Exemplos de programas de integração para boas-vindas de funcionários

Descubra qual forma de fazer integração de colaboradores melhor se adapta à sua empresa, despertando a criatividade e dedicação de novos talentos e integrando-os ao seu negócio!

Exemplos de programas de integração

Sempre que um novo funcionário entra na empresa, é necessário apresentá-lo à cultura organizacional. Assim, ele se adapta o mais rápido possível e começa a produzir de maneira confiante.

O processo de integração também é conhecido como onboarding, que deve ocorrer de uma forma gentil e acolhedora para dar boas-vindas ao novo colega de trabalho.

Grande parte das empresas negligenciam esses processos, limitando as apresentações por meio de powerpoint com a história da organização, produtos ofertados e clientes.

Claro que apresentar a empresa é indispensável, porém há outras atividades importantes que precisam fazer parte do processo de inclusão do funcionário.

O ritual de boas-vindas pode ser realizado através de diferentes tipos de programas de integração. Preparamos dois ótimos exemplos, vamos lá?

Exemplos de programas de integração

Existem duas formas bem interessantes de fazer a integração do novo colaborador da sua empresa e ambas esbanjam formalidades, mas sem perder o lado cordial, enquanto transmitem todo o conhecimento necessário para a produção mais criativa e prazerosa do funcionário.

Veja qual melhor se encaixa nos seu negócio: integração presencial ou integração online.

Integração presencial

Você já pensou em elaborar um manual de integração? A ideia pode ser considerada, já que é possível distribuí-lo de forma online para os funcionários e, assim, todos saberão como agir e quais itens são de maior relevância para serem pautados quando novos funcionários forem admitidos.

Para um programa de integração ser um sucesso, é necessário que o processo seja estruturado, contemplando alguns pontos estratégicos.

Por isso, separamos alguns itens que servem como exemplo de programas de integração para fazer parte do seu manual, acompanhe com a gente:

  • inicie enviando um e-mail de boas-vindas para a equipe de funcionários da empresa no dia anterior ou no começo do dia, avisando sobre a chegada do novo funcionário;
  • oriente a recepção para atendê-lo;
  • faça um tour pelo local de trabalho, apresentando-o a todas as equipes;
  • mostre onde fica cada ambiente da empresa, como cozinha, banheiros e salas de reunião.

Depois de apresentá-lo ao espaço físico e social, é o momento de orientá-lo a respeito da empresa:

  • conte a história da empresa juntamente com missão, visão e valores. Se possível, fazer a colocação de uma fala do CEO ou uma breve apresentação dele mesmo;
  • mostre os atuais desafios da empresa, enfatizando o momento que vive e aonde quer chegar;
  • o que a empresa espera dos colaboradores;
  • dê orientações a respeito das instalações, como horários, estacionamento e registro de ponto;
  • fale dos benefícios corporativos oferecidos, por exemplo: planos de saúde e vale-transporte;
  • conte quais são os canais e onde se situam o RH, ouvidoria e TI;
  • faça a apresentação do organograma empresarial, para que o colaborador entenda melhor como funciona a divisão de tarefas;
  • agradecimentos finais.

Encerre com um café de boas-vindas, junto de toda a equipe. Essa é uma ótima maneira de iniciar a socialização e começar a familiarizá-lo com os projetos e colegas.

Integração online

Se você está com dúvida de como o processo de onboarding pode ser feito se a sua empresa não dispõe de espaço físico, trabalha com equipe remota ou, simplesmente, quer realizar o processo sem perder muito tempo, fique tranquilo, pois existe uma solução.

Grande parte dos sistemas de gestão de pessoas disponibilizam o onboarding online.

Ou seja, se você já utiliza algum software de gestão de pessoas online, fica muito mais fácil também fazer o onboarding do seu novo colaborador através do próprio programa de integração oferecido pela plataforma.

Assim fica fácil, não é mesmo? O novo colaborador vai se sentir bem-vindo e acolhido, mesmo sem contato físico, pois há interesse em conhecê-lo e ajudá-lo a fazer parte da empresa em sua totalidade.

Quem sabe até mesmo o manual que sugerimos acima pode ser digitalizado e enviado para cada novo colaborador que ingressar na empresa. É importante, além da entrevista, ele entender cada vez mais profundamente o que se espera do seu trabalho.

Conheça 5 benefícios da integração na empresa

Para que você tenha certeza da importância da integração do novo colaborador na empresa, listamos cinco benefícios que essa ação pode trazer para o seu negócio:

1.  A vontade do novo talento em permanecer na empresa.

2.  Criação de um ambiente de trabalho harmonioso e otimista.

3.  Trabalho de equipes unidas em prol de um bom rendimento.

4.  Aumento da produtividade.

5.  Comprometimento com as entregas e metas da empresa.

Existem muitas vantagens não somente para a empresa, mas também para o funcionário que está começando a fazer parte do seu negócio.

Ele terá prazer em trabalhar em uma empresa bem estruturada que se importa com a humanidade dos seus colaboradores. E, além do mais, saberá exatamente o que é esperado dele e o que ele pode esperar da empresa.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário