecer feedbacks

Os indicadores de desempenho são elementos chave para melhorar a performance da equipe e funcionam através das metas determinadas pela companhia.

Os indicadores ajudam os líderes a desempenharem melhor seu papel, através da medição de fatores como, por exemplo:

  • horas usadas para realizar a tarefa;
  • se ela foi completada;
  • quantas pessoas precisaram trabalhar nela; e
  • qual o resultado final alcançado.

Claro que, dependendo da meta, os indicadores podem variar e mesmo cada empresa e, até cada equipe setorial, podem precisar de indicadores específicos para suas áreas. Então, o gestor pode escolher quais se encaixam melhor no que deseja analisar.

Além disso, os indicadores precisam ser usados para dar feedbacks aos funcionários, pois de nada adianta o líder saber quem está produzindo mais e quem está com dificuldades, se não agir.

Então, sempre que tiver os resultados dos indicadores, é necessário passá-los aos colaboradores. Em adição, isto deve ser feito de maneira cordial e respeitosa, de maneira que a pessoa entenda onde melhorar sem se sentir ofendida.

5.  Garantir a produtividade

Ao cumprir com todas as suas responsabilidades, a produtividade da empresa vem praticamente como um brinde. Porém, o líder precisa continuar prestando atenção aos detalhes e realmente garanti-la.

Para isso, é preciso juntar todas as suas responsabilidades, como criar um bom ambiente de trabalho e praticar a comunicação eficiente. Além disso, é possível considerar adquirir um sistema de gestão.

Esse tipo de software controla todas as tarefas e atividades que cada colaborador está fazendo, já fez ou irá fazer, de maneira tal que o líder consegue acompanhar todo o processo necessário para garantir que tudo esteja dentro dos conformes, ajudando, inclusive, a lidar com outras responsabilidades, tal qual para fornecer feedbacks.

É impossível falar de responsabilidades do líder por etapas, pois de uma única decorrem muitas outras. Por isso, muitas pessoas falam que é um dom, pois é preciso liderar todos esses gerenciamentos.

Contudo, consideramos que cada uma dessas responsabilidades possa ser treinada e desenvolvida, basta a pessoa ter vontade. E você, tem alguma outra responsabilidade que considera essencial?

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