25 estratégias eficazes para um clima organizacional de sucesso

Trouxemos duas dezenas e meia de estratégias para você melhorar o clima organizacional na sua empresa. Isso mesmo! Elas podem ser experimentadas e adequadas ao seu perfil e ao dos seus colaboradores. Dá uma olhada!

Estratégias clima organizacional

São estratégias para melhorar o clima organizacional em uma empresa todas aquelas que se preocupam, ao mesmo tempo, com o bem-estar coletivo – das equipes – e individual – de cada colaborador.

Essas técnicas precisam conseguir estimular a produtividade e a satisfação e, consequentemente, reduzem ou até eliminam problemas como o turnover e o absenteísmo.

Elas envolvem: mudanças no comportamento das lideranças, maior inclusão dos funcionários nas tomadas de decisão e produção de insights, ênfase na importância de dar e receber feedbacks, promoção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional etc.

Criar programas de benefícios ou melhorar as vantagens oferecidas além do pagamento também vale! Neste artigo, veja mais alternativas e descubra como aplicá-las por aí.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional nada mais é do que como anda o humor dentro de uma empresa. Ele representa o sentimento dos colaboradores em relação às funções que exercem e ao ambiente no qual trabalham. A percepção do cotidiano.

Quando o clima organizacional está bom, as pessoas são felizes dentro da organização.

Por outro lado, quando está ruim, gestores e RH precisam encontrar soluções com urgência se não quiserem perder funcionários para os concorrentes ou – pior! – prejudicar a saúde física e mental de quem é peça importantíssima no quebra-cabeça dos negócios.

O que define esse clima são as estratégias e iniciativas adotadas pela própria empresa para dar mais qualidade de vida pessoal e profissional aos funcionários, bem como as escolhas feitas por quem comanda cada equipe.

Os pilares do clima organizacional, inclusive, já foram muito bem definidos no Brasil e no mundo inteiro.

Quais os pilares do clima organizacional?

Uma empresa só consegue trabalhar o seu mood (humor, em inglês) com o objetivo de melhorá-lo se priorizar uma comunicação eficaz e transparente entre todos os envolvidos nas funções diárias, com feedbacks frequentes e desenvolvimento de confiança nos colaboradores.

Outros pilares que merecem destaque são: reconhecimento e valorização, coerência e incentivo à criatividade e ao engajamento. Considerando-os bases fundamentais do clima organizacional, fica fácil entender a importância de tanto cuidado, certo?

Qual a importância do clima organizacional?

O clima organizacional bem trabalhado e em constante evolução, além de ajudar na preservação da saúde física e mental de lideranças e liderados, facilita o alcance de metas, reduz os níveis de absenteísmo e turnover e, consequentemente, aumenta a lucratividade dos negócios.

Será a partir dos investimentos no capital humano – o mais importante de todos – que a organização preocupada com melhorar o seu humor conseguirá, entre outras coisas, alavancar resultados também!

Como saber como está o clima da empresa?

A melhor alternativa para um levantamento sobre o clima organizacional é a realização de uma pesquisa entre os colaboradores e gestores.

Nela, devem constar perguntas sobre a empresa no geral, a postura dos líderes, as funções exercidas por cada um, os planos para o futuro profissional, a disponibilidade de ferramentas no ambiente de trabalho para a execução de cada atividade, o salário e os benefícios recebidos mensalmente ou anualmente.

20 perguntas para pesquisa de clima organizacional

Anote alguns questionamentos extremamente válidos e possíveis de serem adaptados para a realidade dos seus negócios.

  1. Você se considera alinhado(a) à cultura e aos propósitos da empresa?
  2. O seu dia a dia é agradável dentro da organização?
  3. Como o seu trabalho impacta na sua vida pessoal?
  4. Você confia nas lideranças da empresa? E em seus colegas?
  5. Você acha que a sua equipe se ajuda quando é necessário?
  6. Quem lidera a sua equipe deixa claras as funções delegadas – quais são e para quem?
  7. Você se considera um profissional valorizado por quem atua como seu líder direto?
  8. Você sente que a sua opinião é levada em consideração para tomadas de decisão?
  9. A empresa e/ou seu chefe incentivam você a crescer profissionalmente?
  10. Você está satisfeito(a) com suas funções?
  11. Você se sente sobrecarregado(a)?
  12. Você tem autonomia para exercer suas tarefas?
  13. Você deseja ocupar outros cargos na empresa algum dia? Quais?
  14. O seu plano de carreira foi traçado junto à liderança e é claro?
  15. O ambiente de trabalho e as ferramentas oferecidas são adequados para você exercer a sua função?
  16. Você sente segurança e conforto no seu ambiente de trabalho? O que pode melhorar?
  17. Na sua opinião, a sua remuneração condiz com as funções que você exerce?
  18. Você sente falta de receber algum benefício? Qual?
  19. Você indicaria a empresa para um familiar ou amigo trabalhar?
  20. Fazer parte do time é motivo de orgulho para você?

Quanto mais respostas negativas, pior o mood por aí.

Como fazer para saber se o clima organizacional está elevado?

Através da pesquisa de clima organizacional desenvolvida pelo setor de Recursos Humanos junto com líderes e gestores, fica fácil descobrir como anda o humor da empresa e dos funcionários.

Com ela, você saberá, por exemplo:

  • qual o nível de compreensão de regras e orientações e do que a empresa espera de cada um;
  • quantos profissionais realmente acreditam que os valores e as visões dos negócios condizem com os seus;
  • se salários e benefícios fazem sentido;
  • como a relação entre contratantes e contratados é vista;
  • quais metas precisam ser alteradas para se tornarem mais realistas; e
  • onde estão as principais dificuldades e necessidades de cada trabalhador.

Apenas lembre-se de adicionar ao levantamento perguntas que exijam exclusivamente SIM ou NÃO como resposta – e nas quais sim seja um bom sinal, enquanto o não possa ser sinal de necessidade de melhora.

O que acontece quando o clima organizacional está ruim?

Assim como um dia chuvoso desanima qualquer pessoa de sair de casa, um clima organizacional nublado faz com que o colaborador vá e volte do trabalho sem perspectivas positivas e sem se sentir satisfeito com o que faz.

Você pode ter certeza de que é esse o humor dentro da sua empresa quando existe insatisfação entre os funcionários e quando o desempenho piora em decorrência dessa e de várias outras questões.

Gestores despreocupados sobre sua atuação frente às equipes, inexistência da comunicação interna, situações como o assédio sexual e moral, ausência de planos de carreira e crescimento e metas sempre inalcançáveis também impactam negativamente na percepção dos funcionários sobre a companhia.

O resultado? Um turnover para além da conta!

Como melhorar o clima organizacional?

Para melhorar o clima organizacional na sua empresa, você vai precisar avaliar as taxas de produtividade, turnover e absenteísmo, fazer uma pesquisa, medir a felicidade dos colaboradores e identificar os sentimentos de cada um, entre outras estratégias.

Conheça 25 delas e entenda cada uma em detalhes para, depois, pensar em quais pode aplicar.

1.  Avalie as taxas de produtividade, turnover e absenteísmo

Reúna métricas das últimas semanas, meses e anos para entender como andam o desempenho individual dos colaboradores e a produtividade das equipes.

Analise quantas pessoas começaram a trabalhar na empresa e quantas se demitiram nos mesmos períodos para identificar se o giro de funcionários está muito grande. Verifique também a frequência de atrasos e as faltas.

Conhecer esses dados é o ponto de partida para qualquer mudança de clima organizacional.

2.  Faça uma pesquisa

Falamos sobre a pesquisa de clima organizacional antes neste artigo e a trouxemos já de cara no segundo lugar das estratégias mais importantes para qualquer gestor que queira mudar o mood de um escritório ou de uma organização para melhor.

Utilize os dados levantados pelo financeiro e pelo RH para pensar nas perguntas mais adequadas para o seu levantamento e coloque-o em prática imediatamente, seja pedindo o retorno dos colaboradores por e-mail, mensagem instantânea ou até por escrito mesmo.

3.  Meça o índice de felicidade no trabalho e identifique sentimentos

Se quiser fazer mais do que apenas a pesquisa de clima, uma dica é medir o Índice de Felicidade no Trabalho ou IFT.

Ele nada mais é do que outro estudo feito internamente com cada funcionário através de perguntas com respostas abertas ou de múltipla escolha ou do Net Promoter Score (NPS) – aquela classificação de 0 a 10 feita a partir de um único questionamento.

Aproveite a oportunidade para identificar sentimentos! Ou seja, pergunte aos colaboradores como eles estão se sentindo naquele momento, como se sentiram nos últimos tempos ou qual sentimento gostariam de compartilhar sobre sua vida como profissionais da empresa.

4.  Invista na comunicação interna

Quando você introduz a conversa com colaboradores no cotidiano dos negócios, você não está “gastando tempo que seria utilizado no exercício das funções” ou “inventando moda”, pelo contrário! Está investindo na comunicação interna e fazendo isso de forma transparente, o que é ainda mais importante.

Outras maneiras de trabalhar esse aspecto são a troca de e-mails entre os departamentos de RH ou financeiro e todos os colaboradores – com informativos e novidades – e algumas reuniões periódicas para partilha de ideias – mais uma tática para a melhora do clima, inclusive.

5.  Programe reuniões periódicas

Conversas rápidas e construtivas, 100% transparentes entre lideranças e liderados e entre gestores e equipes, tanto individuais quanto coletivas, são fundamentais para quem está acima conseguir mostrar que as portas para o diálogo e a troca ficam sempre abertas.

As reuniões também funcionam para traçar novos planos, pensar nos próximos passos do negócio e detalhar resultados, assim, esses momentos ajudam a deixar claro aos funcionários que eles estão sendo integrados e considerados carinhosamente em cada tomada de decisão.

Aproveite a deixa para sinalizar a cada um e cada uma o quanto eles têm importância para o funcionamento da engrenagem dos negócios. Dê feedbacks e receba qualquer crítica construtiva com a mesma disponibilidade.

6.  Dê e receba feeedbacks

E não só isso, como também deixe clara a necessidade de se fazer esse intercâmbio de sugestões e comentários – e de que eles sejam enviados e recebidos sem nenhum tipo de conflito ou faísca. Feedbacks são (ou precisam ser) críticas construtivas. Sempre!

Ainda por cima, eles ajudam a desenvolver a confiança na empresa.

7.  Trabalhe para criar um ambiente em que existe confiança

Cabe a você pensar em como agir internamente para que o espaço de trabalho tenha, mais do que um bom clima organizacional, um clima de confiança constante. Só assim todo mundo se sentirá à vontade para participar das trocas, compartilhar opiniões e se envolver em projetos – até de outras áreas às vezes.

Clima confiança influencia motivação funcionários

Recebeu uma opinião ou feedback? Mostre que vai considerar cada palavra de verdade! Todo mundo gosta de saber que é ouvido, certo?

8.  Deixe clara a cultura organizacional

A cultura organizacional tem a ver com a missão, as visões e os valores da empresa e pode até ser confundida com clima organizacional, mas não é a mesma coisa. Em todo caso, está diretamente relacionada a ele!

Quando cada aspecto da cultura é deixado claro aos colaboradores, eles conseguem saber se estão trabalhando em um lugar cuja linha de pensamento dos donos e das lideranças faz sentido para eles ou não.

A partir daí, podem se sentir mais estimulados a executar suas atividades ou, caso contrário, pode haver um alinhamento de expectativas com a gestão. Por isso…

9.  Esteja apto(a) a ouvir

Você já percebeu o quanto é importante estar com os ouvidos a postos para o que der e vier no momento em que falamos sobre receber feedbacks e não apenas fornecê-los, né?

A aptidão para escutar o que os funcionários têm a dizer também se encaixa no alinhamento de expectativas, na hora de procurar saber deles quais benefícios são legais e quais estão faltando, em conversas sobre flexibilidade de horário e muitos outros pontos sobre os quais ainda trataremos adiante.

Por isso, se essa habilidade estiver em falta por aí, a dica é trabalhá-la antes de seguir para os próximos tópicos.

10.  Coloque a qualidade de vida dos colaboradores em primeiro lugar

A partir das pesquisas, do Índice de Felicidade, dos feedbacks e bate-papos e de toda e qualquer estratégia que você adotar para a melhora do clima organizacional, compreenda o que falta para a sua empresa ser capaz de permitir aos funcionários equilibrar a vida pessoal e profissional.

Seja um(a) gestor(a) que elimina todos esses espaços e ajuda suas equipes a encontrarem o tão desejado equilíbrio. Isso muda tudo!

11.  Ofereça novos e melhores benefícios

Continue na linha do que os levantamentos indicaram sobre o clima organizacional e investigue novas possibilidades de benefícios e vantagens para oferecer aos funcionários além do salário.

Invista na saúde, sabendo que, para isso, o melhor a fazer é ir além de um bom convênio médico. Cogite criar programas específicos de benefícios e até buscar auxílio de consultorias específicas.

Atenção: a faixa etária dos colaboradores, sexo, estado civil e interesses pessoais contam (e muito!) na hora de tomar decisões nesse aspecto, tanto quanto a realidade profissional de cada um.

12.  Preocupe-se com reconhecimento

Dentro do ambiente corporativo, não menospreze aquele momento de elogios à equipe e agradecimentos pelo trabalho que às vezes parece pouco para você, mas pode significar muito ao colaborador ou a um time tão dedicado em suas funções.

Reconheça ideias e, caso elas sejam tiradas do papel, faça questão de informar ao idealizador que a empresa seguiu em frente com a sugestão. Parabenize a dedicação, mesmo que as metas tenham ficado no “quase lá” e ofereça prêmios e bonificações para as que forem batidas.

13.  Seja realista

Não adianta querer que os objetivos sejam alcançados quando eles são absolutamente surreais se comparados à realidade da corporação e do cotidiano dos times.

Acha que bonificações e prêmios podem melhorar o clima organizacional? Organize as metas de um jeito que elas possam ser alcançadas.

Parece simples e é mesmo!

Vamos pensar no setor de vendas: quem trabalha nessa mesma área há muito tempo, consegue saber no dia 1º do mês se determinado valor em negociações será ou não atingido quando chegar o último dia útil.

Imagine o quanto é desmotivador para essa pessoa começar a trabalhar já sabendo que não vai chegar onde a empresa espera?

14.  Seja flexível

Mais uma estratégia testada e comprovada – principalmente por causa dos acontecimentos dos últimos anos no país e no mundo –, a flexibilidade de horários e formatos de trabalho contribui para um clima organizacional mais positivo.

Se o seu negócio permite que os colaboradores não precisem atuar exatamente das 9h às 18h, por que cobrá-los de marcarem presença nesse período? Se uma parte do time ou um time sim e um não podem trabalhar de casa três vezes por semana, por que fazê-los ir todo dia ao escritório?

Alie flexibilidade à realidade dos negócios e faça testes. Veja o lado bom das coisas!

15.  Gerencie conflitos

O ponto de partida para fazer a administração de problemas será sempre o(a) dono(a) ou gestor(a) da organização e existem maneiras de se capacitar para lidar melhor com os problemas dos outros – no caso, dos seus funcionários – a exemplo dos cursos de Comunicação Não Violenta (CNV).

Tem lideranças já capacitadas em cada setor? Atribua a essas pessoas a função de gerenciar conflitos. De tempos em tempos, converse com elas sobre alternativas utilizadas e possíveis táticas para adotar nas próximas ocorrências. Não tem? Capacite!

16.  Capacite líderes

Para você não levar o mundo todo nas costas e se sentir à vontade com delegar funções – outro ponto que contribui para o mood dos negócios –, o segredo está na formação de lideranças.

Enxergue esses líderes como seus maiores apoiadores na trajetória rumo ao melhor clima organizacional e saiba que eles serão vistos pelos funcionários como referências do que fazer e de onde chegar. Desenvolva planos de carreiras para quem lidera e para os liderados também.

17.  Desenvolva planos de carreira

Essa não tem erro! Sentar com cada funcionário por uma ou duas horas e traçar planos para que eles cresçam junto com a empresa é estratégia certeira de melhora do clima organizacional.

Em primeiro lugar, o colaborador conseguirá enxergar melhor o que a organização espera dele e a potência que enxerga em seu trabalho. Em segundo lugar, o trabalhador terá menos insegurança e se questionará bem menos coisas do tipo “será que eu vou ser demitido amanhã?”.

18.  Incentive o lifelong learning

Na tradução literal do inglês para o português, o aprendizado contínuo consiste em treinamentos e estudos que ajudem os trabalhadores da empresa a se desenvolverem tanto no âmbito profissional quanto no pessoal e trazem um frescor indescritível para o cotidiano.

Sem contar que agregam ao trabalho – porque quem aprende coisas novas quer aplicá-las imediatamente!

19.  Modernize e melhore o espaço físico e as ferramentas

Os colaboradores passam quase tantas horas na empresa quanto passam em suas casas, então, o que você está esperando para tornar o local de trabalho tão moderno, prazeroso e confortável quanto um Google ou Facebook da vida?

Disponibilizar uma área de descanso, uma boa copa ou cozinha, sanitários bem limpinhos e um espaço onde seja possível estar em contato com a natureza ou, ao menos, com a iluminação natural, com certeza vai ajudar a melhorar o clima.

Assim como atualizar as ferramentas oferecidas para todo mundo trabalhar sem sofrimento. Cadeiras que causam dor nas costas e um computador que reinicia toda hora? Nunca mais!

20.  Trace estratégias de onboarding e integração

Funcionários recém-chegados e recebidos com carinho impactam direta e indiretamente – de forma positiva – em mudanças no humor do restante dos colaboradores.

Eles se sentem à vontade para compartilhar experiências trazidas de fora e às vezes acabam se tornando elos entre dois ou mais profissionais que, antes, tinham pouca comunicação.

Estratégias de integração pensadas pelo RH também surtem efeitos parecidos.

Esse estreitamento de vínculos faz com que as pessoas tenham mais tranquilidade para ser quem realmente são, mesmo no ambiente do trabalho, e desenvolvam até mais disposição para irem trabalhar todos os dias.

21.  Entenda como são vistas as políticas de RH

Os planos de onboarding e integração do RH são bem recebidos e vistos pelos funcionários? E as políticas implementadas pelo departamento? Entender o que incomoda, o que agrada e por quais razões será fundamental para fazer mudanças que contribuem para um melhor clima organizacional.

Aliás, a própria gestão de pessoas melhora o clima da empresa!

Como a gestão de pessoas melhora o clima da empresa?

Entre outros pontos:

  • com processos de recrutamento e desligamento humanizados;
  • através do alinhamento de expectativas dos colaboradores e da empresa com base na cultura e nos valores de ambos os lados; e
  • pelo cultivo da sensação de pertencimento de cada funcionário através da transparência.

Tudo porque gerir pessoas significa, acima de qualquer coisa e justamente, ser humano.

22.  Abra as portas para visitas

Familiares, amigos – e, por que não, doguinhos – são muito bem-vindos em uma organização que queira melhorar o clima entre os trabalhadores.

Momentos de descontração não representam redução da produtividade, ao contrário do que muita gente ainda pensa. Na verdade, eles podem incentivar o funcionário a fazer suas funções com mais ânimo e dão a ele orgulho ainda maior de dizer que trabalha na empresa.

Que tal fazer um calendário de visitas ou definir um dia da semana em que o pet trabalha junto com o dono?

23.  Faça eventos de confraternização

Um evento para elevar o clima organizacional pode ser organizado, não só no fim do ano, como para celebrar conquistas, uma vez a cada seis meses ou no fechamento dos bimestres. Como você preferir!

Não precisa exagerar e dar uma de Michael Scott na série The Office, mas leve as ideias de confraternização a sério e considere-as parte dos investimentos em comunicação interna e gestão de pessoas: elas aproximam, desencadeiam bons papos, expõem a cultura organizacional de um jeito descontraído e aumentam o engajamento.

24.  Apoie programas sociais

Outra aposta certeira: incentivar programas sociais e projetos que tenham relação com o desenvolvimento da comunidade na qual a empresa está instalada ou organizar doações de cestas básicas com o envolvimento dos funcionários nos processos de arrecadação e envio.

Se fizer sentido para o perfil dos colaboradores e a rotina dos negócios, vale promover visitas a abrigos, asilos e creches uma vez por ano para que sejam levados e distribuídos itens necessários para as pessoas vivendo nesses espaços.

25.  Estimule a diversidade

Empresas mais diversas têm menos conflitos, mais vínculos criados entre os colaboradores, maior apoio entre as equipes e, comprovadamente, lucratividade acima da média se comparadas com outras organizações do mesmo setor.

Diversidade e inclusão podem ser assuntos em alta agora, mas estimular a presença de diferentes culturas, etnias, gêneros e religiões no seu negócio não significa surfar uma tendência e sim fazer a diferença a longo prazo.

Enfim, toda estratégia será um investimento que você fará na chamada “employee experience” – nada mais, nada menos do que a experiência do colaborador. Igual existe a experiência do consumidor, sabe?

O clima organizacional vai se mostrar positivo quando essa experiência for a melhor possível e todo mundo acordar doido para ir trabalhar todos os dias. O ambiente estimula ou desestimula as pessoas. Não esqueça!

Motivos felicidade profissional

Agora, está aberta a nossa caixinha de sugestão caso você tenha alguma pergunta extra sobre o assunto ou alguma opinião para deixar. Manda pra gente! Aliás, abra uma caixinha dessa na sua empresa também. Através dela, podem chegar relatos valiosos (e anônimos) até quando você menos esperar!

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