Como funciona um aplicativo para controle de ponto eletrônico?

Um aplicativo para controle de ponto eletrônico pode surpreender pelo poder de otimização tanto para o colaborador que bate seu ponto diariamente quanto para o setor de RH, que deve fechar centenas de folhas de pagamento mensalmente.

Aplicativo de ponto eletrônico

O ponto eletrônico foi desenvolvido para facilitar o cotidiano do trabalhador e proporcionar um controle de ponto eficiente aos empregadores. Entre os tipos disponíveis, o ponto online é um dos mais eficazes, visto que, geralmente, conta com um aplicativo para controle do ponto eletrônico.

O ponto online ainda está em processo de expansão, por isso é normal que tenhamos mais contato com outros tipos de pontos eletrônicos - como o ponto biométrico e o ponto com cartão. No entanto, os benefícios de um aplicativo para facilitar esse processo diário são inúmeros.

Um deles é a otimização do dia a dia de seus colaboradores e auxiliar o setor de Recursos Humanos a fechar, mensalmente, a folha de pagamento de cada funcionário da empresa.

Como funciona um aplicativo de ponto eletrônico?

O aplicativo para controle de ponto eletrônico é uma ramificação de um sistema de ponto online. Esse tipo de controle pode - e deve! - ser instalado nos dispositivos celulares dos colaboradores da empresa, mas também pode ser conectado a diversos dispositivos eletrônicos, tendo como finalidade integrar as horas trabalhadas, as horas extras e as faltas de cada funcionário em um único sistema.

Ou seja, o setor de RH utiliza o sistema armazenado em nuvem e os colaboradores pelo aplicativo - através do próprio celular.

Funciona assim:

  • a empresa contrata um sistema para gerenciar o banco de horas dos colaboradores;
  • instala o sistema/aplicativo nas máquinas da corporação, computadores, tablets, smartphones;
  • faz o cadastro de todos os trabalhadores na plataforma contratada;
  • solicita que todos os envolvidos baixem o aplicativo do sistema em seus aparelhos celulares; e
  • instrui todos a utilizarem o aplicativo de ponto eletrônico da forma correta.

O aplicativo serve para que o colaborador consiga bater o ponto através da geolocalização captada e enviada pelo próprio celular - além de funcionar como um ambiente de transparência para o próprio trabalhador.

A tecnologia de geolocalização é o que garante que o ponto seja batido com facilidade e que não haja fraude durante o processo. Afinal de contas, a geolocalização transmite à base de dados o local e o horário exato em que o ponto foi batido.

O download da Planilha de Horas completa começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

Como usar um aplicativo de ponto eletrônico?

Para utilizar o aplicativo de ponto eletrônico como a ferramenta oficial de registro de entrada, saída e intervalos dos colaboradores da sua empresa, basta contratar um sistema de ponto online que inclui o aplicativo - como é o caso da Coalize - e instruí-los a utilizá-lo adequadamente.

A utilização do app é intuitiva, consistindo em:

  • ter o aplicativo instalado no celular pessoal;
  • abrí-lo nos horários indicados - entrada, saída, intervalos;
  • ativar a localização do aparelho;
  • permitir que a geolocalização identifique onde o ponto será batido; e
  • confirmar e encaminhá-lo à base de dados do sistema.

Esse é um roteiro básico de como usar um aplicativo de ponto eletrônico, variando pouco de um sistema para outro.

Assim, com um aplicativo de ponto em mãos, o colaborador não precisará, por exemplo, correr até o ponto eletrônico instalado na porta de entrada da empresa para registrar sua hora de intervalo, bastará abrir o app e fazê-lo de onde está.

Quais são as vantagens de um app para controle de ponto eletrônico?

Enumeramos seis dos principais benefícios de um aplicativo de ponto eletrônico, como o da Coalize, para que você possa conferir, de perto, as vantagens desse tipo de controle:

  • RH otimizado
  • facilidade e agilidade na hora de bater o ponto
  • gerenciamento adequado das horas trabalhadas
  • controle das horas extras de cada colaborador
  • acompanhamento das marcações de ponto em tempo real
  • problemas judiciais e custos desnecessários evitados

Agora que você entendeu como funciona um aplicativo de ponto eletrônico aplicado na empresa e conferiu seus benefícios, que tal revolucionar o controle de ponto da empresa, implementando a tecnologia no cotidiano de seus colaboradores e no setor de Recursos Humanos? Conta pra gente!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário