Como usar o endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas

Usar o endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas é uma ótima estratégia para melhorar a qualidade dos trabalhos realizados. Entenda mais sobre esse método.

Endomarketing ferramenta gestão

As ferramentas para melhorar relações entre colegas de trabalho estão cada vez ganhando mais atenção e sendo atualizadas para a realidade tecnológica da nova geração.

Nesse sentido, o endomarketing tem sido praticado crescentemente por pequenas, médias e grandes empresas.

Também conhecido como marketing interno, trata-se, basicamente, de uma estratégia que busca meios de manter funcionários produtivos e motivados na companhia. Dentro deste objetivo principal, existem outros que decorrem deles, como diminuir a rotatividade de empregados e dar credibilidade à empresa.

Para entender melhor como funciona o endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas, é preciso esclarecer o que é esta metodologia e qual a importância dela. Através de algumas explicações e exemplos, o conceito se tornará mais simples.

O que é endomarketing

De maneira geral, o endomarketing é a junção do setor de Recursos Humanos com o de Marketing, para buscar a melhoria da experiência dos funcionários. É uma ferramenta para analisar como anda a satisfação dos funcionários e, além disso, pensar em maneiras de aprimorar essa mesma questão.

O setor de Recursos Humanos da organização é o responsável por começar a implementar essa técnica.

Através de conversas com os funcionários e até de algumas pesquisas de satisfação de clima, em que os colaboradores podem esclarecer, por exemplo:

  • o que está bom;
  • o que poderia mudar;
  • se algo os incomoda e o que; e
  • se há algum problema em relação à empresa ou algum gestor (ou até mesmo outro colaborador).

São várias as razões que podem trazer algum descontentamento ao funcionário, e, por isso, o RH faz esse trabalho de encontrar o “problema”.

A partir de então, a equipe de marketing entra em ação ao lado do RH, buscando recursos que ajudem a resolver o que foi levantado, engajando e motivando a equipe.

Como funciona na gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é direcionada por práticas que motivam e capacitam os colaboradores, por isso, ela é de grande importância dentro de toda empresa, independentemente do porte da mesma.

O endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas possui diversas finalidades, tais como:

  • gerar fidelização do funcionário;
  • melhorar o desempenho;
  • engajar as equipes;
  • alcançar mais resultados;
  • valorizar os funcionários.

E como aplicar ações de endomarketing na empresa?

O endomarketing, além de tudo, é caracterizado por ter medidas alternativas e singulares de aplicação.

Alguns exemplos que são comuns nas empresas incluem:

  • coffee breaks e happy hours (com o objetivo de motivar, não apenas distrair);
  • e-mail marketing;
  • uso de manuais do empreendedor ou manual empresarial;
  • ferramentas de gamificação;
  • programas de bonificação por desempenho;
  • treinamentos em equipes;
  • dinâmicas em equipes;
  • palestras;
  • programa de funcionário do mês.

Mais que a melhoria da comunicação entre gestores e equipes, o endomarketing traz outros benefícios para a empresa e seus colaboradores, pois eles ficam mais motivados e produtivos, assim como mais envolvidos na empresa, o que, por sua vez, diminui o turnover (a rotatividade de funcionários que mencionamos anteriormente).

Uma equipe que se comunica bem acaba conseguindo alinhar seus objetivos com mais assertividade, afinal de contas.

O principal a levar em conta é que esta ferramenta do RH e do Marketing visa aperfeiçoar a comunicação interna, de maneira que toda ação que tiver essa finalidade pode ser usada na estratégia geral do endomarketing.

Cada empreendedor deve saber reconhecer o que se encaixa melhor no perfil e cultura da empresa e colaboradores, assim poderá entender quais medidas e ações de endomarketing serão mais eficientes e melhor recebidas dentro da organização.

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