5 Principais características de um bom líder de vendas

A liderança é parte fundamental para conquistar uma equipe de sucesso. Veja, nesse post, dicas de como ser um bom líder.

Bom líder equipe de vendas

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e, com isso, surgiu o conceito de líder moderno. Já não cabe mais a figura de um chefe que dita regras e usa da autoridade para administrar.

Atualmente, o sucesso de uma equipe está pautado, principalmente, numa boa liderança.

Claro que um gestor não pode ser responsável por todo e qualquer resultado de vendas, aliás, esse pensamento não seria saudável. Fatores como a qualidade do produto, a situação do mercado e outros setores da empresa contam muito.

Mas é verdade que, com uma boa administração, uma equipe de vendas pode decolar rumo ao sucesso. Por isso, vale seguir nossas dicas de como ser um bom líder.

Qual a função de um líder

Um líder, independente de qual área, é o responsável por conduzir pessoas a cumprirem suas metas ou objetivos, certificando-se de que elas estão aprendendo e crescendo durante o desenvolvimento.

Ele deve, além de guiar, ensinar a sua equipe, estimulando cada membro do grupo a evoluir. Por essa razão, deve entender muito do seu trabalho e saber lidar bem com pessoas.

Essa não é uma função que delega poderes, mesmo que precise usar de certa autoridade. A ideia é outra, o líder deve fazer com que seu grupo cumpra com as suas tarefas porque querem e não porque são obrigados.

As palavras-chave são: motivação e inspiração.

Acho que não sirvo para liderança, e agora?

Algumas pessoas podem acreditar que não servem para administrar uma equipe, mas nem sempre estão certas. A verdade é que, saber como liderar nem sempre é uma característica inata do sujeito.

Mesmo aqueles que nascem com uma predisposição a essa função, precisam trabalhar duro para adquirir o conhecimento de um gestor e administrar com excelência.

Então, se há o desejo, há também a possibilidade, fique tranquilo! Porém, saiba: não há como tornar-se um bom gestor do dia para noite. É preciso dedicação!

Que tal começar agora mesmo, se inspirando com as nossas dicas? Conheça, a seguir, as 5 principais características de um líder de sucesso:

1.  Motiva e empodera a equipe

A motivação e empoderamento de pessoas é essencial na função de um líder. Isso porque o grupo não deve apenas seguir ordens e fazer as tarefas por obrigação ou seguir manuais prontos.

É necessário que os vendedores tenham ambição e façam seu trabalho porque querem! O supervisor é o mediador desse processo e não o “mandão”.

Para que isso ocorra, o gestor precisa saber como motivar a equipe e como empoderar cada colaborador, para que tome as rédeas do seu trabalho e cumpra seus objetivos porque assim deseja, e também, porque sabe o que fazer.

Empoderar e motivar tem tudo a ver com capacitar

A vontade de cada um de realizar algo também está relacionada à sua capacidade de fazê-lo. Por isso, deve-se investir em cursos e workshops, além do ensinamento diário no trabalho.

Vale ressaltar que, nesse quesito, conta muito o quanto o líder é capaz de planejar o trabalho da equipe, para garantir com que o grupo seja mais produtivo e ganhe mais tempo.

Além de, ainda, ter a habilidade de fazer uma boa avaliação de desempenho, para dar feedbacks e saber onde a equipe deve melhorar.

2.  Estuda tudo sobre seu trabalho

Um bom profissional, de modo geral, deve sempre buscar conhecimento, e o líder não deve ser diferente. É imprescindível que ele saiba tudo sobre seu trabalho, inclusive, mais do que sua equipe.

O líder é também professor, por isso, deve garantir que entende tudo sobre os produtos que vende, sobre a empresa, sobre o mercado e técnicas de vendas.

Isto é, um bom gestor de equipe de vendas deve saber, primeiro, como ser um bom vendedor, além de como administrar.

3.  Consegue tomar decisões e usar estratégias

Tomar decisões e usar estratégia

Para ser um administrador, é necessário ter uma visão estratégica e saber tomar decisões com base em dados reais. Um líder não pode acreditar que suas ideias e pensamentos são suficientes para decidir algo.

É preciso que ele seja capaz de, a partir dos Indicadores de Desempenho, analisar dados, escolher metodologias eficazes, pensar em reduzir custos, além de saber escolher as ferramentas de trabalho certas - como um sistema inteligente que o ajude com a organização.

4.  Trabalha junto com equipe

É essencial que o líder trabalhe junto da sua equipe e saiba tudo que acontece nela, primeiro. Só assim ele conseguirá fazer uma boa gestão, e segundo, os vendedores precisam saber que podem sempre contar com seu líder.

Além disso, o líder é o responsável por guiar o grupo, desse modo, deve estar presente dando ideias, ensinando tarefas, ouvindo os funcionários, dialogando, entregando feedbacks e, o principal: dando bom exemplo!

Por esse motivo, deve trabalhar junto à equipe, ser responsável e prestativo. E nunca deixar que seus vendedores não gostem de trabalhar perto dele, por se sentirem intimidados ou, mesmo, por terem medo. É preciso que ele crie um vínculo amigável com o grupo.

Nessa missão, precisará ser ético, justo e coerente, além de muito sério com o seu trabalho. Precisa, ainda, ser a pessoa mais respeitada da equipe, não por sua autoridade apenas, e sim, por seus atos.

5.  Tem Inteligência Emocional

Por último, mas não menos importante, para uma boa gestão de pessoas é fundamental ter inteligência emocional. Isso porque, certamente, terá situações complicadas, além de que, lidar com pessoas, de modo geral, já é uma tarefa complexa. Por isso, empatia será um sentimento indispensável nessa função.

Desse modo, para se destacar nessa função, deve conseguir administrar pessoas das mais diferentes personalidades e entender o limite pessoal de cada um, inclusive o seu. Assim, deve saber pedir ajuda, perguntar em momentos de dúvidas e admitir seus erros, pedindo desculpas.

Lembre-se: Se você quer ser um excelente gestor, mantenha-se estudando. E se necessário, busque ajuda profissional.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário