Como fazer o planejamento do Trabalho em Equipe nas empresas

O planejamento e a organização das atividades do trabalho em equipe podem facilitar na execução das tarefas, reduzir o estresse e aumentar a produtividade.

Planejamento trabalho empresa.

Contar com uma equipe eficaz pode ser a melhor forma de resolver problemas e concluir tarefas. Já que os diferentes pontos de vista, a possibilidade de dividir as atividades e a troca de conhecimento é bastante útil para o trabalho.

Contudo, para que isso realmente funcione, é necessário uma boa gestão e um planejamento diário de trabalho. Além disso, os integrantes devem compartilhar das mesmas metas e objetivos, trabalhando todos juntos com um mesmo foco.

Assim, além de manter a sua equipe motivada e ter um bom plano de ação, é fundamental fazer o planejamento das atividades do grupo.

A organização das tarefas diárias ajuda na agilidade e no dinamismo, na hora das suas execuções, reduzindo a procrastinação ou a possibilidade de sobrecarregar um único funcionário.

Planejamento Diário

O planejamento diário funciona como um norte para o trabalho que será executado ao longo do dia. É uma forma de não esquecer tarefas e estabelecer o grau de importância de cada uma, garantindo que as mais importantes sejam feitas primeiro e não corram o risco de serem procrastinadas.

Essa é uma técnica que mantém o trabalho organizado, o que facilita tanto na hora de executá-lo, como no monitoramento. E, além de tudo, evita o desperdício de tempo. Acompanhe, abaixo, 7 etapas para você seguir e fazer a organização das atividades da sua equipe.

1.  Liste as tarefas

Tire um tempo para listar todos os afazeres do seu dia. Organize tudo por grau de importância e garanta que todos sejam cumpridos naquele dia. Coloque nessa lista, também, aquelas tarefas que podem ser feitas no dia, caso haja tempo, ou podem ser adiadas para o dia seguinte.

Ou seja, deixe bem definido o que será feito pela sua equipe. E lembre-se, essa lista deve ser feita todos os dias, se não puder fazer em algum dia, peça para que alguém capacitado a faça.

2.  Conheça a sua equipe

Observe seus colaboradores e saiba quais são as habilidades de cada um, assim será mais fácil decidir qual missão dar a cada um, principalmente, as que surgem fora da rotina ou aquelas muito importantes. Também, servirá para não sobrecarregar o grupo ou mesmo deixá-los ociosos.

3.  Pergunte quando não tiver certeza

Ouça seu grupo, pergunte o que cada um sabe fazer e deixe que eles sejam sinceros, isso pode evitar muito trabalho mal feito. Não adianta nada dar uma tarefa a alguém que não é capaz de concluí-la e depois ter de perder tempo fazendo-a de novo. Certifique-se sempre antes.

4.  Esteja presente

Não basta ter uma equipe incrível se o líder não souber como guiá-la. Conheça o seu trabalho e pegue junto com o grupo. Saiba como ensiná-los e monitore o trabalho sempre que puder. Seus colaboradores não podem sentir que estão sozinhos.

5.  Invista no feedback

É imprescindível que seus funcionários recebam feedback pelos seus trabalhos. Principalmente, quando concluíram a tarefa com sucesso. Não se trata de bajulá-los, apenas, mostre que estão no caminho certo e transmita a valorização necessária. No entanto, também avise-os quando não estiverem indo bem e diga o que podem fazer para melhorar.

6.  Anote tudo

Hoje em dia, lidamos com muitas informações e fica quase impossível lembrarmos de tudo. Por isso, crie o hábito de anotar as coisas. Anote tudo, sempre. Essas anotações serão úteis para que nenhuma tarefa fique para trás. As utilize, também, quando estiver fazendo a lista das atividades do dia.

7.  Seja criativo

Esteja preparado para improvisar. Um líder sempre terá desafios repentinos no seu dia a dia. Use a sua criatividade e improvise!

Recapitulando

  • Liste as tarefas do dia;
  • Saiba a quem dar cada missão;
  • Pergunte quando tiver dúvida se um colaborador será o melhor para resolver aquela tarefa;
  • Trabalhe junto ao grupo;
  • feedbacks;
  • Não conte com a sua memória: anote tudo;
  • Improvise quando necessário.

Com essas dicas, o dia da sua equipe ficará mais organizado e produtivo.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário