8 maneiras de motivar e elogiar sua equipe

Conheça oito dicas de como motivar a equipe de trabalho para alcançar um desempenho cada vez melhor, colaborando para o crescimento pessoal junto à empresa.

Elogio equipe de trabalho

Uma equipe de trabalho desmotivada pode fazer o rendimento da empresa cair, mas lembre-se que isso não é exclusividade do seu negócio e tem como reverter o quadro.

Com o passar do tempo, é normal que os colaboradores sintam-se desanimados, principalmente quando os seus esforços não ganham nenhum tipo de reconhecimento.

Motivar o grupo de trabalho ajuda na melhora de desempenho e incentiva os funcionários a buscarem cada vez mais bons resultados para a empresa.

Para que isso aconteça, é necessário manter a constância nos elogios a equipe de trabalho e agradecimentos, valorizando sua persistência.

E se você não sabe exatamente como isso tudo pode ser feito, preparamos oito dicas que vão te ajudar a motivar a sua equipe de trabalho!

1.  Dê autonomia aos colaboradores

A confiança é a base de toda relação e, nos negócios, não é diferente. Uma forma de demonstrar confiança nos funcionários é dar liberdade para que eles controlem o próprio tempo e atividades.

Isso irá ajudar a fortalecer os laços de respeito entre o empregador e o empregado, além de aumentar a motivação.

Porém, atente-se aos funcionários que podem aproveitar a chance e deixar de fazer as próprias tarefas. Não tenha medo de cobrar os que não desfrutam do benefício de forma positiva.

2.  Feedback positivo

Reconhecer um bom desempenho e elogiá-lo, para o colaborador, vale muito mais que um prêmio. Ele saberá que é um exemplo e inspira os outros da sua equipe por fazer um ótimo trabalho.

Pequenas ações e esforços devem ser percebidos e demonstrados em forma de gratidão e agradecimento à equipe de trabalho.

Quando a ação do funcionário gerar bons resultados, quando ele busca conhecimento, faz um esforço extra ou manifesta interesse, mostre a ele como aquele gesto é importante para a organização.

3.  Estimule a competição saudável

Competições são ótimos impulsos motivacionais, mas precisam de supervisão para que não fujam do caminho da diversão e gerem conflitos entre os funcionários.

Estimule desafios individuais, mas, para evitar efeitos indesejados, lembre-se de criar dinâmicas de grupo incentivando o trabalho em equipe.

Um exemplo de desafio é a criação de uma propaganda para divulgar um lançamento. O colaborador ou uma equipe precisa pensar em ideias que colaborem para a venda do item, estimulando a criatividade.

Lembre-se de recompensá-los! Como premiação, pode-se pensar em algo além de dinheiro, como um dia de folga, um almoço especial, um troféu ou vale-presente.

4.  Incentive o crescimento dos funcionários

Um dos papéis do líder é incentivar o crescimento pessoal dos seus funcionários. Uma maneira legal de apoiar o conhecimento da sua equipe de trabalho é incentivar a participação em cursos, oficinas e treinamentos na própria empresa ou região.

Outra forma que também é muito prática, é levá-los individualmente para acompanhar alguma atividade de outro funcionário ou até mesmo a sua, gestor, ensinando-o como certas habilidades podem ser melhoradas ou instruindo novas competências.

Essa, inclusive, é uma ótima maneira de aumentar a proximidade e confiança entre os funcionários, resultando em boas parcerias de trabalho.

5.  Valorize novas ideias

Os membros da empresa convivem uns com os outros, certo? Provavelmente, falam sobre trabalho e pensam juntos em formas de melhorar alguns setores. São diferentes experiências e visões que podem somar e se transformarem em ideias brilhantes!

Você, como um líder, pode abrir espaço para que os colaboradores venham sugerir mudanças que podem acrescentar na organização em que trabalham.

Para os funcionários, ser ouvido e ter sua ideia transformada em realidade, é uma forma de ser valorizado.

6.  Descubra o que os motiva

Todo funcionário é único. Alguns são acanhados e outros são mais desinibidos. Alguns são melhores em trabalhos colaborativos, enquanto outros se destacam mais quando trabalham individualmente.

Há também aqueles que estão começando agora e os que já possuem um extenso currículo, repleto de experiências.

Sendo assim, conseguimos entender que não existe uma só fórmula quando o assunto é motivar e elogiar um funcionário. O líder que se deixa levar por essa ideia provavelmente está fadado ao erro.

Nesse caso, a solução é: escutar o funcionário. Converse pessoalmente, descubra quem ele é, entenda suas motivações e ambições, o que ele espera da empresa e o que ele tem para oferecer a ela.

É através da compreensão mútua que um bom líder consegue extrair o melhor do seu colaborador e lhe oferecer incentivo para que ele continue a crescer.

7.  Faça do ambiente de trabalho um lugar inspirador

O ambiente de trabalho precisa ser um lugar que o funcionário queira estar. Um espaço agradável que inspire produtividade, bom humor e criatividade pode levantar o astral e trazer muitos resultados positivos para a empresa.

Pequenas mudanças que ajudem os colaboradores a se sentirem em casa, como um sofá no escritório, uma cozinha acolhedora ou uma sala que estimule a diversão, são suficientes para gerar bem-estar no trabalho.

8.  Comemore as vitórias

Toda realização é importante e, mesmo que pareça pequena, é uma meta cumprida, um objetivo alcançado.

Procure celebrar esses feitos por meio de um happy hour, um almoço com a equipe de trabalho ou até mesmo um café da manhã diferenciado na empresa. Os elogios não precisam, necessariamente, virem naquela forma tradicional de aperto de mão seguido de "parabéns".

Uma dica extra é espalhar pelo ambiente de trabalho frases e mensagens de trabalho em equipe e motivação, de grandes pensadores como:

  • “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” – José de Alencar.
  • "O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para procurar por ele." – Henry David Thoreau.
  • "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia" – Robert Collier.

Seguindo essas dicas, você será capaz de motivar os funcionários a buscar metas cada vez mais desafiadoras e manter a empolgação, união e positividade do grupo!

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário