5 Dicas para elaborar um programa de "funcionário do mês"

Conheça as cinco melhores formas de criar um método de avaliação ideal para a escolha do funcionário do mês da sua empresa!

Funcionario do mês

Se você busca um ambiente de trabalho produtivo com funcionário felizes, um dos primeiros passos é criar uma forma de valorizar os que colaboram para o crescimento da sua empresa.

Uma das maneiras de fazer isso é identificando o funcionário do mês através de pesquisa e análise, prestigiando o trabalho bem feito que está sendo realizado por ele.

O funcionário do mês é um programa de reconhecimento que deve servir como impulso para a equipe buscar ser cada vez mais competente. Assim, os que atingirem maior excelência no trabalho, serão recompensados.

Essa é, com certeza, uma forma de manter os colaboradores motivados, pois honrar sua dedicação aumenta o seu ânimo e, também, a produção.

Mas, para fazer esse tipo de avaliação, é necessário criar uma pauta que contenha alguns critérios na hora de escolher quem receberá a premiação de funcionário do mês. E, para isso, separamos algumas dicas que irão ajudá-los a efetivar o processo ideal. Vamos juntos?

1.  Crie uma equipe de trabalho para acompanhar o programa

Os funcionários da empresa são os maiores conhecedores do que acontece no ambiente de trabalho, certo?

Forme uma equipe com os mais imparciais e de sua confiança. Com ela ao seu lado, será mais fácil estabelecer os melhores critérios de avaliação para que contenha uma metodologia justa, escolhida por todos.

2.  Realize uma pesquisa de critérios e desejos

Peça a opinião dos funcionários da empresa. Seja através de papéis em uma urna ou questionário online, peça para os colaboradores opinarem, anonimamente, sobre quais formas de avaliação seriam adequadas para escolha final.

Além disso, o questionário deve ter um espaço separado somente para as ideias de premiação para os funcionários. Assim fica mais fácil selecionar os principais itens que eles têm ambição de receber.

3.  Opte por critérios que se apliquem a todos os funcionários

Não exclua cargos da empresa ao escolher apenas determinados critérios de avaliação e torne possível com que todos possam participar de forma igualitária do processo de reconhecimento do funcionário do mês.

O ideal é valorizar itens como:

  • cotas de desempenho;
  • criatividade;
  • trabalho em equipe;
  • positividade; e
  • persistência.

4.  Defina metas

As metas funcionam como estimulantes para os colaboradores, devendo ser uma forma de competição saudável dentro da empresa.

Defina metas específicas para cada funcionário, de acordo com as suas funções e melhores habilidades, garantindo o resultado pela boa produtividade da empresa e mais proximidade do funcionário com o grande prêmio.

5.  Escolha as recompensas

É claro que a pessoa escolhida como funcionário do mês merece uma recompensa. Lembra que citamos para que os funcionários deem algumas opções de premiação durante a pesquisa? É hora de conferir essa lista e saber qual é a recompensa para funcionários mais desejada.

Quando elaborar a premiação, junto com a sua equipe, deixe claro que o presente não necessariamente precisa ser algo material, podendo (devendo, na verdade) ser além de dinheiro, tal como:

  • troféu;
  • vale-presente;
  • um almoço especial; ou
  • uma folga em um dia coringa que beneficie ainda mais o descanso.

Da mesma forma, o quadro com o funcionário do mês fotografado serve como motivação, pois pode ser utilizado no escritório, local de fácil visualização de todos os outros colegas, o que vai servir de inspiração.

Pode-se cogitar a substituição por um quadro com somente os nomes gravados. Converse entre os colaboradores e descubra qual é a preferência mais confortável para todos.

Avaliação online: gamificação

Se você possui um sistema de gestão de pessoas online legal, dá para utilizar a gestão de desempenho para fazer a avaliação do funcionário do mês.

Através de um sistema como esse, é possível aplicar a gamificação, estabelecendo metas e criando jogos que estimulem a participação por meio de uma recompensa, que pode incluir o reconhecimento como funcionário do mês.

Além disso, você possui maior controle, podendo conferir cada tarefa cumprida e realizar feedbacks para os colaboradores.

Com o ranking final de desempenho, você tem o funcionário do mês. Em caso de empates, poderá utilizar as cinco dicas acima para chegar em um consenso final.

Lembre-se: é muito importante manter todos informados sobre a política de premiação para funcionários. Sua finalidade e critérios de avaliação precisam estar claros e eles devem ser objetivos.

Busque um feedback entre funcionários para entender como está sendo a avaliação e a reação deles diante do reconhecimento. Compartilhe todo resultado com a equipe de trabalho. As melhores pessoas para fazer os anúncios são gestores e equipe auxiliar pelo programa.

Esclareça para todos da empresa, sempre que possível, que essa é apenas uma das formas de agradecer seus esforços e de como eles são importantes para que, juntos, cresçam sempre mais.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário