Como melhorar a produtividade dos funcionários em 10 etapas

Estimular diariamente os colaboradores pode ser uma tarefa difícil, mas, com alguns passos simples, sua equipe pode se sentir ainda mais motivada. Confira agora como melhorar a produtividade dos seus funcionários!

Produtividade do funcionário

Investir em capacitação, padronizar processos, definir metas e apostar em tecnologia e na comunicação interna da sua empresa são algumas das várias formas de aumentar a produtividade dos funcionários.

Pense que é necessário motivar e engajar as pessoas que trabalham com você para que elas se sintam importantes e tenham prazer no ofício que exercem!

De acordo com uma pesquisa feita pelo Survey Monkey, cerca de 36% dos brasileiros estão infelizes com seus empregos e 64% gostariam de fazer algo diferente, dados que mostram o quanto é importante investir nos funcionários para que todos se mantenham felizes e produtivos no trabalho.

Quer ir ainda mais além e manter o rendimento da empresa sempre no máximo? Considere também vários outros fatores que farão a diferença no seu negócio. Pensando em ajudar, preparamos 10 dicas simples. Confira!

O que é “produtividade do funcionário”?

A produtividade do funcionário consiste no quanto ele consegue produzir e quanto de lucro ele gera em seu dia a dia de trabalho.

Esse termo tem uma ligação direta entre eficiência e tempo, ou seja, quanto mais rápido o trabalhador obter um resultado pretendido, mais produtivo ele será.

Um cabeleireiro precisa terminar o serviço em “x” minutos para conseguir atender um determinado número de clientes e atingir a meta do dia. Já um vendedor precisa prospectar “y” compradores e tentar fechar negócios em “z” dias para manter suas metas em ordem.

A forma de ser produtivo é diferente em cada empresa, mas a importância da produtividade se mantém sempre a mesma: eficiência e lucro.

Pode parecer um conceito simples, mas há muitos elementos que podem interferir de forma direta ou indireta nos resultados. Vamos falar um pouco mais sobre isso.

Fatores que afetam a produtividade

Maquinário e ferramentas disponíveis, condições de trabalho e a gestão de relacionamento da equipe são alguns dos principais fatores que podem afetar a produtividade nas empresas.

Além disso, temos mais alguns outros a considerar, como:

  • ausência de reconhecimento e feedbacks;
  • definição de metas inalcançáveis;
  • falta de infraestrutura; e
  • pouca ou nenhuma inovação tecnológica no negócio.

A produtividade começa a partir do momento que sua empresa fornece um bom espaço para trabalhar e abertura para trocas e conversas sinceras entre funcionários e gerência.

Por isso, é sempre importante ouvir o que os colaboradores têm a dizer e, em paralelo, analisar se há a necessidade de atualizar os instrumentos de trabalho disponíveis e quais melhorias são necessárias para criar um ambiente ainda mais mais leve, acolhedor e motivador.

Agora, conheça algumas dicas práticas para aumentar a produtividade na sua empresa.

10 passos para melhorar a produtividade dos funcionários

Criar processos, capacitar, definir metas e investir em tecnologia são ótimas formas de melhorar o dia a dia de trabalho dos colaboradores, fazendo com que todos sejam ainda mais produtivos.

Ainda há outras diversas formas de se fazer isso. Vamos falar um pouco mais sobre elas nos próximos tópicos.

1.  Crie processos claros

Organizar a casa é uma das primeiras coisas que você precisa fazer para garantir o bom funcionamento da empresa. Analise com atenção como cada processo acontece no momento atual e como eles podem se tornar mais eficientes.

Vamos supor que você tenha uma loja de calçados onde os funcionários sempre focam em atender aos clientes que chegam e acabam deixando o caixa de lado, gerando filas gigantescas e o descontentamento das pessoas.

Você pode criar um turno rotativo e montar escalas de trabalho definindo onde cada funcionário deve ficar em cada horário, atendendo sempre as demandas dos clientes procurando produtos e dos que estão na fila para pagar.

2.  Capacite seus funcionários

Um dos maiores ativos que uma empresa pode ter são seus funcionários. Torná-los especialistas no que fazem ajuda tanto a eles quanto a empresa a crescerem.

No mercado, dizemos que existem “hard skills” e “soft skills”. O primeiro termo se refere a habilidades que podem ser aprendidas, como manusear uma máquina ou aprender a usar um programa de computador.

Já as “soft skills” se referem às habilidades comportamentais de um indivíduo, como resiliência, liderança, criatividade e comunicação.

Um bom funcionário não é aquele que diz saber tudo, mas aquele que está disposto a sempre aprender mais.

Se alguém tiver um brilho no olhar mesmo sem ter o conhecimento necessário para exercer tal função, capacite e treine esse colaborador para que ele tenha cada vez mais a somar na sua organização, trabalhando a retenção de talentos e garantindo que os melhores e mais motivados profissionais estejam trabalhando para você.

3.  Defina metas individuais e coletivas

Há uma famosa frase de Lewis Carroll em seu livro "Alice no País das Maravilhas", que diz: “se não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve” e ela exemplifica bem a importância dos objetivos serem claros.

Sempre tenha em mente qual é a realidade atual do seu negócio antes de definir metas. Saiba onde está para, só então, definir os objetivos pro seu time.

Após esse processo, é possível distribuir os objetivos entre os times. Lembre de sempre atrelá-los a um benefício, assim, o engajamento para atingi-los será ainda maior por parte dos funcionários.

Para as metas individuais, converse com os colaboradores e saiba quais são seus propósitos pessoais e profissionais. Criem, juntos, objetivos que façam sentido para ambas as partes. Um treinamento 1:1 – um para um – pode ser de grande ajuda nesse momento.

4.  Dê feedbacks constantemente

Para um funcionário se sentir motivado, ele precisa principalmente saber que está sendo reconhecido. Afinal, por que ele se esforçaria mais se não fosse visto?

Rodadas periódicas de feedback ajudam a manter uma constância e criar essa rotina no ambiente corporativo. Você pode começar a fazer trimestralmente ou, se tiver chance, mensalmente e, caso sinta necessidade, experimentar aumentar ou diminuir o intervalo de tempo.

Uma forma boa de conduzir as reuniões individuais (1:1) é trabalhar com três tópicos relacionados ao trabalhador:

  • o que ele deve continuar fazendo;
  • o que deve deixar de fazer; e
  • o que pode começar a fazer.

Assim, tanto você quanto o funcionário já sabem qual será o roteiro a ser seguido, abordando os principais temas que um feedback deve ter.

Mas não se prenda somente a isso, ok? No dia a dia de trabalho também é importante dar retorno aos seus funcionários mesmo sem reuniões e sejam eles bons ou ruins, sempre lembrando de não expor o colaborador aos demais membros do time.

5.  Melhore a comunicação interna da sua empresa

Investir na comunicação interna é excelente para informar seus colaboradores e conversar com eles, mesmo que de forma indireta, com máxima transparência, o que ajuda nos níveis de satisfação e na produtividade.

Ferramentas como e-mail marketing, grupos de WhatsApp e TV Corporativa são boas opções para:

  • relembrar as metas da empresa;
  • reforçar a cultura da companhia;
  • dar recados importantes;
  • reconhecer funcionários; e
  • estimular a colaboração dos times.

Através delas, todos ficam sabendo das principais notícias da empresa e não precisam se preocupar em ter que ir atrás dessas informações.

6.  Crie ações internas de bem-estar e incentivo

Para que um funcionário possa exercer bem a sua função, ele precisa estar descansado e com saúde. A boa notícia é que sua empresa pode investir nesse cuidado também e, assim, todos saem ganhando!

Contratar serviços de empresas como o Gympass, que dá acesso a diversas academias do país para que os colaboradores possam treinar e cuidar de si mesmos onde quer que estejam, é um facilitador.

Outras ações que ajudam são palestras de conscientização com especialistas de diferentes áreas, descontos em farmácias, eventos voltados para o colaborador ou até mesmo um simples churrasco. Vale consultar seu time para saber o que será mais eficiente nesse sentido.

7.  Conheça bem o seu time

Mais do que trabalhadores, seus funcionários são pessoas com famílias, sonhos, desejos e necessidades. Todos são diferentes e é isso que faz com que um time agregue cada vez mais à empresa e traga novos olhares para inovar nos negócios.

Conheça bem quem é cada um, o que querem para o presente e o futuro e como se sentem em relação ao ambiente de trabalho. Dessa forma, todos se sentirão ouvidos.

Entenda quais são os pontos fortes de um funcionário e o coloque em uma posição na qual ele possa usar disso, mas também entenda os pontos fracos e ajude-o a melhorar a cada dia que passa. Somente uma rotina de diálogos vai permitir que você enxergue isso em cada colaborador.

8.  Ouça o que os trabalhadores têm a dizer

Quem vai saber melhor sobre o dia a dia de trabalho do que quem está na linha de frente o tempo todo, recebendo clientes e executando as tarefas necessárias da empresa?

As equipes são a porta de entrada para você saber quais mudanças podem ocorrer para que o ambiente melhore tanto para os colaboradores quanto para o cliente.

Você pode fazer rodas de conversa, reuniões individuais ou pesquisas para conhecer a opinião dos funcionários, saber suas dores e como solucioná-las.

Ao ouvir seus colaboradores e manter um canal aberto de comunicação, eles saberão que suas vozes serão ouvidas e que não precisam ter medo de se expressar.

9.  Invista no ambiente de trabalho

Da mesma forma que você olhou para os processos, também vale conferir como está o ambiente no qual os seus funcionários estão trabalhando. Algumas coisas podem ser revisadas e elas foram listadas logo aqui embaixo.

  • Se o tamanho do estabelecimento está compatível com a quantidade de funcionários diariamente dentro dele.
  • Se o ambiente está com a iluminação adequada.
  • A qualidade dos instrumentos usados no trabalho, sejam máquinas, computadores ou cadeiras.
  • Se há a necessidade de comprar alguma nova ferramenta ou algum novo recurso útil para os colaboradores.
  • Se é preciso pintar ou mudar as cores do ambiente.

Pode parecer que não, mas o local de trabalho influencia muito no comportamento dos funcionários e dos próprios clientes.

10.  Invista em tecnologia

A grande maioria dos negócios possuem tarefas que podem ser automatizadas e feitas por meio de ferramentas online. Investir no aprimoramento tecnológico da sua empresa gera valor para o cliente e permite que o funcionário realize suas atividades de forma mais simples.

Se sua equipe precisa imprimir várias folhas para coletar assinaturas, por exemplo, pode optar por sites de assinatura eletrônica, assim, a empresa ajuda o planeta, facilita processos e torna o dia a dia mais fácil. Isso também é ser mais produtivo!

Vivemos em uma sociedade tecnológica, com diversas alternativas que podem e vão facilitar o serviço feito, permitindo que os funcionários atuem de forma mais estratégica e humana e sem precisarem se preocupar com tarefas repetitivas. Só há vantagens em se aproveitar disso, certo?

Agora que você entende como melhorar a produtividade dos funcionários de sua empresa, saiba como identificar se essas técnicas vão funcionar ou não no tópico abaixo.

Métodos para medir a produtividade

Para medir a produtividade dos seus funcionários, é necessário definir quais metas serão aplicadas para a análise de desempenho, acompanhá-las e estudar os resultados obtidos.

Isso tudo vai depender do segmento em que sua empresa está inserida: os indicadores de desempenho podem ser medidos pelo número de vendas de uma loja, pela quantidade de clientes satisfeitos em um call center ou pelo número de clientes recorrentes em um restaurante etc.

Sejam quais forem os seus, para conseguir acompanhá-los, é necessário armazenar dados. Por isso, investir na tecnologia acaba como um ponto tão importante, já que é através desses recursos que você consegue ter um histórico de tudo o que foi feito e comparar com os meses anteriores.

Vamos supor que, este mês, seu restaurante vendeu 15% menos lanches do que nos últimos dois meses. Esse dado vai permitir que você olhe para o negócio e entenda o que gerou o déficit e quais das ações de impulsionamento de produtividade podem resolver o problema. Compreendido, né?

Não deixe de fazer o acompanhamento periodicamente, assim, você diminui os riscos na sua empresa e ganha espaço para que sua equipe possa exercer um bom trabalho.

Não deixe também de ver os outros artigos do nosso blog, postar uma foto dos seus funcionários felizes depois de ter implementado as ideias e marcar @coalize.rh no Instagram! Até a próxima.

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