[Atualizado] Como fazer controle certo de horas trabalhadas

Veja erros comuns do controle de horas em planilhas, motivos para sair do manual e como modernizar sua gestão de jornada sem complicações.

Mulher sorridente usando dispenser de álcool em gel em ambiente de escritório, promovendo higiene e segurança na prevenção de doenças.

Se você ainda usa planilhas para fazer o controle de horas trabalhadas na sua empresa, está perdendo em termos de eficiência: erros nos lançamentos e problemas com o fechamento das folhas de pagamento são só alguns dos complicadores de métodos manuais.

Sem mencionar o risco de problemas jurídicos!

A boa notícia é que dá pra resolver isso com tecnologia, e este artigo explica como agir, independentemente da quantidade de funcionários registrados por aí.

Entenda também por que as planilhas mais atrapalham do que ajudam e como transformar sua gestão de jornada para melhor.

Cuidado! 8 erros comuns do controle de horas em planilhas

O controle de horas trabalhadas em empresas de todos os tipos e tamanhos, volta e meia, vira um caos no fim do mês, e a “culpa” da bagunça quase sempre está nas ferramentas usadas para realizá-lo.

Métodos manuais e planilhas até funcionam no começo, mas acumulam falhas e se tornam cada vez mais imprecisos, levando a dores de cabeça que se prolongam por meses – ou até anos!

São, pelo menos, oito os erros comuns desse tipo de controle:

  1. Formato incorreto do registro de hora, inviabilizando automação dos cálculos
  2. Desconsideração de mudança de turno
  3. Ausência da contabilidade de pausas obrigatórias
  4. Fórmulas quebradas e totais errados
  5. Ausência de padrões e falhas nos lançamentos
  6. Arquivos duplicados ou desatualizados
  7. Falta de backup podendo levar à perda total dos dados
  8. Células e fórmulas apagadas acidentalmente

E, por causa dessas falhas, falta adequação da empresa à legislação trabalhista.

Tem mais! Com a gestão de equipes remotas se tornando parte do cotidiano corporativo, a limitação do controle de quem trabalha em home office se torna outro enorme complicador do uso de planilhas.

Ela aparece somada aos outros obstáculos listados acima, que travam o departamento pessoal, aumentam problemas no fechamento dos pagamentos todo fim de mês e expõem a empresa a riscos jurídicos.

Enfim, anotação de horas em planilha é coisa do passado

Além de imprecisas, as planilhas são frágeis: basta uma edição errada, uma atualização não salva ou fórmula apagada para registros importantes serem totalmente distorcidos – E quem vai identificar o problema? E como voltar atrás até o ponto em que estava tudo certo?

Empresas que buscam mais segurança e agilidade deixam o controle manual para trás e adotam a tecnologia.

Como fazer contagem de horas trabalhadas hoje em dia?

Com uma plataforma ou um aplicativo para controle de horas, os colaboradores registram entradas, saídas e intervalos em tempo real, direto do computador ou celular, sem a possibilidade de fraudes e de onde estiverem.

Os dados informados no sistema digital de jornada alimentam, automaticamente, os relatórios do RH, e o próprio sistema identifica marcações inconsistentes, auxiliando no controle e reduzindo retrabalhos no ato de fechamento dos pagamentos mensais.

As melhores plataformas para gestão de horas e funcionários existentes atualmente se destacam, ainda, por outros facilitadores, que você conhece adiante.

10 razões para você ter controle de ponto online a partir de agora

Certifique-se de escolher uma solução adequada à Portaria 671 e às suas necessidades e usufrua de benefícios que só a tecnologia pode oferecer.

  1. Preenchimento obrigatório e cálculos automáticos
  2. Geolocalização e cerca virtual para marcações à distância
  3. Controle de ponto por reconhecimento facial
  4. Armazenamento dos registros em nuvem
  5. Backups garantidos de informações
  6. Registro simplificado de horas extras
  7. Partilha online de documentos
  8. Folha de ponto digital
  9. Trilha de auditoria com registro de acessos
  10. Alerta de irregularidades

Saia de vez de rabiscos como estes aqui:

Imagem com informações de horários de entrada, intervalo, retorno, saída e total de cinco pessoas, incluindo Ana, Pedro, Luana e Joana, em uma tabela organizada.

Sua transformação, na prática, precisa ser “pra ontem”!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

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