Como elaborar um planejamento estratégico de metas e objetivos

Com o intuito de estabelecer objetivos anuais para a sua empresa, conheça o que é necessário para planejar as metas de vendas e cumpri-las.

Planejamento estratégico metas e objetivos

A venda é a forma de trazer recursos para a sua empresa, por isso é fundamental ter um modelo de planejamento de metas para buscar resultados efetivos.

Não existe nenhuma regra exata do que se deve fazer, mas, se a sua pretensão for aumentar as vendas, é possível trilhar um caminho voltado para a estratégia.

Algumas etapas são necessárias na hora de planejar uma meta, por isso iremos detalhar alguns passos para que você possa pôr em prática ao montar o seu planejamento de metas totalmente baseado nos seus próprios objetivos.

Analise os dados e informações já existentes

O primeiro passo para começar o seu planejamento de metas de vendas é analisar os dados já existentes sobre a sua empresa. Isso implica em fazer um levantamento para obter dados como:

  • o que foi vendido;
  • quais produtos vendem mais;
  • quais são os tipos de clientes conquistados, quais os clientes retidos, os ausentes que precisam ser reconquistados;
  • os tipos de clientes que mais rendem vendas para a empresa.

Também é importante estar ciente de outras informações do mercado, tais como crescimento da economia, taxas de juros, câmbio, crises e eventos que podem ajudar na melhora das vendas, como as datas comemorativas e grandes festas.

Outro dado que é indispensável é o quanto sua empresa precisa lucrar para se manter, ou seja, você precisa saber qual o mínimo de renda é necessário alcançar para pagar as próprias despesas.

Previsões de cenários e de vendas

Baseado nos dados e informações que foram coletados, chegou a hora de prever o cenário do mercado e encaixar a sua empresa.

Descubra se o ano está propício para o crescimento, a estagnação ou a redução de vendas.

Se você fizer um levantamento de vendas do ano interior e criar um gráfico, conseguirá uma previsão bem definida de como anda o crescimento ou redução das vendas na sua empresa.

O plano é ter lucro, certo? Por isso, defina sempre objetivos claros e dentro das suas possibilidades, assim será possível determinar o quanto pretende vender no período estipulado do seu planejamento estratégico de metas e objetivos.

Estabeleça os objetivos de vendas

A forma de estabelecer objetivos de vendas mais indicada é pensar nas projeções mensal, trimestral e semestral.

Ou seja, todo mês você cria uma meta de venda para um setor ou para toda a empresa. Essa meta pode ser dividida entre os vendedores.

Faça levantamento de possíveis recursos

É importante ter uma visão futurística em relação às necessidades da empresa, por isso coloque no seu planejamento também a possibilidade de recursos adicionais. Isso inclui:

Execução do plano de vendas

Faça uma tabela que comporte as metas e ações do grupo e individuais. Lembre-se de que metas individuais devem ser conversadas de maneira particular com cada vendedor.

Para iniciar o seu plano de vendas, monte uma apresentação simplificada para a sua equipe de alta performance de vendedores, através do qual seja viável visualizar todo o cronograma com os objetivos e planejamentos para o ano.

Acompanhe o seu planejamento

Mesmo com um planejamento de metas pronto, é preciso acompanhar os resultados mensalmente e passar um feedback para a sua equipe de vendas.

Também não tenha medo de errar e corrija o que for necessário para que o seu objetivo anual de vendas seja cumprido.

Um planejamento de trabalho é uma base e ele só irá funcionar se você conseguir efetivá-lo, conforme os objetivos e metas finais traçados, alterando e ajustando quando for preciso.

Esse é o foco!

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário