RH e coronavírus: agilidade na busca por soluções para a empresa

Durante uma crise, o Recursos Humanos é responsável por buscar e apresentar soluções dentro de uma empresa. Conheça o papel do RH e possíveis formas de lidar com a pandemia de Covid-19.

Rh coronavírus

O setor de RH, ou melhor, de Recursos Humanos, é dentro de uma organização o responsável pela gestão de relacionamentos dos colaboradores.

A importância do setor de RH está em, principalmente, ser encarregado de questões burocráticas, estratégicas e, juntamente com o gestor, elaborar procedimentos capazes de manter as equipes da empresa incentivadas.

Diariamente, eles buscam expandir os resultados da organização de forma positiva, prezando para que todos os funcionários acompanhem a visão, missão e valores pregados pela empresa.

Esse setor funciona mantém-se em constante estudo para que se possa:

  • realizar pesquisas de mercado;
  • montar estratégias de retenção de talentos;
  • organizar planos de cargos e funções;
  • gerir as atribuições do colaborador;
  • garantir o bem-estar financeiro dos funcionários;
  • contribuir com decisões estratégicas;
  • manter a satisfação do empregado;
  • reduzir o índice de turnover;
  • a busca pelo ambiente ideal;
  • realizar bons processos de recrutamento.

Em resumo, o que o setor de RH de uma empresa faz é gerenciar todos os assuntos referentes à relação entre empresa, empregador e empregado, cuidando para que todos eles estejam alinhados.

RH e possíveis soluções durante a pandemia de Coronavírus

Ao enfrentar uma pandemia como a que atualmente temos no Brasil, o setor de RH precisa garantir a saúde dos funcionários da empresa, buscar soluções para lidar com o trabalho dos colaboradores e otimizar os processos para a organização não estagnar. Separamos algumas dicas que podem ser implantadas:

Trabalho remoto ou home office

O trabalho remoto é implantado em muitos setores dentro de uma empresa de forma efetiva, porém, em uma situação de emergência como a que estamos vivenciando, a adoção do home office pode ser temporária.

Algumas seções da empresa podem encaixar nesse tipo de trabalho que consiste em, da sua casa, o colaborador prestar os mesmos serviços que faz na instituição na qual trabalha. Lembre-se que cabe à organização oferecer os equipamentos necessários para a realização das tarefas do funcionário.

Banco de horas

Para ajudar na flexibilização da jornada de trabalho, o banco de horas pode auxiliar no armazenamento de horas para que seja trabalhado além da jornada normal diária, mas sem o pagamento de horas extras.

Férias coletivas ou recesso

As férias coletivas ou recessos são comuns durante datas comemorativas como Natal e Ano Novo, mas surge como alternativa no caso da pandemia de Covid-19, um vírus de fácil contágio. Se a alternativa for a única cabível, realize uma reunião - online - que contemple os gestores e responsáveis pelo RH para avaliar a situação e a legislação vigente.

Treinamentos remotos

Treinamentos Remoto

Realizar processos à distância para aprimorar e desenvolver habilidades através de treinamentos é uma ótima ideia para engajar a equipe através da aprendizagem.

Por meio do uso de ferramentas como, por exemplo, o Skype ou o Google Meet, é possível fazer videoconferências com um grupo de pessoas e trocar experiências e aprendizados.

O download do ebook começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

Também existem muitos cursos online gratuitos que podem ser feitos individualmente. Basta pesquisar alguns que encaixem nos setores da empresa e enviar para os colaboradores realizarem suas atividades.

Essas são apenas algumas alternativas já muito utilizadas e populares, sendo o RH totalmente livre para criar novas.

Além disso, com o surgimento do isolamento social e fechamento da maioria das empresas e comércios, surgiu a necessidade da criação da nova MP 927/2020, em que algumas alterações são feitas nas legislações trabalhistas para lidar com a quarentena de forma mais eficaz.

Antes de tomar uma decisão, o setor de RH deve avaliar cada possibilidade e suas consequências. Atente-se às modificações das medidas trabalhistas, adapte a sua empresa e pense de forma empática para que todos consigam enfrentar a pandemia e sair dela da melhor forma possível.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário