Tecnologia em Recursos Humanos: 5 passos de ouro para implementar

O primeiro passo para implementar tecnologia de qualidade no setor de Recursos Humanos é conhecer as necessidades da sua empresa, os outros, você descobre lendo este artigo!

Mulher vestida socialmente sentada em poltrona de escritório e utilizando notebook sobre suas pernas, parede de cor amarela forte atrás dela

Para implementar a tecnologia nos Recursos Humanos de uma empresa, avalie as necessidades do setor, automatize processos que dispensam a intermediação de um ser humano, treine o seu time, monitore constantemente as soluções instaladas e fique de olho nas novas tendências do mercado.

Na relação entre recursos humanos e tecnológicos todo mundo ganha, já que os profissionais que cuidam de outros colaboradores dentro dos negócios podem focar nas pessoas e delegar funções burocráticas e repetitivas às ferramentas digitais.

Espie só como o seu organismo empresarial pode fabricar os números que você tanto espera com a ajuda da inovação!

Qual a importância da tecnologia na gestão de pessoas?

Recursos tecnológicos tornam a gestão de pessoas mais estratégica, automatizam tarefas burocráticas, melhoram a experiência dos colaboradores, aprimoram a comunicação interna, facilitam a busca e a retenção de talentos, otimizam o tempo e impulsionam a produtividade do time ou do gestor responsável pela coordenação de pessoal.

É com a ajuda de soluções digitais que você pode evitar que erros humanos aconteçam em tarefas manuais e repetitivas, como bater o ponto e contabilizar horas extras.

Sem contar que o investimento em tecnologias voltadas à gestão de pessoas torna mais seguro o manuseio de informações sensíveis da empresa e dos colaboradores, bem como mantém a corporação alinhada às leis trabalhistas.

No final das contas, tudo isso faz com que a empresa reduza custos, seja com materiais de escritório, horas extras da equipe (que precisa de tempo a mais no final do mês para cumprir com a demanda de fechamento de ponto) ou com processos na Justiça.

3 razões extras para aplicar a tecnologia em Recursos Humanos

Quem aplica a tecnologia em RH ainda facilita o ingresso e a integração de novos profissionais, pode treinar os funcionários da empresa à distância sem comprometer a qualidade dos processos e tem a possibilidade de admitir diversos formatos de trabalho, como o híbrido e o remoto.

1. Facilita o ingresso e a integração de novos profissionais

A tecnologia pode ser uma grande aliada quando o assunto é ingresso, integração e permanência dos colaboradores da empresa. Um setor de RH automatizado terá o processo de recrutamento facilitado, pois consegue otimizar a seleção dos candidatos e tornar o processo de admissão menos burocrático.

Já pensou em caçar talentos do mundo inteiro para fazerem parte do seu time e, no momento de contratá-los, o processo de admissão ser digital, permitindo que tudo seja feito de forma ágil e 100% online?

Você, mais do que ninguém, sabe da quantidade significativa de documentos que são necessários para a contratação de um novo colaborador, logo, uma plataforma de admissão digital pode ser a resposta! .

2. Promove o treinamento e o desenvolvimento dos funcionários à distância

Os treinamentos em uma empresa devem acontecer no ingresso de cada colaborador e também periodicamente, sempre que houver necessidade ou que uma nova estratégia interna for definida, por exemplo.

É claro que nem sempre é possível realizar esse momento de troca de modo presencial, especialmente quando boa parte da equipe tem outros regimes de trabalho. Nesse caso, a melhor forma de garantir o treinamento dos funcionários é recorrendo às plataformas virtuais – e a tecnologia implementada ao setor de RH ganha mais uma estrelinha na sua agenda.

3. Ajuda no controle do trabalho em formato híbrido ou remoto

Empresas que admitem o formato remoto ou híbrido apresentam um diferencial competitivo no mercado e não só para criar uma employer branding forte aos olhos da nova geração de profissionais como para reduzir gastos com horas extras, usar recursos tecnológicos para gerir quem trabalha de casa é uma necessidade.

Apenas com a ajuda da tecnologia e de softwares voltados à gestão de pessoas é que os desafios dos novos formatos podem ser enfrentados e transformados em oportunidade para todos os envolvidos no processo.

Convencido(a) de que a tecnologia será uma mão na roda por aí? No próximo tópico, você encontra uma lista das melhores ferramentas para tornar o seu time de gestão de pessoas ainda mais fera!

Quais ferramentas de tecnologia são usadas no RH?

Softwares de automação de processos e de análises específicas, armazenamento em nuvem ou Big Data e People Analytics, chatbots, ponto digital, plataformas de e-learning e de assinatura eletrônica são algumas das ferramentas de tecnologia que podem ser usadas no setor de RH para diminuir erros, custos e melhorar a produtividade do pessoal.

  • Armazenamento em nuvem: guarda dados e arquivos em um ambiente virtual, possibilitando que essas informações sejam acessadas com facilidade de qualquer dispositivo, desde que haja conexão com a internet. É usado para evitar o acúmulo e o extraviamento de documentos físicos.
  • Software de análise preditiva: faz uso da mineração de dados, inteligência artificial, estatísticas e modelagem para identificar padrões nos dados históricos e transacionais da empresa e, assim, evita riscos e encontra oportunidades futuras.
  • Big Data: é um conjunto volumoso de dados coletados por meio da internet, um banco imenso de informações em um sistema que reúne números e métricas de um determinado local, nesse caso, de uma empresa.
  • People Analytics: usa as métricas fornecidas pela ferramenta de Big Data para tomar decisões relacionadas a recrutamento, retenção de talentos, desenvolvimento de habilidades, engajamento dos funcionários, planejamento de sucessão, dentre outros.
  • Softwares de gestão de desempenho: são usados para acompanhar e controlar a performance das pessoas de um time.
  • Plataformas de e-learning: são sites de ensino online que podem ser utilizados para treinar ou compartilhar conhecimento com os colaboradores.
  • Assinatura eletrônica: representa a assinatura online de contratos de trabalho e documentos distribuídos pelo setor pessoal, como a folha de ponto, através de plataformas específicas.
  • Chatbots e assistentes virtuais: é um programa de computador que responde perguntas frequentes de seus usuários, podendo ser utilizado internamente para tirar dúvidas comuns entre os colaboradores.
  • Sistema de ponto eletrônico e ponto digital: um recurso utilizado para registro e controle do ponto dos funcionários e o fechamento da folha de pagamento por parte do RH, além da análise de métricas por parte dos gestores.

Somam-se a essas ferramentas as redes sociais, através das quais os profissionais responsáveis pelo recrutamento podem usar redes sociais como o LinkedIn para encontrar os talentos mais qualificados para cada vaga disponível.

E aí, curioso(a) para testá-las? Tome nota das dicas que podem ajudar na hora de investir na automação de processos do negócio!

5 passos para você implementar tecnologia no seu RH

Desde avaliar as necessidades da empresa até ficar de olho em novas tendências do mercado: conheça o passo a passo para implementar recursos tecnológicos no seu RH.

1. Avalie as necessidades da empresa

O primeiro passo para implementar soluções tecnológicas na rotina do RH é, justamente, conversar com o time responsável pelas tarefas do setor para descobrir quais são suas dores e quais soluções digitais podem saná-las.

Observar a rotina da empresa e de todos os colaboradores também é uma forma de perceber os processos manuais e burocráticos que podem ser automatizados, mas que não são “sentidos” pela equipe por serem feitos no modo “piloto automático”.

Somente conversando com a equipe, observando-a em ação e, se possível, fazendo pesquisas de satisfação é que as melhores tecnologias poderão ser escaladas para entrar em campo e marcar a favor da produtividade e performance de todos.

2. Automatize processos corriqueiros

Nada de se apegar a processos que consomem seu tempo e sua energia – ou o tempo e a energia de quem trabalha para você no RH!

Bons exemplos de atividades que podem ser feitas pela tecnologia incluem o controle e o tratamento de ponto através de um sistema de ponto eletrônico que evita que o acúmulo de tarefas no final do mês aconteça.

Através de uma ferramenta como essa, o gestor recebe, em tempo real, as notificações de marcação de jornada de seus funcionários e pode fechar o mês em poucos cliques, enviando os holerites também de forma digital para os colaboradores, que assinam direto pelo aplicativo. É economia de tempo para todos os envolvidos!

3. Treine o time de Recursos Humanos

De nada adianta implementar vários recursos tecnológicos se os profissionais de RH não souberem usá-los, viu? Por isso, antes de você chegar ao ponto em que a tecnologia vai ajudar nos treinamentos (ou em paralelo a isso!), saiba que precisa treinar especificamente a galera dos Recursos Humanos para utilizar as soluções implementadas no cotidiano.

As próprias empresas desenvolvedoras dessas soluções costumam disponibilizar capacitações para usar suas tecnologias, e você pode designar um funcionário para repassar todos os detalhes aos colegas. Assim, todo o potencial da solução e do seu time pode ser explorado!

4. Monitore os recursos tecnológicos constantemente

Depois de descobrir quais ferramentas tecnológicas vão beneficiar a rotina de seu time, automatizar processos corriqueiros e treinar seu pessoal, você deve monitorá-los constantemente, em busca de aperfeiçoar seu uso e, claro, acompanhar os relatórios – que também podem ser gerados de forma automática.

Esse cuidado indicará quais são as estratégias e as ferramentas que estão dando resultado e quais as abordagens que devem ser repaginadas.

5. Esteja atento(as) às novas tendências

Uma coisa é certa: a era tecnológica veio para ficar e, a cada semana que passa, recursos que até então não existiam são lançados e colocados à disposição do mercado empresarial, por isso, fique de olho nas tendências e, se possível, adeque-as ao seu negócio o quanto antes.

Já pensou em tudo o que você e o restante do seu time responsável pelo RH podem fazer com o tempo extra que, antes da modernização, era ocupado com geração de relatórios manuais, cálculo e fechamento de ponto e banco de horas? Pois comece a pensar e não perca tempo chovendo no molhado!

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