Sistema de Gestão de Pessoas - O que é, Conceito e Benefícios

Gerir bem os colaboradores de uma empresa virou premissa para o sucesso do negócio. Por isso, entenda o que é sistema de gestão de pessoas e a importância que ele tem para a estabilidade da sua empresa.

O que é sistema de gestão de pessoas.

Pode parecer clichê afirmar que colaborador motivado é colaborador que paga seu próprio salário. Mas que tem muita verdade contida nesta frase, ah, isso tem. Ainda assim, são poucas as empresas que possuem o sistema de gestão de pessoas e coloca-o em prática.

Conhecer a importância do sistema e os benefícios que a gestão de pessoas traz, tanto para o colaborador quanto para o empregador, poderá ser o botão de “start” para aplicá-lo no seu negócio.

Antes disso, é necessário obter algumas definições sobre o que é sistema de gestão de pessoas. Veja:

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias aplicadas pelas empresas para desenvolver e valorizar seu capital humano - ou seja, seus colaboradores. Em uma busca rápida pela internet, você encontrará este único sentido para a definição do termo, salvo suas variações na forma de dizê-lo.

Em outras palavras, os responsáveis pela gestão de pessoas não são simples mediadores. Eles precisam atuar efetiva e ativamente dentro das empresas, atraindo, desenvolvendo, valorizando, retendo e motivando a equipe.

Vale notar que Recursos Humanos e Gestão de Pessoas não são a mesma coisa. É preciso tomar certo cuidado ao direcionar responsabilidades aos setores. Explicamos.

O setor de RH, também responsável pelos ativos humanos da empresa, está apto a cuidar, principalmente, das questões burocráticas da equipe, como: entrada e saída de colaboradores; direitos e deveres, com base na CLT e etc.

Enquanto a Gestão de Pessoas trabalha, efetivamente, com as necessidades e anseios das pessoas reais, não apenas com papéis. A gestão de pessoas busca manter o organismo da corporação funcionando, entendida a diferença?

Qual é a importância da gestão de pessoas?

Sem a gestão de pessoas, o dia-a-dia de uma empresa pode se transformar num verdadeiro caos. Isso porque a gestão de pessoas deverá estar atenta a todas as pessoas que fazem a empresa funcionar, sem deixar nenhum detalhe passar despercebido. O sistema de gestão de pessoas deverá:

  • Resolver de conflitos;
  • Cuidar dos interesses dos funcionários;
  • Atentar-se para quaisquer fatores que ameacem o desenvolvimento de tarefas;
  • Garantir que todos estejam felizes e motivados dentro da organização, resultando no crescimento contínuo da mesma.

Quais são os benefícios da gestão de pessoas?

Quem não quer gerenciar uma empresa - ou trabalhar em uma - onde o clima organizacional é diferenciado?

Aplicando um sistema de gestão de pessoas em sua empresa, você triplica as probabilidades de alcançar suas metas e, mais do que isso, com a dedicação motivada dos seus colaboradores.

Além disso, podemos citar os resultados instantâneos que a aplicação de uma gestão de pessoas eficiente alcança na corporação:

  • a equipe motivada;
  • sensação de cumprimento de propósito;
  • sensação de pertencimento;
  • mudança de rotina.

E esses são apenas alguns, dos tantos benefícios.

Como realizar este gerenciamento?

Manter os colaboradores interessados em sua empresa pode ser desafiador, no entanto, compensador. Sei que neste momento você deve estar se perguntando: “Mas como realizar o gerenciamento da minha equipe?”.

Por conta disso, separamos alguns pontos para descomplicar o seu trabalho e levar sua empresa a outro nível:

  • Faça uma pesquisa do clima organizacional de sua empresa, diagnosticando como anda a satisfação de seus colaboradores;
  • Realize uma avaliação de desempenho, descobrindo - periodicamente - a produtividade dos colaboradores, mensurando, assim, suas habilidades e capacidades;
  • Dê um feedback, com base na avaliação anterior, para cada colaborador;
  • Invista em programas de capacitação, desenvolvendo seu capital humano;
  • Construa um plano de carreira para seus mais valiosos ativos: seus colaboradores.

Essas são as principais ferramentas e técnicas do sistema de gestão de pessoas. Seguindo este passo-a-passo você estará colocando o sistema em prática e investindo em pessoas, fazendo com que seus colaboradores se tornem fatores do sucesso do seu negócio.

Nada de deixá-los soterrados por suas atribuições diárias, enferrujando suas habilidades e desencorajando seus sonhos profissionais e pessoais.

Para a corporação (corpo+ação) funcionar, é preciso desenvolver - humanamente - seus colaboradores.

Com o sistema de gestão de pessoas implementado na sua empresa, é possível atrair, desenvolver, reter e motivar cada indivíduo envolvido. De um lado, mantendo sua equipe motivada e satisfeita e, de outro, diminuindo turnover e retendo talentos.

Incrível, não? Agora é sua vez de investir, valorizar e desfrutar do melhor de seus colaboradores. Vamos lá?

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário