Gestão por Resultados: os principais métodos da gestão estratégica

A Gestão por Resultados é capaz de aumentar o engajamento dos seus colaboradores com o seu negócio e aumentar a produtividade. Conheça esse método de gestão e saiba como aplicá-lo na sua empresa.

Gestão por resultados estratégica

Talvez você já deva ter percebido que o que realmente importa, ao fim de cada dia de trabalho, são os resultados obtidos.

O processo é parte importante, pois sem ele não há produção. Mas a verdade é que a meta está no resultado final.

Uma gestão orientada para resultados foca exatamente nisso: o objetivo a ser alcançado.

Nesse modelo de gestão, o processo não está em evidência, mas o que realmente conta é onde chegar e não como chegar. Claro que algumas regras ou formas de trabalho devem ser respeitadas, porém não há enrijecimento nos processos diários.

Nesse modo de administração, é possível engajar a equipe e aumentar a produtividade, já que todos passam a ser responsáveis pelos resultados e cada colaborador perceberá que realmente é importante para que o grupo alcance a meta.

Além disso, por se tratar de uma administração com base em dados e números, o papel do líder nas organizações modernas passa pela tomada de decisões com mais segurança e assertividade, já que tem por base os resultados.

O que é Gestão Estratégica de Resultados

Essa é uma gestão que transforma os números em informações e tem os resultados como principal foco.

Isto é, não há imposição na forma como as ações serão realizadas ou mesmo na quantidade de horas trabalhadas por dia, uma vez que o que realmente importa são os resultados obtidos pela equipe.

Dessa forma, o grupo precisa estar bastante comprometido e entender que a responsabilidade por cada objetivo alcançado é de todos. É, também, fundamental que todos os setores da empresa caminhem juntos, cada um com a sua tarefa, mas todos a favor de uma mesma meta.

Características deste modelo de gestão

  • Todos são responsáveis pelos resultados;
  • a empresa toda trabalha junto;
  • lideranças devem ser mais participativas;
  • o processo não deve ser imposto;
  • foco nos resultados.

Vantagens desse Modelo de Gestão

Vantagens modelo de gestão

Facilita a tomada de decisões

Baseando-se em números e resultados, o gestor consegue tomar decisões com mais tranquilidade e segurança, pois sabe exatamente onde quer chegar e em qual situação se encontra.

Motivação

Os funcionários ficam mais envolvidos com as tarefas, nesse modelo de gestão, pois percebem que sua contribuição realmente reflete no trabalho de toda a equipe.

Perceber que o resultado final está diretamente ligado ao seu esforço pode ser muito motivacional.

Melhora a comunicação

Nesse modelo de gestão, as pessoas ficam mais à vontade para expor ideias e dar sugestões, já que se sentem mais valorizadas e responsáveis por cada tarefa.

Aumento da produtividade

Os colaboradores se sentem mais engajados nas tarefas, gerando, assim, maior sensação de pertencimento e de responsabilidade com a equipe.

Com isso, cada membro tende a contribuir de forma mais produtiva e eficaz.

Equipe unida

Como cada indivíduo do grupo se sente mais responsável e atuante, a comunicação mais ativa tende a deixar os colaboradores mais unidos. Além disso, todos estarão em prol de um mesmo objetivo, o que também irá fortalecer o grupo.

Como aplicar a Gestão por Resultados

1.  Focar no objetivo da empresa

É preciso que os objetivos da empresa estejam estabelecidos e claros, afinal todo o processo se dará com base neles.

Partindo desse pressuposto, tenha como base os propósitos e ambições da empresa e qual será o planejamento estratégico a se seguir.

2.  Definir os objetivos e tarefas de cada um

Todos os setores da organização devem trabalhar juntos em prol de uma mesma meta: alcançar os propósitos da empresa.

Mas isso não significa que cada equipe ou colaborador terão os mesmos objetivos. Ao contrário. Por isso, determine as tarefas e metas de cada um, estabelecendo prazos de entrega.

3.  Monitorar o processo

Durante o processo, é importante que os gestores e os colaboradores avaliem se estão no caminho certo para alcançar os objetivos traçados e, caso necessário, deve ser feito reajustes nas tarefas.

4.  Avaliar o desempenho

Ao fim das atividades, é preciso analisar o desempenho individual e da equipe, através de um sistema de avaliação de desempenho, para comparar com a meta estabelecida, certificando-se de que o objetivo foi alcançado.

5.  Recompensar

Quando o objetivo é alcançado com sucesso, os colaboradores devem ser recompensados por seus esforços.

Essa é uma prática que irá estimular e motivar a equipe.

A gestão por resultados tem se mostrado uma grande aliada para gestão empresarial e pode garantir o sucesso da sua empresa.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário