O ponto eletrônico por geolocalização é uma ferramenta que chegou para revolucionar a forma que os colaboradores de uma empresa batem o ponto. Com esse recurso, os funcionários podem fazer o registro de entrada e saída de expediente de qualquer lugar, seja em uma área delimitada pela empresa ou no trabalho em home office.
Essa ferramenta só é possível graças à tecnologia do Global Positioning System (GPS), que permite que o colaborador faça o registro do seu expediente diretamente do próprio aparelho celular.
Se você já descobriu que automatizar processos e modernizar o RH da sua empresa é a solução, continue a leitura para saber mais sobre esse recurso que promete revolucionar a jornada de trabalho da sua equipe.
O que é um ponto eletrônico por geolocalização
É uma alternativa ao registro de expediente que pode ser feita através do celular do próprio colaborador com o auxílio do recurso de localização do dispositivo.
O funcionário faz o download do aplicativo de ponto eletrônico e registra seus horários diretamente da área delimitada pela empresa, seja no próprio local de trabalho ou em casa, no caso de home office.
Posso fazer o controle de ponto por geolocalização?
Sim, esse tipo de controle de jornada de trabalho é totalmente legal e permitido pela Portaria n° 373/2011 do Ministério do Trabalho. O controle de ponto por geolocalização pode ser adotado em vários regimes de trabalho e esse tipo de registro também oferece muitas vantagens nos mais diversos setores.
Você pode utilizar esse recurso para:
- fazer o registro de ponto por geolocalização da equipe interna;
- realizar o controle de ponto de equipes externas; e
- registrar horas extras trabalhadas.
Principalmente para os trabalhadores que realizam trabalhos externos, como motoristas, vendedores, engenheiros, jornalistas e entregadores, o ponto por geolocalização pode ser uma ferramenta muito bem-vinda, já que o recurso permite que os funcionários façam o registro do expediente de qualquer lugar.
A ideia também é ótima já que muitas empresas adotaram o formato de teletrabalho durante a pandemia do novo coronavírus e é cada vez maior o número de empreendimentos que torna o regime um formato fixo de trabalho.
E, se você se pergunta como controlar as jornadas de trabalho no home office, saiba que esse sistema por geolocalização é a resposta.
Com a informação sobre a residência do seu funcionário em mãos, é possível delimitar um raio de quilômetros em relação à casa do colaborador para que ele possa fazer o registro de início de jornada quando estiver prestes a começar o expediente.
Tudo isso é feito pelo gestor do setor de Recursos Humanos pelo próprio aplicativo utilizado para controle de ponto online dos funcionários.
Como fazer o controle de ponto por geolocalização
Para começar, você deve contratar um bom software de controle de ponto eletrônico por geolocalização. A empresa contratada fornecerá um aplicativo por meio do qual o colaborador fará o registro do seu expediente.
Para que o funcionário registre seus horários de trabalho, é preciso disponibilizar um aparelho com funcionalidade de geolocalização. Os mais comuns são o celular do próprio colaborador ou um tablet fornecido pela empresa.
Depois que você já tiver providenciado os dois itens anteriores, é só seguir o passo a passo:
- Informe aos seus colaboradores sobre o sistema e peça que eles façam o download do aplicativo.
- Cadastre todos os seus funcionários na plataforma contratada e forneça o login e senha.
- Instrua sua equipe sobre como fazer o registro de ponto no aplicativo baixado, lembrando-os de sempre ativar a ferramenta de localização.
- Envie os dados registrados à contabilidade para registro das horas trabalhadas.
E quais as vantagens do controle de ponto por geolocalização?
A maior qualidade desse tipo de registro de horas está na otimização do seu tempo como gestor de RH. Você tem o controle em tempo real da jornada de trabalho dos seus funcionários e, de quebra, fornece a eles um sistema de ponto com índice de erro mínimo, já que todo registro é feito de forma automática pelo aplicativo.
Além disso, você também tem mais controle sobre as horas extras e, consequentemente, sobre o banco de horas. E mais: os registros são enviados automaticamente à contabilidade da sua empresa!
A boa notícia do dia é que, com o sistema da Coalize, você consegue fazer tudo isso e muito mais. Com ele, é possível:
- controlar o ponto com a Cerca Virtual, determinando a região e área em que o colaborador pode registrar as entradas e saídas para garantir que ele esteja presente no local de trabalho;
- fazer a admissão digital de novos funcionários, tudo através do aplicativo;
- monitorar jornadas de trabalho e horas extras;
- gerenciar entrada e saída de colaboradores;
- organizar escalas de trabalho; e
- fazer a gestão de folgas e férias.
A automação de todos esses processos garante que você faça uma boa gestão de RH sem chance de erros. É bom para você e para os seus colaboradores, que também podem aproveitar as funcionalidades do aplicativo.
Deixe seu comentário