Gestão de Crise: como enfrentar o coronavírus e proteger sua empresa?

Não existe uma fórmula mágica para a gestão de uma empresa em tempos de crise, mas existem algumas medidas que podem ser adotadas para minimizar os riscos e os possíveis danos.

Gestão de crise coronavírus

Crises são momentos difíceis que, infelizmente, muitas empresas não resistem. Os cenários são incertos e devastadores, em muitos casos. Entretanto, sabemos que uma crise é passageira e, por isso, ao lidar com uma, tudo que precisamos é passar por ela da melhor forma possível.

Acompanhe na leitura:
• Por que estamos em crise?
• Como administrar uma empresa em tempos de crise
• Plano de Ação para superar a crise financeira e o coronavírus
• Ações para aumentar o lucro durante a crise

Por que estamos em crise?

Atualmente, estamos enfrentando um momento de crise mundial, devido ao novo coronavírus, que tem colocado o mundo todo em estado de alerta e de isolamento social. O vírus é altamente infeccioso, com isso, cancelar atividades sociais e permanecer em casa, ao que tudo indica, é a única solução.

Com as medidas de contenção à doença, empresas do mundo todo estão com as suas atividades paralisadas, colocando a economia mundial em uma situação de emergência. O vírus já alcançou basicamente o Brasil inteiro e, com ele, o movimento por ficar em casa está se espalhando rapidamente.

Desse modo, o comércio e a produção de diversos setores estão pausados, colocando em risco a saúde financeira de milhões de empresas ao longo do País. Nesse contexto, as organizações necessitam se reinventar e adicionar medidas novas à gestão, para conseguirem se manter.

Como administrar uma empresa em tempos de crise

A principal preocupação do mundo todo, nesse momento, deve ser em como manter as pessoas, ao nosso redor, em segurança. Contudo, em segundo plano, há a preocupação natural e necessária, em qual será a situação do mercado e das empresas daqui alguns meses.

Como não sabemos quanto tempo irá durar essa pandemia e quais serão os cenários futuros, o melhor a fazer é se preparar e colocar em prática uma administração consciente e eficiente diante do momento. Veja abaixo medidas de como gerir uma empresa em situação de crise.

Plano de Ação para superar crise financeira e o coronavírus

1.  Alertar os funcionários e adotar medidas de contenção ao vírus

A empresa só pode continuar com as atividades, se todas as medidas de higiene e contenção ao vírus, indicadas por especialistas, forem tomadas. É essencial, também, que os funcionários sejam bem orientados e alertados da doença e da transmissão do coronavírus, para que todos cooperem.

2.  Análise do potencial de sobrevivência da empresa em crise

Faça uma análise crítica de quais são todos os custos, fixos e variáveis, para manter a empresa ativa e por quanto tempo ela conseguiria se manter, com o que tem em caixa ou na reserva de emergência, com uma redução drástica dos lucros ou, mesmo, sem lucro algum.

Anote o tempo estimado e comece a tomar decisões com base nesse cálculo. Lembre-se: um bom gestor trabalha com números reais e não com suposições.

3.  Cuidado com a redução de custos

Em uma crise, o primeiro pensamento é de reduzir custos, e ele não está errado, mas faça essa redução com cautela. Assim como você precisa receber para manter o seu negócio, todos precisam. Nesse momento, também precisamos manter a economia funcionando.

Entretanto, não é momento de contar com a sorte, só mantenha os custos que você poderá pagar, por meses, mesmo que for obtendo lucro zero.

4.  Repense o fechamento de novos negócios

Todo e qualquer negócio, neste momento, deve ser analisado pelo viés da crise. Precisamos manter a economia girando, contudo, não é hora de arriscar. Só aceite um novo acordo depois de somar os riscos e estiver dentro de uma zona muito segura. Resumindo: não é um momento de se endividar ou não cumprir com contratos.

5.  Reduza o pró-labore

Essa é uma redução de custo necessária no momento, a situação não é de grandes gastos, por isso, se o seu pró-labore é um pouco alto, o reduza. Fique com o suficiente para manter você e sua família bem. Nada mais. Mesmo que a sua empresa tenha boa reserva, não há uma data certa para que essa crise acabe, então, economize.

6.  Avalie as oportunidades de crédito

Os juros para empréstimos estão despencando e, com isso, pode ser vantajoso solicitar um empréstimo, caso o seu negócio não tenha uma reserva financeira. Entretanto, analise novamente o potencial de sobrevivência da empresa com o crédito, quais custos ela pagaria e com que lucro seria possível pagar a nova dívida.

7.  Priorize o trabalho remoto

Facilite ao máximo para que seus funcionários possam trabalhar de casa. Se for necessário, troque o sistema local, por sistema online, deixe que cada um leve a cadeira, mesa e computador de uso único para casa e etc. A Medida Provisória 927/2020 prevê o teletrabalho de emergência durante a pandemia.

8.  Redução de jornada e de salários

Com a nova Medida Provisória nº 936/2020 do combate à Covid-19, as jornadas de trabalho e os salários dos colaboradores podem ser reduzidos em até 70%, por até três meses. Nesses casos, o governo está liberando o seguro-desemprego para o trabalhador complementar a sua renda.

As microempresas, com faturamento de até R$ 4.8 milhões por ano, podem até suspender totalmente o contrato de trabalho por até dois meses, sem pagar os salários. E o funcionário ficará recebendo o seguro-desemprego de acordo com o cálculo e as regras do Governo.

Já as médias e grandes empresas, com faturamento anual maior que R$ 4.8 milhões, devem bancar 30% do salários caso suspendam o contrato. Nesse caso, o Governo Federal irá arcar com os 70% restantes.

Ações para aumentar o lucro durante a crise

  ➡  Invista em Marketing Digital: com isolamento social, as pessoas estão mais conectadas virtualmente. Desse modo, investir em anúncios nas mídias e redes sociais é a melhor forma de chegar no cliente nesse momento.

  ➡  Adote novas formas de atendimento ao cliente: primeiro, estabeleça todas as medidas de segurança, como atender um cliente por vez e manter filas com um metro de distância entre as pessoas. Pense também em novos meios online, facilite o contato via redes sociais e telefone.

  ➡  Antecipe as vendas: uma boa opção para continuar efetuando vendas é tentar antecipá-las. Você pode oferecer vantagens e super descontos para que seus clientes comprem agora e usufruam no futuro, ao fim da pandemia.

Não esqueça: essa fase é passageira, todas as suas decisões devem ser pautadas nessa afirmação. Assim, você ficará mais tranquilo e maleável para mudar hábitos solidificados e tomar decisões mais difíceis.

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