Gestão de Pessoas nas Organizações: Estratégias para aplicar agora

Uma organização que não faz a gestão adequada de seus colaboradores transforma o ambiente de trabalho em um lugar hostil para se estar. Por isso, se sua empresa não possui uma gestão de pessoas, é hora de realizar mudanças.

Gestão de pessoas nas organizações

Neste artigo você vai entender:

- Qual a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
- Qual a importância da gestão de pessoas nas organizações
- Estratégia de gestão de pessoas

Implementar a gestão de pessoas em uma organização significa, de forma simples e direta, aplicar um conjunto de estratégias para desenvolver e valorizar os seus colaboradores, a fim de retê-los e motivá-los, despertando, portanto, o interesse dos mesmos em continuar contribuindo para o desenvolvimento da corporação.

Manter a equipe motivada e satisfeita modifica, também, a forma como os colaboradores trabalham, comportamento que reflete - significativamente - na produtividade e, por fim, no potencial de mercado do negócio.

Qual a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, há diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. As ações desenvolvidas pelo gerenciamento de pessoas não são de responsabilidade do setor de RH.

No entanto, ela pode, sim, estar atrelada ao setor, mas suas funções são as anteriormente citadas, tais como: as estratégias aplicadas e pensadas para desenvolver e motivar os colaboradores.

Por outro lado, responsabilidade do setor de Recursos Humanos é devotar sua atenção às questões burocráticas da equipe. Por isso, tome cuidado ao atribuir funções e responsabilidades aos setores.

Qual a importância da Gestão de Pessoas nas organizações

Como mencionado no início deste texto, empresas que não investem na gestão de pessoas acabam por deixar seus colaboradores à deriva, sem controle algum sobre o que pode vir a acontecer com eles e, por consequência, com a empresa.

Um exemplo é a saída inesperada de um colaborador peça-chave para o funcionamento da corporação, em que todos são pegos de surpresa e ninguém sabe quais os próximos passos, o que pode comprometer o desempenho dos outros membros do time.

Por esse motivo, realizar a gestão de pessoas da sua empresa poderá evitar muitos problemas, como:

  • Conflitos internos;
  • Fatores internos e externos que ameaçam o desenvolvimento das tarefas;
  • Índice alto de turnover;
  • Reputação afetada;
  • Equipe desmotivada;
  • Produtividade baixa.

Ao deixar de realizar uma efetiva e adequada gestão de pessoas no seu negócio, sua empresa poderá sofrer com o estresse caótico da má gestão.

E não é isso que você quer, não é mesmo?

Estratégia de Gestão de Pessoas

Para manter a organização longe dos problemas mencionados acima, o indicado é saber como as empresas podem adotar uma gestão estratégica de pessoas, e, em seguida, aplicá-los na gestão empresarial.

Sendo assim, preparamos algumas ações que podem parecer - e são, mesmo! - simples, mas são, também, essencialmente, estratégicas para estimular e desenvolver seu capital humano, veja:

  • Conheça bem seus colaboradores;
  • Descubra o que os motiva, no âmbito profissional e pessoal;
  • Motive seus colaboradores - com base em suas particularidades;
  • Invista em programas de incentivo;
  • Ofereça programas de capacitação;
  • Construa um plano de carreira para cada colaborador;
  • feedbacks;
  • Estabeleça uma comunicação bilateral com sua equipe.

O ideal é que você implante todas as estratégias mencionadas, pois são complementares umas às outras, trazendo, por essa razão, o resultado esperado: equipe integrada, motivada e valorizada.

Gerir pessoas está extremamente ligado ao estabelecimento de relações com elas, e, ao mostrar interesse por suas vidas profissionais e por seus sonhos, a gestão de pessoas entende a motivação como um propulsor.

Por isso, ouvir seus colaboradores e ponderar seus apontamentos pode estimular a equipe como um todo.

Afinal, nada mais justo do que proporcionar bem-estar e uma visão de futuro para quem está, diariamente, investindo tempo e energia para fazer com que seus objetivos sejam atingidos, concorda?

Por isso, agora que você entendeu qual a importância da motivação na gestão de pessoas, que tal aplicar as estratégias apresentadas?

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário