Qual o papel do líder nas organizações modernas

A figura do líder é peça fundamental nas organizações modernas. Saiba quais funções e que papel um gestor moderno deve desempenhar.

Organizações modernas papel líder

As empresas modernas não devem mais tolerar um gestor opressivo e “mandão”, ou seja, aquele chefe que apenas manda e não participa do trabalho com a equipe. Isso, porque, já está claro que esse tipo de administração não funciona.

O sucesso de um negócio está ligado à uma liderança que pratica uma gestão participativa e que sabe inspirar e motivar a equipe. Pois, entende a importância do capital humano para uma empresa. Isto é, um bom líder tem uma série de funções importantes, que vão muito além de apenas usar a autoridade e distribuir tarefas.

O papel do líder moderno

O líder ou gestor é o responsável por sua equipe. Nessa função, ele deve guiar os colaboradores em direção às suas metas e objetivos, garantindo que cada um deles aprenda e evolua profissionalmente, durante o processo.

Assim, podemos afirmar que o Líder Moderno é muito mais que um chefe, é um influenciador. Por isso, deve ser a pessoa mais respeitada do grupo, por sua personalidade e por seus atos, e não apenas por seu cargo. Desse modo, é papel do gestor estar sempre em um processo de aprendizagem e, com isso, poder ensinar e inspirar o seu grupo.

Atualmente, também é função do líder, planejar e organizar o trabalho da sua equipe com base em dados. Por esse motivo, é essencial que conheça as características das organizações formais modernas e da gestão de informação.

Continue a nossa leitura para entender melhor como o líder deve desempenhar seu papel nas organizações modernas.

Perfil do líder atual

  • gosta de pessoas e pratica a empatia;
  • sabe trabalhar em equipe;
  • traça metas e objetivos claros;
  • planeja o trabalho da equipe;
  • se baseia em dados para tomar decisões;
  • motiva e inspira a equipe;
  • tem inteligência emocional;
  • dá bom exemplo;
  • fornece feedbacks diários aos seus colaboradores;
  • participa das atividades diárias;
  • tem boa comunicação;
  • é ousado e busca fazer mais e melhor;
  • procura conhecer cada membro da equipe;
  • é pró-ativo;
  • sempre traz novas ideias e soluções.

Como desempenhar uma gestão moderna

Como desempenhar uma Gestão Moderna

Veja, abaixo, as cinco características básicas das organizações formais modernas, para você se inspirar e aplicar na sua empresa.

1.  Divisão do trabalho

Uma gestão moderna começa pelo ato de decompor os trabalhos complexos, dividindo as tarefas da equipe. A boa liderança começa no planejamento de trabalho.

2.  Especialização

Ao dividir o trabalho, o gestor deve priorizar tarefas específicas aos mesmos funcionários, assim, formará especialistas para cada função. Contudo, o espírito do trabalho em equipe precisa estar presente, e todos devem se ajudar, sempre que necessário.

3.  Responsabilidade e autoridade distribuídas

Ao longo do processo, os colaboradores devem receber responsabilidade e autoridade diferentes. Para que o líder não precise tomar todas as decisões sozinho, apenas as mais importantes.

4.  Hierarquia

É essencial que o grupo entenda e respeite as suas hierarquias, por isso, elas devem estar muito claras. Cada membro da equipe deve saber qual a sua responsabilidade e qual a sua autoridade no trabalho.

Esses níveis de autoridade são essenciais para a organização e produtividade do trabalho, como também para a motivação do funcionário. Pois gera a possibilidade de crescimento dentro da empresa, além de valorizar publicamente aquele que têm mais responsabilidades.

5.  Racionalismo

Trata-se do planejamento e da organização com base em dados, e não em pensamentos empíricos ou apenas ideias. Nesse quesito, é essencial que a empresa conte com um responsável pela contabilidade gerencial e que se atenha a uma gestão da informação.

Isto é, garantir que os dados da sua empresa sejam mensurados e analisados, desde os mais voltados ao financeiro até os mais relacionados ao Recursos Humanos. Isso irá dar embasamento na hora de tomar decisões, fazer planejamentos e organizar o trabalho de modo geral.

Quais os resultados de uma gestão moderna

Se você não tem uma liderança moderna na sua empresa, comece hoje mesmo. Leia também as 5 características de um bom líder e se inspire!

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário