Como fazer controle de frequência de funcionários

Se você precisa implementar um bom controle de frequência de funcionários na sua empresa ou melhorar o que já tem, veio ao lugar certo! Boa leitura.

Equipe de colegas de trabalho colaborando e discutindo ideias em uma reunião de escritório moderna e bem iluminada, com computadores e plantas ao fundo.

O controle de frequência dos funcionários vai muito além de ver quem bate ponto: garante o cumprimento adequado da jornada de trabalho, otimiza a gestão de equipes e evita problemas legais. Por isso, dê preferência para fazê-lo de forma automatizada.

A tecnologia lhe permitirá acompanhar a produtividade da sua equipe em tempo real, identificar padrões nas faltas e nos atrasos, manejar melhor escalas, turnos, folgas e férias e assim por diante.

Além de tudo, oferecerá dados estratégicos para a administração de pessoal como um todo.

Acompanhe este artigo até o final se quiser explorar detalhes.

O que significa fazer o controle de frequência de funcionários numa empresa?

A definição do processo vem antes de qualquer outra explicação, então, lembre-se: fazer um controle adequado de frequência de funcionários é solicitar o registro sistemático de seus horários de entradas, saídas e intervalos e acompanhar as marcações.

Assim fica mais fácil para líderes, gestores e RH das empresas entender se a jornada está sendo cumprida e verificar, por exemplo, atrasos e faltas – tanto quanto cumprir com as exigências da legislação trabalhista e economizar tempo e dinheiro!

Os padrões identificados com um bom controle de frequência permitem, ainda, ajuste ou realocação de tarefas em prol da melhor produtividade de uma equipe e, no fim das contas, a gestão de pessoas se torna mais eficiente e alinhada aos objetivos do negócio.

O download da Planilha de Horas completa começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

8 benefícios práticos do controle adequado de frequência de funcionários

A lista das vantagens desse tipo de monitoramento é longa, mas aqui estão alguns resultados que ficam visíveis na prática para contratantes e para contratados:

  1. Transparência nas relações
  2. Minimização dos erros na folha de pagamento
  3. Cálculos de horas extras sempre corretos
  4. Fim dos descontos indevidos
  5. Benefícios devidamente aplicados
  6. Menos riscos de disputas judiciais
  7. Manejo dos índices de absenteísmo no trabalho
  8. Fim de jornadas excessivas

E, sim, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), somente empresas com 20 funcionários ou mais têm a obrigação de monitorar e registrar jornadas, mas é altamente recomendado que toda e qualquer organização, por menor que seja, faça o melhor controle possível.

Ainda, vale destacar: funcionários em cargos de confiança ou gerência, que executam atividades externas sem horas fixas ou que atuam em teletrabalho estão fora da obrigatoriedade do registro.

E a Lei não diz que as marcações e a gestão precisam acontecer via métodos eletrônicos, mesmo assim, opções modernas estão entre as mais indicadas.

Tipos de controle de frequência de funcionários

O monitoramento de jornada pode ser feito manualmente, em planilhas ou livros de ponto, por um relógio de ponto mecânico ou através de sistemas eletrônicos ou digitais.

Enquanto a primeira opção está cada vez menos comum e é cada vez menos indicada, a última têm prioridade por atender às demandas corporativas e às exigências legais. Entenda agora:

Manual

O formato tradicional de controle em livro ou planilhas impressas, embora seja simples de usar e de baixo custo, é extremamente vulnerável e está constantemente sujeito a fraudes e erros.

Empresas que o adotam precisam direcionar um colaborador exclusivamente para a conferência e validação dos dados, e o trabalho costuma levar tempo.

Mecânico

Quando os registros de horas são feitos através de relógio de ponto cartográfico, em que o colaborador insere um cartão de papel no marcador e imprime suas marcações, acontece o controle mecânico.

A alternativa é limitada e tem praticamente os mesmos problemas que um controle manual, então, só optam por ela empresas que não têm demanda por automatização e trabalham com poucos funcionários em ambientes pouco complexos.

Eletrônico/Digital

Finalmente, o método mais moderno, prático e seguro de controle de jornada e registro de horários de funcionários em organizações brasileiras é o eletrônico ou digital, que pode acontecer através de:

  • Ponto biométrico
  • Ponto com cartão magnético
  • Ponto por reconhecimento facial
  • Ponto online (web ou aplicativo)

E não é difícil escolher uma dessas alternativas: basta você avaliar o nível de automação desejado por aí e considerar também o porte e os objetivos da empresa.

Como escolher o controle de frequência ideal? Dicas para marcações eletrônicas ou digitais

Você de buscar por um controle de frequência digital que seja adequado à Portaria 671/2021 e, ainda por cima, tenha vantagens reconhecidas por quem já o utiliza, como:

Certifique-se ainda de que o sistema seja homologado e ofereça segurança, integração e conformidade legal e terá encontrado a tecnologia de relógio de ponto ideal.

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração