Trabalho em equipe: dinâmicas motivacionais para aplicar na empresa

Uma equipe unida e motivada é capaz de fazer uma empresa decolar. Por isso, é importante entender como ser um líder que mantenha a equipe feliz e engajada.

Trabalho em equipe na empresa

Uma empresa pode ter o melhor controle financeiro do mundo e gerentes e funcionários qualificados, com ótimas faculdades em seus currículos.

Mas uma empresa de sucesso vai além dos números e das tabelas financeiras.

Você, como dono e/ou responsável por um negócio, precisa ter ciência de que sua empresa só caminhará bem quando seus funcionários estiverem motivados e engajados a fazer da empresa um grande sucesso. Tanto quanto você está!

E, para isso acontecer, você pode optar por melhorar o trabalho em equipe na empresa, com ajuda especializada nesta área. Uma dica interessante é a realização de dinâmica motivacional no trabalho.

Existem muitas vantagens ao se trabalhar com a dinâmica motivacional, pois ela pode propiciar qualidade somada aos bons resultados.

Por isso, selecionamos alguns dos benefícios da dinâmica motivacional no ambiente de trabalho:

  • mostra à equipe a força do trabalho em conjunto;
  • melhora o relacionamento interpessoal entre os funcionários e colegas;
  • desenvolve a comunicação;
  • aumenta o rendimento profissional;
  • amplia a produtividade e a qualidade do trabalho;
  • faz com que os funcionários tenham uma melhor definição do que é o trabalho em grupo;
  • acelera os resultados em um curto espaço de tempo.

São inúmeros os benefícios destas dinâmicas e claro que, para poder realizar uma delas com toda a equipe, você precisa conversar com os seus funcionários e explicar o motivo pelo qual você acha importante trazer esse método para a empresa e quais resultados deseja alcançar.

Mas, se você não tem ideia de como realizar uma boa dinâmica motivacional no trabalho, basta acompanhar a leitura.

Separamos um exemplo que, quando aplicado de forma correta, pode incentivar seus funcionários, fazendo com que eles tenham um melhor resultado na hora de realizar o trabalho em equipe.

Dinâmica motivacional no trabalho: como realizar?

Primeiro, reserve uma tarde ou um dia inteiro, somente para realização de dinâmicas e para conversar com a sua equipe, para que eles tenham tempo de se conhecerem melhor e que possam fazer tudo com calma e relaxados, sem a tensão de ter que voltar o mais rápido possível ao trabalho.

Depois, deixe claro que é muito importante a participação de todos e que, ao final, o resultado será benéfico para toda a equipe.

Só tome cuidado para não escolher dinâmicas que possam deixar o empregado envergonhado ou possam causar desconforto aos participantes.

Lembre-se: o seu objetivo é o bem-estar no trabalho!

Exemplo de dinâmica motivacional no trabalho

Objetivo

Fazer com que os funcionários entendam a definição de trabalho em grupo e o quão importante e necessário ela é para a empresa, afinal, o maior objetivo é fazer com que a empresa prospere e que todos consigam alcançar suas metas.

O ato de dar as mãos passa a impressão, para os participantes, de que todos são mesmo parte de um todo, no qual a confiança na responsabilidade individual contribuiu para a meta comum.

Dar as mãos significa - e isso você explica para eles antes de iniciar a atividade - bastante intimidade e reforça, como mencionado anteriormente, a confiança mútua.

Execução

1.  Peça que sua equipe forme um círculo e deem as mãos.

2.  Depois, faça com que cada um memorize quem está segurando a sua mão, nos dois lados.

3.  Diga a eles que soltem as mãos e andem de forma desorganizada pela sala, misturando-se, e que não parem de andar até você indicar o contrário.

4.  Coloque um cartaz no chão e peça que eles fiquem todos em cima do mesmo, podendo sentar, ficar em pé, ou um nas costas do outro - não importa como, desde que todos fiquem em cima do cartaz.

5.  Na sequência, diga a eles que procurem as pessoas que estavam ao seu lado no início e deem as mãos novamente, porém sem sair da posição que estão e sem pôr os pés fora do cartaz.

6.  É chegado o momento da parte mais difícil: peça que eles voltem à formação do círculo inicial, mas sem soltar as mãos.

Até que eles consigam voltar à formação inicial, você deve lembrá-los de não soltar as mãos um do outro, lembrando-os sobre a força do trabalho em equipe, como era o objetivo inicial.

Quando todos estão caminhando rumo ao mesmo objetivo, o resultado é sempre alcançado com mais facilidade e satisfação.

Para que você consiga transmitir isso aos seus funcionários, é preciso entender o quanto todo este processo motivacional pode afetar a produtividade da empresa, diretamente.

Lembre-se sempre de que uma equipe saudável e empenhada é capaz de fazer uma empresa decolar e, para que tudo isso aconteça, o primeiro passo deve começar por você - o líder!

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário