Tecnologia e gestão são dois termos distintos, mas que deveriam andar sempre de mãos dadas. Isso porque se combinam e, quando juntos, se potencializam. Quem mais se beneficia é a gestão, seja ela qual for, principalmente a de Recursos Humanos de uma empresa.
A tecnologia auxilia o setor de Recursos Humanos quando dispõe de meios que potencializa o controle do RH e, com isso, mantém o organismo empresarial funcionando e fabricando os números esperados.
Portanto, veja como a união desses campos pode auxiliar o RH do seu negócio:
1. Facilitando o ingresso, a integração e a permanência do colaborador
A tecnologia pode ser uma grande alinhada quando o assunto é ingresso, integração e permanência dos colaboradores da sua empresa. Por exemplo, um setor de RH automatizado terá o processo de recrutação facilitado, visto que otimiza a seleção dos candidatos e a sua integração torna-se menos burocrática.
Sabemos da necessidade de uma quantidade significativa de documentos que são necessários para a contratação de um novo colaborador, não é mesmo? Por isso, ter um onboarding digital de seus funcionários pode ajudar nesse momento.
Já para garantir a retenção dos talentos da sua empresa, a tecnologia auxilia no RH à medida que promove experiências diversificadas que motivam e trazem resultados, tanto para o negócio quanto para o colaborador, como é o caso da gamificação.
2. Promovendo o treinamento e o desenvolvimento dos funcionários
O treinamento feito com os colaboradores de um negócio deve ser feito no momento de ingresso dos funcionários e, também, periodicamente, conforme a necessidade.
No entanto, nem sempre é possível realizar esse momento de troca de modo presencial, precisando, assim, recorrer a plataformas virtuais.
Portanto, como treinar e desenvolver as competências e habilidades dos colaboradores é tarefa do RH, a tecnologia pode permitir o acesso contínuo e fácil ao conteúdo.
3. Fornecendo a possibilidade do serviço à distância
O home office já é uma realidade dentro de muitas empresas e durante a pandemia esse modo de trabalho ganhou ainda mais força. E, tudo isso, graças à tecnologia.
Afinal, imagina o trabalho que seria organizar e ultrapassar as complicações econômicas oriundas da pandemia sem o auxílio da tecnologia?
Dessa forma, o RH de muitos segmentos pôde dar continuidade às relações empregatícias construídas antes desse período de dificuldade e, em alguns setores, até mesmo aumentar a demanda de contratações.
Sem contar os benefícios, em termos de produtividade e outros, frutos da possibilidade de trabalhar remoto, de onde quiser e, em algumas situações, no horário que achar conveniente. Além disso, a mudança pode ser sentida também no orçamentário, já que custos com instalações podem ser reduzidos.
Viu só? A tecnologia quando presente no setor de Recursos Humanos pode transformar e otimizar processos e, do mesmo modo, conquistar e reter talentos.
Por isso, não hesite em deixar o RH da sua empresa mais tecnológico, se o seu objetivo é ter procedimentos menos burocráticos e colaboradores mais felizes.
Deixe seu comentário