Por que você precisa de um plano estratégico de onboarding em 2020?

A rotatividade na sua empresa está alta e, por isso, não consegue reter seus maiores talentos? Então você precisa de um plano estratégico de onboarding agora.

Estratégias de onboarding 2020

Se nessa virada de década você decidiu acabar com a alta rotatividade dos novos contratados, maximizar a performance dos mesmos e garantir, por essa razão, a estabilidade financeira de sua empresa, você deve realizar o onboarding de seus novos funcionários.

A realização do onboarding é a virada de chave neste processo, visto que o termo significa a integração efetiva do colaborador na cultura organizacional de uma corporação. Em outras palavras, é necessário inserir, integralmente e cordialmente, o novo membro na equipe.

Quer entender como funciona o processo de integração e engajamento dos novos funcionários? Acompanhe os tópicos abaixo.

Como o onboarding pode ajudar na permanência dos contratados?

Todo recomeço pode afetar positivamente ou negativamente uma pessoa. Quando se trata de uma nova etapa em outra organização, os desafios e riscos são os mesmos. Por isso, é necessário acolher os novos membros completamente e fazer dessa integração um processo tranquilo e transparente.

Realizando uma integração efetiva, as chances da permanência do novo contratado aumenta, pois, ao ser integrado por meio de estratégias de onboarding, o novo colaborador sente-se incluído, pertencente e motivado a continuar na empresa.

Além disso, no momento de integração, o recém-contratado pode visualizar e, por isso, almejar um plano de carreira para si, o que causa maior satisfação para permanência do colaborador na organização.

Como realizar um processo de integração eficiente?

O novo contratado e - até mesmo - o colaborador realocado, não deve cair de paraquedas na instituição ou no novo cargo. Portanto, o primeiro passo para integrar eficientemente um novo membro à sua equipe é melhorar o processo de contratação e seleção da sua empresa.

As funções do RH devem ser aperfeiçoadas para que as contratações sejam, por exemplo, mais assertivas, pois não adianta contratar um profissional que não trará à sua empresa o que ela precisa e que não se encaixará à cultura organizacional dela.

Depois, é claro, torna-se necessário criar uma atmosfera positiva logo no primeiro contato do profissional com a empresa, buscando, portanto, estratégias de onboarding para que tudo saia como planejado.

O onboarding não significa apenas receber bem os novos membros da equipe, mas, também, engajá-los e torná-los parte de algo maior. Para isso, é preciso ambientá-los, mostrando que o trabalho deles será reconhecido e importante para o funcionamento do restante da empresa.

Por esse motivo, não basta apenas orientá-los e sobrecarregá-los com trâmites burocráticos logo em seus primeiros dias, deixando-os à mercê, perdidos dentro da empresa.

Imagine você, em um ambiente totalmente novo, sem conhecer ninguém, nem mesmo suas funções e a política da empresa? Agoniante, certo?

Portanto, é preciso trazer a bordo os novos colaboradores, apresentando a cultura da empresa, sua missão e valores, seus processos e colegas de equipe, disponibilizando um clima propício para o bem-estar do contratado.

Um momento de integração eficiente pode culminar na estadia do colaborador por anos dentro da organização, por isso, invista energias e recursos para proporcionar ao novo membro uma espécie de “amor à primeira vista” por sua empresa, combinado?

Por que é importante para a empresa utilizar estratégias de onboarding?

A resposta é simples: a empresa, tanto quanto os colaboradores recém-contratados, beneficia-se com a realização bem feita do onboarding. Veja:

Se o RH contrata um novo colaborador, é porque a organização precisa. Se o profissional contratado é apropriado para o cargo, é necessário mantê-lo, certo?

Caso isso não ocorra, a empresa terá que arcar com os prejuízos da contratação e demissão, a perda do capital humano, o índice alto de turnover e, ainda, a longo prazo, a baixa significativa nos números da organização.

Por esse motivo e outros, é necessário encontrar meios para cuidar do colaborador recém-contratado e do clima organizacional da empresa. E estes meios são as estratégias de onboarding.

Pesquisas sobre o processo de onboarding comprovam que colaboradores integrados estão mais propensos a continuar na equipe e, mais, tornam-se mais produtivos, aumentando, também, os rendimentos da empresa.

No entanto, há um porém, essa integração precisa vir acompanhada de treinamentos e constantes projetos de capacitação. Apenas dessa maneira é possível manter o interesse dos colaboradores que, também, garantem o funcionamento do seu negócio.

Por fim, devemos esclarecer que o processo de onboarding não é complicado como parece, pelo contrário, a aplicação dele é simples e, na maioria das vezes, viável financeiramente. E, como você viu, seus benefícios podem ser decisivos para a longevidade da sua organização.

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