Para fazer uma boa gestão de banco de horas, comece estabelecendo as regras para usufruir do recurso, incluindo prazo de validade para compensação. Depois, é só especificar o regulamento em um documento e deixar que a plataforma da Coalize faça o resto, contabilizando as horas automaticamente e cadastrando-as no banco quando ultrapassarem a jornada diária.
Esqueça as horas perdidas fazendo o controle de um banco de horas em planilhas. Empresas que querem crescer de forma sustentável precisam de uma ferramenta automatizada que permita ao setor de Recursos Humanos ser mais produtivo em atividades que realmente precisam de um ser humano para executar.
Entenda agora como funciona um sistema de gestão de colaboradores com banco de horas integrado, quais são as principais vantagens e como implementar a tecnologia no seu negócio!
Como funciona o banco de horas?
O banco de horas é um sistema que calcula o saldo (positivo ou negativo) da carga horária de cada funcionário, computando as horas extras ou atrasos para que elas possam ser compensadas posteriormente.
Se o saldo for negativo, o trabalhador precisará repor as horas perdidas com turnos extras, já em caso de saldo positivo, o colaborador poderá receber dias de folga ou redução na carga horária como forma de compensação no lugar do tradicional pagamento das horas extras.
Ao permitir que os funcionários “tirem” essas horas, as organizações não precisam pagar pela jornada extra, já que ela é compensada com o descanso.
Resumindo:
- Saldo positivo: é quando o funcionário trabalhou mais horas do que a carga horária estabelecida em contrato, acumulando esse tempo a mais no banco para posterior compensação em folga.
- Saldo negativo: é quando o funcionário trabalhou menos horas do que deveria, ou seja, está devendo horas laborais para a empresa.
Mas como isso pode ser combinado de forma legal? Simples: através da política de banco de horas.
O que é a política de banco de horas?
A política do banco de horas é um documento que explica e dita as regras para o funcionamento do recurso em uma empresa, discorrendo sobre a compensação do saldo das horas trabalhadas a mais ou a menos.
Nesse arquivo, devem constar informações sobre a forma de compensação, os prazos para tal e limites. E, apesar de cada empresa poder combinar todos esses fatores diretamente com os funcionários, tudo deve estar alinhado de acordo com a legislação.
O artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estipula que:
- A duração diária da jornada poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
- O adicional de hora extra pode ser dispensado se houver acordo ou convenção coletiva, desde que as horas a mais em um dia sejam compensadas com folgas em outro, sem ultrapassar 10 horas por dia e com compensação no prazo máximo de 1 ano.
- O banco de horas de que trata o § 2º deste artigo poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de 6 meses.
- É lícito o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês.
Além disso, a legislação também exige que, caso o saldo positivo não seja compensado dentro do prazo, as horas excedentes sejam pagas como hora extra, com um adicional mínimo de 50%.
Veja, no próximo tópico, algumas vantagens que fazem tantas empresas optarem por esse modelo.
10 vantagens do banco de horas
Redução de custos, diminuição dos erros e aumento da produtividade são algumas das principais vantagens em adotar o banco de horas.
Confira essas e outras a seguir!
- Redução de custos: como a compensação funciona com folgas e redução da jornada de trabalho, a empresa economiza nos pagamentos de hora extra (com acréscimo de 50%), mantendo o orçamento equilibrado.
- Flexibilidade: você pode planejar os mutirões de horas extras de acordo com a necessidade da organização – desde que em acordo com o seu time –, podendo aumentar ou diminuir a jornada em momentos de maior ou menor demanda.
- Gestão mais eficiente: um bom banco de horas fornece informações prontas e detalhadas, sem necessidade de cálculos ou remanejos manuais.
- Sem problemas com a lei: uma boa plataforma de gestão fornece informações detalhadas e assertivas, garantindo um controle mais transparente e reduzindo o risco de ações trabalhistas.
- Menos contratações temporárias: um banco de horas bem organizado lhe ajuda a suprir picos de demanda com a sua própria equipe, descartando a necessidade de abertura de processos seletivos de emergência.
- Melhora no clima organizacional: a tecnologia proporciona um melhor equilíbrio entre trabalho e descanso, tornando os funcionários mais satisfeitos e engajados.
- Aumento da produtividade: funcionários satisfeitos e mais descansados também trabalham melhor, tornando sua equipe mais produtiva.
- Melhor planejamento financeiro: com um banco integrado, você tem uma melhor previsão de gastos com horas extras quando não for possível compensá-las com folgas, evitando surpresas no fim do mês.
- Menos erros de cálculo: um sistema de controle de ponto contabiliza tudo sobre a jornada de trabalho dos funcionários, evitando erros na hora de calcular pagamentos.
- Facilidade para o dia a dia do RH: utilizar um sistema de compensação torna a rotina do RH muito mais fácil, permitindo que os profissionais do setor foquem em tarefas mais estratégicas e menos repetitivas.
Quer aproveitar essa dezena de benefícios no seu negócio? O último tópico deste conteúdo mostra como implementar o recurso de forma simples e eficiente.
Como fazer a implementação de um banco de horas na sua empresa?
- Estabeleça as regras: comece definindo todas as regras sobre o banco de horas, como prazo para compensação e situações incomuns. Elas precisam ser detalhadas e transparentes, sem margem para ambiguidades.
- Formalize a implementação: com as regras já estabelecidas, será hora de criar um documento para formalizá-las. Divulgue-o internamente de forma que todos tenham acesso fácil à documentação sempre que precisarem.
- Escolha um bom sistema de controle de horas: o passo mais importante da implementação é a escolha da tecnologia que você vai usar para gerir as horas das suas equipes, portanto, opte por um recurso que faça os cálculos de forma automatizada e, se possível, ofereça também outras soluções para RH.
- Treine a sua equipe: esse treinamento para usar corretamente a tecnologia costuma ser feito até mesmo pela empresa que vai implementar o sistema.
- Faça ajustes se necessário: todo novo processo requer observação e, se necessário, ajustes, portanto, não deixe de acompanhar o andamento e modifique o que puder ser melhorado.
Dependendo da sua escolha, a plataforma pode ser tão intuitiva e “redondinha” que você nem terá que se preocupar com nada depois da implementação. Conheça agora a melhor opção para a gestão do banco de horas do seu negócio!
Como funciona o banco de horas da Coalize?
O banco de horas da plataforma da Coalize conta com recursos como controle de folgas, férias, atestados e abonos, e opera de forma simples: as horas são computadas automaticamente na medida em que os colaboradores registram suas jornadas. Enquanto a jornada tradicional vai para a folha de ponto automatizada, as horas excedentes ou faltantes vão direto para o banco.
E, para melhorar, esse recurso faz parte de uma plataforma com soluções completas para o RH, que inclui:
- Registro de ponto: marcação por computador, tablet e celular
- Gestão de ponto: banco de horas, controle de férias, cerca virtual e escalas personalizadas
- Relatórios: espelho de ponto, horas extras, banco de horas, faltas e atrasos
- Gestão de documentos: holerite, contratos personalizados, assinatura digital de documentos e solicitação de atestado pelo aplicativo
- Admissão digital: criação de ficha cadastral, admissão personalizada e separação por departamento e filiais
Gostei! Como faço para testar o banco de horas da Coalize?
A Coalize permite que você teste o sistema por 30 dias grátis: é só se cadastrar no site e preencher um formulário.
- Acesse o site da Coalize ou clique no botão no canto superior direito da sua tela.
- Preencha as informações requisitadas no formulário.
- Clique em “solicitar demonstração”.
- Aguarde um representante do time comercial entrar em contato e lhe fornecer acesso à plataforma.
Pronto! Aproveite o contato dos especialistas Coalize para sanar todas as suas dúvidas e lhe ajudar no que for necessário para implementar um banco de horas capaz de transformar a realidade na sua empresa. Sucesso por aí!
Deixe seu comentário