Como é feito o controle de férias de funcionários?

O que é controle de férias e como organizar o descanso dos funcionários da melhor forma possível para ninguém sair no prejuízo? Neste artigo, você vai descobrir o necessário para acertar sempre!

Controle de férias

Fazer o controle de férias em uma empresa significa organizar o período de descanso dos funcionários de forma que seja possível seguir a legislação trabalhista e manter os processos do cotidiano acontecendo sem complicações.

Esse controle adequado é importante porque, dentre outros fatores, facilita a logística e evita problemas com a Justiça e, para ele acontecer, é necessário que os dados dos funcionários estejam muito bem organizados e devidamente armazenados.

As férias são um direito garantido a todo trabalhador que exerce suas funções no regime CLT e um momento de extrema importância para recuperação das energias e retorno muito mais produtivo às funções.

No entanto, para serem positivas para a empresa também, precisam de planejamento prévio – caso contrário, ocasionam sobrecargas e atrasos nas entregas.

Quer saber mais sobre o assunto e não correr o risco de cometer algum erro ou injustiça? Neste artigo, você vai descobrir o que diz a lei sobre esse descanso remunerado e como realizar seu gerenciamento!

Controle de férias: qual a sua importância?

Organizar corretamente o descanso dos colaboradores auxilia para que a empresa continue funcionando mesmo com ausências. Além disso, permite realizar todos os pagamentos corretamente e dentro das normas previstas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

De acordo com a CLT, todo empregado que trabalha por pelo menos um ano em uma empresa tem o direito de tirar suas férias remuneradas depois desse período, recebendo o salário do mês + ⅓ desse mesmo salário, sem considerar possíveis descontos.

Para isso, é fundamental que gestores e RH tenham o registro da data de início do trabalhador em suas funções e de suas folgas e faltas, justamente porque elas influenciam na contagem final de horas trabalhadas.

Só com esses detalhes em mãos se torna possível manejar os descansos de todos os contratados para que ninguém fique sobrecarregado e para que os processos dentro da companhia não sejam interrompidos ou desacelerados.

Também se torna mais fácil planejar férias coletivas.

E fazer a fiscalização ajuda muito na rotina da empresa! Lembrando que todo o período aquisitivo de férias precisa ser levado em consideração, já que sua existência é pensada para que o empregador se prepare financeiramente para pagar o funcionário durante sua ausência e para substituí-lo por um tempo.

Quer saber outros benefícios do planejamento? Continue a leitura!

4 vantagens em se fazer o controle de férias

Administrar as ausências, cumprir com as exigências da lei e prever a contratação de funcionários temporários são alguns prós a favor das empresas que organizam e administram corretamente o controle de férias.

1.  Lidar melhor com as ausências

Quando o funcionário sai de férias sem um planejamento prévio por parte da empresa, pode haver acúmulo de funções para outros colaboradores, então, para não prejudicar as tarefas de todo o time, é bom dividir os encargos antecipadamente.

Isso significa lidar melhor com as ausências!

Uma política de férias bem estruturada vai ser uma mão na roda para que o cotidiano da companhia não seja muito afetado e os líderes poderão suprir as demandas necessárias sem prejudicar a produtividade e o desempenho dos times.

2.  Antecipar contratações temporárias

Caso não seja viável delegar as funções do trabalhador ausente para outra pessoa, é comum que a empresa opte por fazer contratações temporárias.

Essa necessidade surge, principalmente, em momentos específicos do ano, como a época de Natal – tempo em que as vendas aumentam e, consequentemente, precisa-se de mais trabalhadores (até mesmo quando ninguém está de férias, em alguns casos).

3.  Simplificar a rotina administrativa

Outro benefício do controle de férias adequado é a dinamização dos processos de departamento pessoal como um todo, uma vez que buscar alternativas para a melhor organização impacta nas tarefas em geral, deixando-as menos burocráticas e mais ágeis.

4.  Seguir as leis trabalhistas

A adequação à CLT pode parecer óbvia, mas nem sempre é, e entra como mais um benefício do controle adequado e antecipado das férias.

Entre outros motivos, porque, se a empresa deixar de pagar ao funcionário o que é de direito dele e no prazo combinado – para que ele possa descansar com tranquilidade – acabará enfrentando um grande prejuízo.

Lidar com trâmites legais não é brincadeira e, portanto, a lei relacionada a um melhor controle de férias deve estar na ponta do lápis de qualquer gestor ou líder de RH. Anote o que achar importante do próximo tópico!

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Controle de férias: o que diz a legislação?

Segundo os artigos 120 e 130 da CLT, o funcionário de uma empresa que é contratado com carteira assinada tem direito a férias remuneradas assim que completar 12 meses de trabalho.

A cada ano que o colaborador completar na empresa, ele receberá um novo período de descanso que deverá contar 30 dias.

Todas as férias poderão ser divididas em até três vezes, da seguinte maneira:

  • um dos períodos deve ter, no mínimo, 14 dias consecutivos; e
  • os outros dois precisam de, pelo menos, cinco dias cada um.

O funcionário que escolher vender as férias à empresa só poderá negociar 10 dias do total, caso contrário, ambos os lados estarão fora da lei.

Depois do já citado período aquisitivo, começa o período concessivo de férias, que nada mais é do que a contagem de um prazo até a data limite que o empregador tem para liberar o funcionário para o merecido repouso.

E atenção: quem não conceder o direito a um colaborador pode até pagar multas em caso de ação judicial no Ministério do Trabalho!

Para evitar qualquer dor de cabeça, que tal fazer um controle de férias eficiente?

Como fazer o controle de férias dos funcionários em 5 passos

Planilhas e ferramentas automatizadas são algumas opções para você organizar as férias dos seus colaboradores. No entanto, as planilhas são menos confiáveis, já que os dados nelas registrados podem ser perdidos ou alterados com facilidade.

Se você escolher pelas ferramentas automatizadas de gestão de ponto, por outro lado, terá todos os dados guardados de uma forma segura na nuvem e, quem sabe, conseguirá até economizar na hora de fazer os pagamentos!

A seguir, veja algumas práticas para facilitar o processo independentemente do formato de controle.

1.  Registre dados essenciais

Mantenha registrados da maneira mais segura possível os dias de início de prestação de serviços de cada colaborador para a sua empresa. É a partir dessas datas que você vai contabilizar o período aquisitivo de férias. A partir das primeiras férias, passe a registrar todos os descansos também.

2.  Tenha um histórico das férias

Você precisa adicionar alguns dados ao seu controle de funcionários para ter uma gestão adequada das férias propriamente ditas, dentre eles: o nome do colaborador, seu cargo e setor; a quantidade de dias usufruídos nas férias anteriores e as datas de início e fim do período aquisitivo – mesmo que não seja o do primeiro ano de trabalho.

3.  Estabeleça uma política de férias

Além de tudo, estabeleça uma política clara relacionada aos repousos remunerados e enfatize aos colaboradores que ela é tão importante quanto qualquer outra política interna da empresa.

Lembre-se de que a lei permite que as férias de 30 dias sejam divididas em, no máximo, três períodos e que o primeiro período deve ter, pelo menos, 14 dias, enquanto os outros dois precisam de, no mínimo, cinco dias cada.

4.  Delegue tarefas

Antes das férias de cada colaborador, certifique-se de que as tarefas exercidas por ele – que serão realizadas por outras pessoas durante o afastamento – estejam bem distribuídas entre todos.

Dialogue com a equipe e explique a situação, sinalizando exatamente o que deverá ser feito e de que maneira, talvez até com a ajuda do próprio colaborador, antes de ele partir para o descanso.

É preciso, ainda, deixar um canal aberto de comunicação caso os profissionais tenham alguma dúvida.

5.  Avalie a frequência

Por último, antes mesmo de bater o martelo sobre o descanso de um trabalhador, estude seu histórico de marcações de entradas, saídas e intervalos. Caso ele tenha um certo número de faltas sem justificativa durante o ano, por exemplo, suas férias serão diminuídas.

Assim, o número de dias que o funcionário tem de repouso remunerado após 12 meses trabalhados varia conforme suas ausências injustificadas.

Não faz ideia de como anda o comportamento dos colaboradores da sua empresa e precisa dar férias para eles o quanto antes para evitar problemas trabalhistas?

Experimente adotar um bom relógio de ponto digital e usufrua de uma organização mais segura e livre de falhas!

Agora que você já sabe como o controle de férias é relevante para não atrapalhar nenhuma rotina administrativa – além de evitar processos e multas –, tem consciência do quanto é fundamental gerir a jornada dos seus funcionários através de uma solução mais moderna e eficiente.

Pense sobre essa alternativa.

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