Controle de Ponto: qual sistema usar e por que?

Conheça as vantagens e desvantagens dos principais controles de ponto do mercado e escolha a que melhor se adequa à sua empresa, trazendo benefícios para o seu negócio!

Como fazer controle de ponto

A maioria das empresas, de grande a pequeno porte, entendem a importância e a obrigatoriedade de controlar a jornada de trabalho de um funcionário, por isso o uso do controle de ponto é um procedimento já comum.

Ter conhecimento da carga horária de um funcionário evita, para a empresa, processos trabalhistas em função de horas extras, que ocorrem por falta ou mau gerenciamento dessas horas. Já para o colaborador, ajuda a receber o correspondente pelo seu trabalho.

Existem muitas formas de fazer esse tipo de controle e todos os dias novos sistemas surgem no mercado, por isso trouxemos as formas mais conhecidas de realizar o ponto de empresas para que você possa escolher a ideal para o seu negócio.

Vamos conhecê-las?

Livro de ponto

Também muito conhecido como Folha de Ponto, o livro de ponto é utilizado para registrar manualmente os horários de entrada e saída dos funcionários. É uma maneira mais antiga de realizar o controle e tem grandes chances de ocorrerem erros e fraudes no banco de horas, não sendo um método seguro.

Relógio ponto cartográfico

Através de um equipamento, geralmente fixado na parede, é feita a leitura de um cartão ou ficha ponto individual, na qual é feita a marcação de dados como entrada, saídas, pausas e horas-extras dos funcionários.

Esse cartão, feito de papelão, tem a duração de um mês e deve ser renovado mensalmente.

O relógio ponto cartográfico necessita estar ligado a uma tomada para funcionar, além de precisar ter seu cartucho de tinta substituído, quando necessário. Alguns relógios também apresentam outra função, como uma sirene ao fim do expediente.

Para o cálculo das horas, o responsável pelo RH precisa coletar esses cartões e fazer o procedimento de contagem de forma manual, sendo este um método lento e sujeito a erros, porém muito utilizado há não muito tempo atrás.

O download da Planilha de Horas completa começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

Relógio ponto eletrônico

O relógio ponto eletrônico também conhecido como relógio de ponto biométrico é hoje o método mais utilizado pelas empresas. Realizado através da biometria, o que torna uma das formas mais seguras de manter o controle de horas do funcionário, pois o próprio colaborador precisa marcar seu ponto com a sua digital, reduzindo o número de fraudes.

Com a biometria fazendo a leitura da impressão digital, a marcação do ponto é realizada imprimindo um comprovante para o trabalhador e apenas alguns produtos disponíveis no mercado conseguem exportar as batidas para o sistema de software de controle de ponto do RH, o que pode ser uma desvantagem do sistema, pois o gestor terá que preencher manualmente.

Outra potencial desvantagem desse sistema é que alguns também admitem o ponto através de senha digitada, respeitando quem possui falha por desgaste na digital. Contudo, essa senha pode ser repassada para outros funcionários e, por isso, pode ocorrer fraude.

Outras possíveis desvantagens são: pode colaborar para a formação de filas; não está imune de erros, pois a leitura da digital pode falhar e não funcionar.

Se você se interessa por esse sistema, é importante procurar os produtos mais tecnológicos, que trazem maiores vantagens e são produtos automatizados, ou seja, que fazem tudo automaticamente.

Ponto online por geolocalização

O ponto online é visto hoje como a revolução no controle de ponto. Ele é um sistema independente, que não necessita de aparelhos físicos na empresa para funcionar.

Pode ser acessado através de computadores, tablets, celulares e de qualquer lugar por meio do navegador ou aplicativo de controle de ponto, que será realizado através de geolocalização, dando vantagem para instituições que trabalham, inclusive, com colaboradores remotos.

Através da plataforma gestora, é possível monitorar e controlar os horários que são utilizados pelos colaboradores em suas atividades e projetos, além de ter um banco de hora para horas-extras, tornando o controle administrativo mais eficiente.

Inclusive, se você tem interesse em testar esse produto junto ao seu time, a Coalize está disponibilizando esse produto gratuitamente, por 6 meses. Para começar a testar o ponto por geolocalização, basta clicar aqui.

Por que utilizar um sistema de controle de ponto?

O controle de ponto online é moderno, sofisticado, possui gerenciamento em tempo real e são de baixo custo por ser totalmente virtual, ou seja, todos os dados podem ser acessados a qualquer momento sem a necessidade de exportação de arquivos.

E se a sua preocupação é com erros e fraudes, o controle do ponto é feito por meio de geolocalização e, mesmo que não tenha acesso a internet no momento, o sistema sincroniza automaticamente assim que o acesso à internet voltar.

Ainda é possível ter mais controle realizando escalas de horários para os funcionários e aceitando ou recusando horas-extras, tudo instantaneamente. E as vantagens não param: o cálculo é feito de forma automática, emitindo a folha de pagamento online com um clique. Muito prático, não é?

Adotar um sistema de controle de ponto é uma tarefa que exige análise das necessidades da sua empresa e apostar em uma opção que não irá atendê-lo da forma necessária pode ser um erro que custará caro.

A melhor forma de fazer a escolha é pensar nas vantagens da alternativa mais moderna que irá simplificar o trabalho do RH, otimizando a rotina e os resultados do seu negócio.

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário