Automatizar processos permite que empresas de todos os tamanhos facilitem a burocracia do RH, reduzindo a carga de trabalho manual, minimizando erros e melhorando a eficiência geral não só do Departamento Pessoal, mas da equipe como um todo.
Essa mudança vai muito além de uma economia de tempo e recursos. Ela também cria um ambiente de trabalho mais eficiente e permite que os especialistas em Recursos Humanos foquem, de fato, no desenvolvimento dos recursos humanos de uma empresa: os colaboradores.
Quer aproveitar esse detalhe – que acaba sendo uma ótima vantagem competitiva diante de outras empresas, acredite – por aí? Então, continue na leitura e veja como implementar a tecnologia na sua empresa. Tudo isso sem precisar sair desta página (fica a dica!).
O que é a automação de processamento de RH?
A automação de processos e processamento dentro do setor de RH nada mais é do que a implementação de tecnologias e sistemas que transformam tarefas manuais em automáticas.
Bastante útil para um setor conhecido por ter uma série de atividades repetitivas e burocráticas, que envolvem a gestão de pagamentos, contratos, horas extras etc., não é mesmo?
Ao utilizar ferramentas que resolvem tarefas longas e repetitivas em apenas alguns cliques, essa burocracia diminui, agilizando o funcionamento de toda uma empresa.
E não para por aí, veja o que mais sua empresa tem a ganhar ao implementar essas ferramentas!
Por que investir em automação de processos de RH?
Dentre os maiores benefícios da automação no RH estão o aumento da eficiência, a redução de erros, a economia de tempo, a integração entre setores e a escalabilidade de processos. Isso sem mencionar a melhora da segurança!
Confira cada vantagem ponto a ponto.
Aumento da eficiência
Um dos principais objetivos da automação dos processos em RH é melhorar a eficiência dos processos desse setor, já que ele é responsável por uma série de tarefas essenciais para o bom funcionamento de um negócio.
Recrutamento e seleção, gestão de pagamentos, benefícios, avaliação de desempenho, treinamento, desenvolvimento pessoal geração de relatórios… Essas são só algumas das responsabilidades do RH e, se o volume de trabalho administrativo for muito grande, muitas dessas tarefas podem acabar em segundo plano, a exemplo do treinamento dos funcionários.
Quando ferramentas tornam a gestão dos funcionários mais simples e automática, os profissionais de RH têm mais tempo em focar naquelas atividades com alto valor agregado, que só podem ser realizadas por humanos.
Redução de erros
Os erros fazem parte da rotina de todas as empresas, afinal, errar é humano, mas muitos deles acontecem por conta do grande número de tarefas repetitivas.
Um profissional que trabalha com o preenchimento de documentos e planilhas o dia todo vai cometer um erro eventualmente. Algumas vezes, pode ser algo simples de resolver, mas, em outras, um pequeno deslize pode gerar um grande prejuízo.
A modernização também ajuda a diminuir a quantidade e a frequência desses erros, afinal, a intervenção manual propensa a falhas humanas, como erros de digitação e esquecimento de etapas, dá lugar a sistemas automatizados que garantem maior precisão e consistência na execução de tarefas repetitivas.
Quer mais uma garantia? A tecnologia realiza uma verificação cruzada de dados em tempo real, assegurando a integridade e a conformidade das informações.
Economia de tempo – e dinheiro!
Quando os processos de uma empresa demoram menos tempo para serem realizados, os mesmos colaboradores conseguem realizar muito mais tarefas no mesmo período de tempo. É a tal da eficiência que você leu lá em cima.
A consequência, nesse caso, é uma economia muito grande de tempo, já que as demandas são resolvidas em um período mais curto, destravando os processos e diminuindo o tempo em que os colaboradores ficam esperando as tarefas chegarem até eles.
Integração e escalabilidade
A automação quase sempre envolve a implementação de um software nos computadores da empresa. Além dos outros benefícios já mencionados, esses programas também permitem com que a empresa integre vários setores.
Na prática, isso quer dizer que o que é feito em um lugar pode ser conferido e acessado de outro, sem que o profissional precise se deslocar, imprimir um documento ou fazer uma ligação para pedir uma informação.
Melhora da segurança
Outro ponto importante que melhora ao incluir tecnologia no RH é a segurança dos dados da sua empresa e dos seus funcionários. Enquanto os documentos em papel podem ser perdidos, alterados e até danificados com o tempo – isso sem citar o espaço valioso que ocupam e o custo que geram –, a automação faz com que muitos desses documentos sejam gerados e armazenados na nuvem.
Ou seja, não ocupam espaço nos computadores nem nos arquivos da empresa.
E, é claro, plataformas sérias contam com uma série de barreiras de segurança, criptografia de dados e níveis de acesso, fazendo com que as informações fiquem sempre seguras.
Ansioso(a) para ver todos esses benefícios em prática? Veja quais são os recursos que vão revolucionar as coisas por aí.
Quais são as ferramentas de automação de processos em RH?
Existem muitos processos que podem ser transformados completamente com a automação, ficando mais rápidos e eficientes. Dá uma olhada nestes exemplos de automação RH!
- Registro de ponto: o ponto eletrônico permite que seus funcionários registrem seus horários de entrada por aplicativo de celular e computador. Tudo é feito utilizando opções de segurança como senha e biometria, impedindo fraudes no registro.
- Gestão de folha de ponto: as melhores plataformas conseguem automatizar o banco de horas, facilitando o fechamento do ponto no final do mês e modernizando o envio de holerites.
- Assinatura eletrônica: uma boa plataforma de gestão propicia à sua empresa a facilidade de enviar os holerites para assinatura diretamente pelo próprio sistema, sem mais tempo desperdiçado pelos colaboradores com voltinhas ao DP e nem dinheiro gasto com a papelada que, ainda por cima, prejudica o meio ambiente.
- Banco de horas: um banco de horas automatizado permite que o RH controle com eficiência a quantidade de horas de cada colaborador diretamente do próprio sistema, gerindo folgas e férias de acordo com os registros de jornada.
- Admissão digital: um sistema que permita o envio de documentação de forma digital elimina grande parte da burocracia na hora de contratar um funcionário, permitindo que o RH solicite tudo por aplicativo.
- Gestão de documentos: também dá para assinar e enviar documentos de forma 100% segura e digital, além de fazer o upload de contratos de trabalho personalizados através de algumas tecnologias.
- Geração de relatórios: sistemas completos conseguem reunir os dados dos colaboradores, como faltas e horas trabalhadas, em relatórios completos, facilitando a vida dos gestores.
E, se você quiser saber como garantir todas essas vantagens, a resposta vem logo abaixo.
Como fazer automação de processos de RH?
O melhor caminho para fazer a automação rápida e eficiente do seu RH é identificar quais processos podem ser automatizados dentro da sua empresa e encontrar uma plataforma que atenda às suas necessidades.
Os melhores sistemas de controle de ponto oferecem todas as automações listadas no tópico acima: admissão, folha de pagamento, gestão de horas… Todos esses processos tomam tempo e recursos quando são feitos de maneira manual, e podem pesar muito nas contas do final do mês, portanto, o investimento certamente valerá a pena.
A consequência é clara: sua empresa vai crescer, e você vai precisar de uma tecnologia segura e robusta para gerenciar as coisas por aí, e a boa notícia é que você nem vai ter que sair desta página para encontrar o que procura…
Deixe seu comentário