7 ideias incríveis para a confraternização da empresa

Fim de ano, aniversário da empresa, o motivo não importa. Escolher um momento para reunir sua equipe para descontrair e integrar as pessoas melhora o clima organizacional. Para ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas ideias para sua confraternização da empresa ser um sucesso!

Ideias para confraternização na empresa

Realizar uma confraternização da empresa ajuda a criar um ambiente mais harmonioso e também incentiva as pessoas a socializarem entre si. No dia a dia corrido, nem sempre conseguimos ter esse tipo de interação, por isso é importante promover esses momentos sempre que possível.

De modo geral, oferecer festas é um ótimo jeito de contribuir para que os funcionários se conheçam melhor, especialmente aqueles que são de setores diferentes. Ao se conhecerem, as pessoas tendem a atuar com maior entrosamento e isso também ajuda na melhora da produtividade.

É muito comum que esse tipo de confraternização seja realizada no fim do ano, que é o momento de encerrar um ciclo de trabalho, ou quando acontece o aniversário da empresa, isso porque são datas que trazem a oportunidade de agradecer às pessoas e mostrar que a organização está indo bem porque cada um é importante para o sucesso do negócio.

Entretanto, criar um momento em que todos se sintam acolhidos e fiquem descontraídos é um desafio para os responsáveis por organizar esse tipo de evento. Por isso, esperamos que as nossas ideias de confraternização para empresas possam ajudar você nessa empreitada! Vamos lá?

O que fazer em uma confraternização de empresa

Antes de mais nada, é necessário planejar a festa de confraternização. Não deixe nada para a última hora, pois tudo que não for planejado e for feito na emoção tem grandes chances de dar errado. Se você quer mesmo proporcionar um momento diferenciado à equipe, dedique tempo para essa tarefa e organize tudo com antecedência.

Não esqueça de usar essa oportunidade em que todos estão reunidos para informar sobre questões importantes, como novas estratégias e planos de negócio ou trocas de líder, por exemplo. Aproveite para envolver as pessoas e mostrar que elas têm valor para o negócio.

Além disso, não faça tudo sozinho. Para agradar a maioria, é preciso envolver os funcionários na tomada de decisões da confraternização. Monte uma equipe para ajudar no planejamento da festa, escolhendo pessoas diferentes de cada setor, que podem se comunicar com as demais e trazer ideias realmente atrativas e assertivas.

Também não economize demais. Como citamos, esse é um tipo de ação que contribui até mesmo para a produtividade do negócio, então, veja a oportunidade como um investimento e compre aquilo que for necessário para a confraternização ser mais do que um café da tarde na sala de reuniões.

Agora, vamos às dicas do que fazer!

1.  Confraternização temática

Escolher um tema e usá-lo na decoração e nos pratos da festa é sempre uma boa pedida. Você pode pedir para que as pessoas venham vestidas ou fantasiadas conforme o tema, o que deixa tudo mais divertido.

As confraternizações temáticas que mais costumam fazer sucesso são as festas à fantasia com temas em torno de celebridades do cinema, de séries e da música, em que cada um vai vestido da sua personalidade ou personagem favorito e temas em torno de anos específicos, como 1970, 1980, 1990 e 2000.

2.  Confraternização com atrações

Como citamos, ninguém mais considera uma confraternização de verdade reunir as pessoas no próprio escritório depois do expediente e servir comida e bebida. Essa até parece uma cena do seriado The Office e, quem conhece essa série, sabe que o ambiente de trabalho que é representado não é nem um pouco desejável para quem quer que seus funcionários se sintam felizes.

Assim, é preciso alugar um espaço fora da empresa que seja compatível com o porte do negócio e preparar algo com planejamento, oferecendo entretenimento para as pessoas e fazendo com que elas se sintam bem. Além de trabalhar tudo a partir de um tema, você pode focar em atrações. Por exemplo:

  • Banda especializada em shows corporativos.
  • Peça de teatro que esteja em cartaz ou que seja conhecida.
  • Pocket show com artistas de circo ou comediantes.
  • Palestra motivacional com alguma personalidade importante da sua área de atuação.
  • Show com artista conhecido na região ou mesmo nacionalmente, mas que entre no orçamento.

3.  Confraternização com premiação

Você também pode transformar a sua confraternização em um momento para prestigiar seus melhores funcionários. Crie categorias para entregar medalhas ou troféus para quem realizou bem suas tarefas ou conquistou novos clientes, por exemplo, dentro de um período determinado ou durante o ano.

Claro que, além de exigir organização, definir premiações precisa ser algo justo. Então, organize uma equipe avaliadora ou uma comissão e faça tudo com transparência, como acontece em programas de premiação do funcionário do mês.

Você pode se inspirar nos moldes de eventos como o Oscar e pedir que as pessoas venham em trajes de gala, deixando o momento com um ar mais tradicional e importante - se entender que esse estilo é algo que a maioria das pessoas da sua empresa possa gostar.

4.  Confraternização virtual

Pode ser que você atue com profissionais de todo o Brasil ou até fora dele no modelo de trabalho remoto. Nesse caso, custear passagem e estadia para que todos desfrutem de uma confraternização presencial pode não caber no orçamento. A boa notícia é que tudo bem, porque também existem formas muito legais de fazer confraternizações à distância. Quer ver?

Inimigo secreto virtual

Funciona assim: a empresa faz uma votação entre os funcionários com opções de presentes de diversos valores, conforme a verba disponível. No dia da confraternização por videoconferência, é feito o sorteio de um presente para cada funcionário.

A graça começa na segunda parte da dinâmica: os funcionários podem “roubar” o presente uns dos outros. Para que funcione, existem duas regras básicas que precisam ser definidas antes dos "roubos": determinar quantas vezes um presente pode ser “roubado” e também quantas vezes cada participante pode “roubar” presentes.

Depois das trocas feitas, a empresa precisa garantir a entrega dos prêmios nas casas dos funcionários. Uma dica é incluir cartões de agradecimento escritos pelos próprios gestores.

Talk show

Aqui, a ideia é fazer uma transmissão ao vivo, na qual o gestor se reúne com uma personalidade escolhida pela equipe e faz uma entrevista com ela.

Os funcionários podem acompanhar a conversa remotamente e, para deixar tudo mais agradável, você pode garantir a entrega de kits com itens de happy hour para que as pessoas tenham comida e bebida especiais para degustar enquanto a atração acontece.

E, é claro, proporcione interação entre os funcionários e a personalidade, por meio do envio de comentários e perguntas.

Festa na caixa surpresa

Simplesmente um kit de festa entregue em casa.

A empresa precisa entregar os kits nas casas dos funcionários, marcar uma reunião e pedir para que os kits sejam abertos apenas no momento do encontro. Assim, todos poderão abrir a surpresa juntos e confraternizar com a equipe pela reunião virtual.

Talk Wine

A Talk Wine é uma empresa que oferece degustação virtual de vinhos. Para confraternizações, a proposta é enviar um kit personalizado de rótulos selecionados conforme o orçamento da empresa, bem como um material de apoio com informações sobre cada vinho e a receita de um chef como opção de harmonização.

Em dia e hora combinados, os funcionários devem acessar um link para uma live exclusiva para a degustação virtual, que apresenta atrações personalizadas, tem a participação do gestor e transmissão a partir de um estúdio de televisão.

5.  Confraternização com ação solidária

Essa é uma das ideias para confraternização de fim de ano da empresa mais usadas. Pela proximidade com o Natal, faz muito sentido reunir a equipe também em torno de uma causa solidária que possa ajudar alguma entidade social que precisa de doações.

O legal é que esse tipo de ação também incentiva a empatia e conecta os funcionários com os valores da empresa, que mostra preocupação em ajudar o entorno e não só a si mesma.

6.  Confraternização com sorteios

Assim como no caso de criar premiações, é importante que os brindes sorteados sejam especiais.

Busque brindes exclusivos e personalizados, que tenham um design legal e sejam úteis para os ganhadores. Dessa forma, você também pode gerar expectativa para a participação no sorteio.

7.  Confraternização com jogos e dinâmicas

Dinâmicas para confraternização de empresa podem ser sempre interessantes, porque são uma forma certeira de entreter os participantes. Para não escolher dinâmicas ou jogos que as pessoas considerem chatos, pesquise antes com a equipe responsável pela organização quais podem ser do gosto do público da sua festa.

Recomendamos que qualquer dinâmica em grupo seja feita em grupos pequenos, para que todo mundo possa interagir com o que é proposto. Essas atividades também podem servir como um espaço de escuta entre colaboradores, um momento legal para trocar ideias.

Se for no fim de ano, a Dinâmica da Gratidão é bem conhecida e normalmente bem aceita. Para aplicar, é só fazer o seguinte:

  1. Encha um balão.
  2. Ele deve ir passando de mão em mão até que todos falem razões pelas quais são gratos.
  3. Podem ser feitas várias rodadas, em que cada vez é preciso pensar em um âmbito da vida: agradecimentos referente à família, ao trabalho etc.

Já se você pretende oferecer jogos, os torneios de videogame fazem muito sucesso, ou mesmo um quiz sobre a empresa e também competições de karaokê. Você pode associar esses jogos divertidos com a entrega de brindes também, para aqueles que se saírem melhor nos jogos.

Quantas ideias de confraternização para empresas podemos fazer, não é mesmo? Inclusive, busque ir além da festa de fim do ano, proporcionando eventos assim em outros momentos, a exemplo de datas especiais para a empresa, como sua fundação.

Claro que não dá pra fazer um evento todo mês, mas, programando um ou dois para cada ano, você já vai notar a diferença no clima organizacional, pode apostar!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração