Recompensas para Funcionários: quais tipos de premiações oferecer

Para manter os colaboradores de uma empresa motivados, uma boa estratégia é trabalhar com recompensas para funcionários. Para tal, é necessário saber quais tipos de premiações oferecer aos seus colaboradores.

Manter bons colaboradores motivados não é tão simples quanto parece. É preciso esforçar-se para mostrar a eles que esta relação pode ser benéfica para ambos os lados. Neste ponto é que se faz necessário buscar meios para recompensar pessoas e reter talentos.

Para isso, gestores de pessoas buscam programas de recompensas para funcionários, a fim de encontrar neles exemplos de bonificação para colaboradores e ideias motivacionais que possam ser aplicáveis na realidade de suas empresas.

Para ajudá-lo a motivar seu pessoal, separamos alguns tipos de premiações para você oferecer a sua equipe, veja:

Salário Indireto

O salário indireto é um pacote de benefícios que pode ser oferecido pela empresa, seu objetivo é incentivar os colaboradores, deixando-os motivados. A bonificação pode ser estruturada com:

  • vale-alimentação;
  • assistência médica;
  • plano odontológico;
  • auxílio-creche;
  • vale-academia; entre outros.

É importante notar que o salário indireto é algo “a mais” que a empresa pode oferecer e os benefícios aqui citados não configuram salário financeiro e fixo dos colaboradores.

Assim sendo, não podem ser descontados da folha de pagamento, entendido? É necessário manter-se atento para não pisar na bola com seus funcionários.

Cursos e treinamentos

Uma empresa que investe em seu capital humano é um lugar que vale a pena estar - e continuar. Por isso, uma boa opção para premiar seu pessoal é investir no conhecimento da equipe. Aqui a empresa poderá oferecer:

  • especializações;
  • workshops;
  • treinamentos;
  • bolsa de estudos; entre outros.

Felizmente, muitas empresas já enxergam este tópico como um investimento - e é isso mesmo!

Além da recompensa extraordinária e motivação instantânea, o retorno de produtividade e, consequentemente, financeiro é potencializado.

Remuneração variável

A ideia é que o colaborador possa ser premiado financeiramente ao atingir metas e objetivos propostos pela empresa. Esse tipo de recompensa pode ser estimulado por jogos dinâmicos e saudáveis dentro do ambiente de trabalho, como é o caso da gamificação.

Sugestão premiada

Um método bastante utilizado por grandes empresas é o da sugestão premiada. Como o nome indica, o colaborador que der uma sugestão infalível, que poderá mudar o rumo de um determinado negócio, será recompensado.

Este meio de premiar seus colaboradores pode aumentar - e muito! - a participação dos mesmos no cotidiano da empresa.

Sabe aquele funcionário desmotivado? Então, ele pode ser um profissional super criativo e estratégico, que foi adormecido pela falta de incentivo da empresa.

Prêmios por desempenho

Prêmio por desempenho.

Uma boa maneira de motivar seus funcionários é oferecer recompensas pelo seu desempenho em determinado projeto ou período.

Vale notar: para premiar desempenho, a recompensa não precisa ser, necessariamente, bonificação financeira. Seja criativo. Veja algumas ideias:

  • viagens internacionais (com tudo pago);
  • jantares;
  • passeios;
  • ingressos para concertos, teatro, cinema, entre outros.

Incentivo não-financeiro

Se a realidade da sua empresa não permite premiar os funcionários com incentivo financeiro, não se preocupe. Aqui vão algumas ideias que não exigem um alto poder aquisitivo. Confira:

  • reconhecimento individual;
  • folgas extras;
  • promoções;
  • ações simples, como: oferecer donuts aos seus colaboradores; entre outros.

Motivar e recompensar os colaboradores é necessário para a saúde e clima organizacional da empresa. Oferecer recompensas aos funcionários não deve ser visto como custo extra, mas sim como investimento.

Caso sua empresa esteja passando por um momento difícil, você sempre terá ao seu alcance a opção de dizer um “Obrigado” aos seus colaboradores, por exemplo.

Reconhecê-los, individualmente, não custa nada e pode servir para o momento. Juntamente com isso, é possível pôr em prática outras ideias aqui sugeridas.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário