Como criar um sistema de avaliação de desempenho e aumentar a produtividade da empresa

Entenda mais sobre como avaliar a sua empresa e seus funcionários para criar uma estratégia de aumento de produtividade!

sistema de avaliação de desempenho

Um sistema de avaliação de desempenho para empresas é imprescindível para ajudar a analisar e entender melhor o funcionamento do seu negócio, a produtividade dos funcionários e para pensar em soluções estratégicas que aumentem a eficiência da empresa.

O serviço de Recursos Humanos (RH) de uma empresa é essencial para que o sistema de avaliação de desempenho seja aplicado, seja essa ferramenta tradicional ou tecnológica.

Acompanhar as atividades e produtividade dos funcionários é a melhor maneira de levantar dados que irão contribuir para a melhoria da sua empresa, por isso, entender o que é sistema de avaliação de desempenho e como aplicá-lo é bastante importante - tanto para a empresa quanto para os funcionários, já que eles irão receber feedbacks e poderão trabalhar para se adequar aos padrões da empresa também.

Além disso, a avaliação de desempenho é uma maneira de manter os colaboradores focados em cumprir com as metas da empresa, contanto que recebam as devidas recompensas pelo seu esforço.

Também será um fator que irá ajudar a perceber onde os funcionários estão tendo mais dificuldade e, quem sabe, investir em algum tipo de treinamento ou curso de aperfeiçoamento (até mesmo dinâmicas de motivação podem ser uma boa ideia).

Um bom sistema de avaliação de desempenho empresarial avalia não apenas cada funcionário individualmente, como também o desempenho da equipe como um todo. Às vezes o empregado pode fazer um ótimo trabalho sozinho, mas precisa de ajuda para interagir com a equipe, ou ainda o contrário: pode ser que seja muito bom no meio dos seus colegas, mas apresenta dificuldades para realizar tarefas sozinho.

O que é sistema de avaliação de desempenho?

Efetivamente é um método que mede a performance dos trabalhadores de uma organização ou empresa para classificar o que está sendo entregue e comparar com as metas pré-estabelecidas. Mais do que isso, traz informações suficientes para que o potencial de cada colaborador seja melhor explorado e trabalhado dentro da empresa, de maneira que otimize a produtividade e resultados gerais.

Como criar um sistema de avaliação de desempenho?

Para criar um bom sistema de avaliação de desempenho, é preciso saber quais as responsabilidades de cada funcionário e escolher os fatores de avaliação (por exemplo, quais as habilidades técnicas de cada profissional, assiduidade dos funcionários, nível de produtividade diária, etc.). Lembre-se que quanto mais fatores forem utilizados, mais completa será a avaliação).

Também é necessário levar em conta alguns elementos na hora de realizar a avaliação de desempenho, tais como:

  • Imparcialidade;
  • Sinceridade;
  • Feedback;
  • Orientação;
  • Acompanhamento.

Além disso, há diversos métodos para aplicar uma avaliação de desempenho, dos quais a empresa pode escolher qual será o melhor para avaliar seus funcionários. Dentro os métodos disponíveis, estão:

  • Auto-feedback (autoavaliação);
  • Avaliação pelo superior direto;
  • Avaliação da equipe;
  • Avaliação do líder;
  • Avaliação 360º graus (todos os colaboradores, independente da posição dentro da empresa, podem ser avaliadores e avaliados ao mesmo tempo).

como criar um sistema de avaliação de desempenho

Por que investir em um sistema de avaliação de desempenho?

Se você perguntar qual vantagem uma avaliação de desempenho irá trazer para a empresa, podemos começar respondendo que será um ótimo modo de ajudar a reconhecer os profissionais que trabalham no estabelecimento.

Além de trazer clareza acerca de cada pessoa na equipe (e da equipe como um todo), também verifica o resultado de treinamentos fornecidos pela empresa e identifica comportamentos negativos dentro do ambiente de trabalho. A melhor parte de tudo isso é que os custos para aplicar um sistema de avaliação de desempenho são muito baixos!

Outro bom motivo para realizar essas avaliações periodicamente é que, através delas, a relação empresa-empregado se torna muito mais frutífera dado que será possível entender quais os fatores que incomodam e satisfazem o empregado, assim como eles irão receber feedbacks sobre o comportamento e modo de trabalhar. Desse jeito, a relação entre as partes será mais aberta e o desempenho será bem melhor.

A gamificação através do sistema de avaliação de desempenho ajuda a definir quais atividades de cada cargo irão ajudar no planejamento estratégico da empresa. De maneira que pode-se, então, fazer uma monitoração e bonificação em cima dessas determinadas atividades. Assim, cria-se uma estrutura de meritocracia e se torna fácil perceber quem está ou não desempenhando as atividades-chave.

É bastante comum cometer erros ao realizar uma avaliação de desempenho, principalmente se é a primeira vez que ela é feita pelo RH. Dentre os erros mais comuns e que você pode evitar, tomando conhecimento desde já, estão a falta de uma boa equipe, feedbacks mal aplicados, não levar em conta todo o histórico do funcionário, medo de pontuar problemas, esquecer de considerar um plano de carreira.

Como preparar um funcionário para realizar a avaliação de desempenho?

É importante que haja uma conversa aberta e clara com todos os funcionários sobre o sistema de avaliação de desempenho e como ele irá funcionar. Explicar o porquê fazer a avaliação, quais serão os critérios, com que frequência será realizada e esclarecer que o feedback é para exclusiva melhoria das funções de cada um e da empresa como um geral. Assim, todos se sentirão mais seguros de passar por essa avaliação e não terão resistências.

A realização do processo de avaliação com frequência é fundamental para que os resultados possam ser analisados e transformados em estratégias de melhoria para a empresa. No começo pode ser que hajam dificuldades, mas dentro de alguns meses, quando todos já estiverem a par do método usado e com as metas e objetivos da empresa, tudo irá fluir com mais assertividade.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário