Quais benefícios corporativos posso oferecer na minha empresa?

Os benefícios corporativos são muito importantes para o sucesso de uma empresa. Veja como escolher os certos.

Benefícios corporativos empresa.

Manter os funcionários engajados, atrair talentos e ter uma boa imagem no mercado são fatores imprescindíveis em uma empresa. Um dos segredos para isso é manter a satisfação da equipe.

Sabe-se que um bom salário é uma forma adequada de recompensar um trabalhador, mas não é tudo. No mercado de hoje, as melhores empresas já estão um passo à frente, priorizando a qualidade de vida e a satisfação com o trabalho.

E é nesse momento que entram em cena os benefícios. Com eles, é possível incentivar a permanência dos colaboradores, ter bons resultados de produtividade e ganhar prestígio para a empresa. Contudo, em meio a tantas opções, é preciso saber escolher o pacote de benefícios ideal.

O que são Benefícios Corporativos

Os benefícios são privilégios que uma empresa privada concede aos seus colaboradores. Eles variam muito e vão desde aos mais conhecidos como: plano de saúde, vale-alimentação e plano odontológico; até os menos usados, como: curso de idiomas, happy hour e day off.

Essas vantagens são oferecidas para valorizar os funcionários e manter o ambiente de trabalho mais confortável e feliz. Algumas empresas apostam até em máquinas de café ou chocolate quente, sofás e jogos para os momentos de intervalo. E, acredite, funciona!

Desde as pequenas coisas, como um lugar confortável para se sentar ao sol até as mais importantes, como a garantia à saúde de qualidade, fazem a diferença para a satisfação pessoal. E pesquisas garantem que pessoas mais felizes são melhores profissionais.

A importância dos Benefícios

Como já falamos, os profissionais satisfeitos são mais produtivos e dedicados, no entanto, os resultados de terem alguns privilégios vão além disso.

O papel dos benefícios na sua empresa será maior do que bonificar funcionários. Unidos a um salário adequado e a uma liderança eficaz, eles fidelizam os colaboradores, atraem novos profissionais e consolidam o nome da empresa.

Saiba que não perder os talentos da sua equipe é muito importante para o sucesso do seu negócio. O mercado já entendeu que é mais eficiente treinar e garantir a permanência dos funcionários, do que viver renovando-os.

Pessoas tendem a valorizar mais as coisas conforme o passar do tempo. Por isso, crie laços com os seus colaboradores e não os perca.

Além de tudo, ter funcionários que conhecem os valores da empresa, entendem a missão e sabem todas as regras, leva tempo. Então, não parece uma estratégia interessante ter apenas pessoas novas na equipe.

Os Tipos de Benefícios

Dentro de uma empresa, tem-se os benefícios obrigatórios e os concedidos. Todo estabelecimento deve conter os obrigatórios, de acordo com as Leis Trabalhistas. Já os não obrigatórios, podem ser escolhidos e decididos.

Quais são os obrigatórios?

  • Vale-transporte: 6% do salário do funcionário pode ser descontado para o vale-transporte, o restante deve ser pago pela empresa;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): 8% do salário do trabalhador deve ir para uma poupança da Caixa Econômica Federal, como forma de reserva econômica, caso ele seja demitido ou outras situações especiais;
  • 13º salário: o empregado deve receber um salário extra ao ano;
  • Férias: o funcionário tem direito a 30 dias de férias ao ano;
  • DSR (Descanso semanal remunerado): os descansos semanais de domingo ou feriado também devem ser contabilizados no pagamento;
  • Intervalo para descanso e alimentação: é direito do funcionário, ter intervalo de 15 minutos em jornadas diárias de 4 a 6 horas e de 1 a 2 horas em jornadas de mais de 6 horas ao dia (ou conforme Convenção Coletiva de Trabalho);
  • Adicional noturno: Deve-se pagar ao colaborador um adicional de 20% a 25% a hora trabalhada à noite.

Quais são os não obrigatórios?

  • Todos que a empresa queira disponibilizar, além dos determinados por lei.

Como são muitos, separamos uma lista dos mais oferecidos e outra com alguns diferenciados. Veja a seguir.

Benefícios Clássicos

Plano de Saúde

Assistência médica é um dos benefícios mais oferecidos e desejados do mercado. Vale contratar uma administradora de benefícios para uma melhor organização.

Vale-alimentação

Esse pode ser um vale para compras no supermercado ou para pagar o almoço do colaborador diariamente.

Vale-transporte

A empresa pode descontar 6% do salário do funcionário para arcar com a despesa do vale-transporte, contudo, algumas empresas pagam o valor inteiro, como forma de benefício extra.

Refeitório

Uma dica de benefício é ter um espaço no estabelecimento com geladeira, microondas e utensílios domésticos, para que os funcionários levem as refeições de casa.

Assistência Odontológica

Assim como o plano médico, essa é uma vantagem muito especial. Afinal, trata-se de saúde e é sempre importante ter funcionários saudáveis.

Participação nos Lucros

Os colaboradores podem ter um percentual de ganho em cima dos lucros que geraram. Esses benefícios são bons aliados para motivar o funcionário a ser mais produtivo.

Assistência Farmacêutica

Pode-se ter também um convênio farmacêutico, para os colaboradores terem descontos em algumas farmácias.

Estacionamento

Estacionamento próprio da empresa é ótimo para a segurança.

Smartphone

A empresa pode disponibilizar um smartphone para os funcionários, principalmente se é necessário para o trabalho.

Automóvel

Essa vantagem é bastante interessante para aqueles que fazem trabalho externo. Mas pode funcionar com outros também.

Vale-combustível

Algumas empresas trocam o vale-transporte pelo vale-combustível para aqueles que preferem ir ao trabalho de carro.

Cesta Básica

Essa é uma opção que pode dar lugar ao vale-alimentação ou até mesmo completar o benefício.

Auxílio-creche

Um benefício bastante importante, assim os trabalhadores ficam mais tranquilos, sabendo que seus filhos estão em uma boa creche.

Ginástica Laboral

Fundamental a todas as empresas, mas principalmente àquelas que os funcionários ficam muito tempo em uma mesma posição, como sentados.

Horários Flexíveis

É uma boa opção para as empresas que conseguem remanejar seus horários, já que, via de regra, não gera nenhum custo à empresa e pode trazer ótimos resultados.

Benefícios Corporativos Diferenciados

Benefício corporativo diferenciado.

Home office ou Teletrabalho

Alguns trabalhos podem ser feitos de casa e esse pode ser um grande benefício aos colaboradores, além de gerar menos gastos à empresa.

Curso de Idiomas

Muito importante que seus funcionários possam se sentir mais competentes e bem aplicados. Um curso de idiomas pode ser uma opção.

Day Off

Algumas empresas dão folga no dia do aniversário. Esse também pode ser um atrativo não tão caro e bastante interessante.

Happy Hour

Que tal promover um momento de música, bebidas e boa conversa? Pode ser uma forma de interação e diversão para a equipe.

Máquinas de Café ou Chocolate Quente

É uma delícia trabalhar tomando um cafezinho, certo? Os seus colaboradores iriam amar.

Purificadores de Água

Essa é uma questão de saúde! Pode ser compensada por água mineral também. A vantagem do purificador é que a longo prazo sai mais barato.

Sala de Jogos

Se os seus colaboradores passam muito tempo na sua empresa, uma sala de jogos ou de descanso pode ser incrível.

Vale-cultura

Descontos em teatros, cinemas, livrarias, shows e mais.

Presentes em Dias Especiais

Em dias como o Dia do Trabalhador, Natal ou o dia que se comemora a profissão de seus colaboradores, pode ser bem interessante dar a eles um presente. E nem precisa ser algo caro!

No Dress Code

Algumas pessoas podem achar estressante usar uniforme todos os dias, se isso não for tão importante ao perfil do seu estabelecimento, talvez seja uma boa deixá-los trabalhar sem uniforme.

Educação Financeira

Um curso sobre finanças pode deixar seus colaboradores mais organizados com as suas vidas financeiras e mais satisfeitos.

Viagens

É possível oferecer viagens, talvez como forma de bonificação àquele funcionário que sempre bate as metas ou como presente de fim de ano.

Auxílio-estudos

Hoje em dia, estudar sai caro, principalmente em casos de graduação e pós-graduação. Um auxílio pode ser muito útil e ter funcionários bem capacitados é importante.

Animal de Estimação

Acredite se quiser, algumas empresas adotam um pet para seu grupo. Já pensou em ter um pela sua empresa? Pesquisas relatam que o contato com um animal de estimação pode ser desestressante.

Mas como escolher os benefícios certos?

Como você viu, as opções são muitas, contudo, não são quaisquer benefícios que irão funcionar para determinado grupo. É preciso alinhar os benefícios oferecidos com o perfil da empresa e dos integrantes dela.

Antes de escolhê-los, observe esses 3 fatores:

     1.  Respeite os valores e as estratégias da empresa: ofereça os que combinam com o perfil da empresa e vão de acordo com as estratégias.

      2.  Saiba quais as necessidades dos seus colaboradores: ouça o seu grupo, pergunte o que lhes é mais relevante e quais as necessidades mais urgentes.

      3.  Veja se cabe no orçamento da empresa: um benefício não será útil a empresa se extrapolar o orçamento. Por isso, não esqueça de calcular muito bem os seus gastos.

Agora é só começar a criar seu pacote de benefícios corporativos para motivar ainda mais a sua equipe.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário