Controle de ponto para grandes empresas: otimize sua gestão

Saiba tudo sobre controle de ponto para grandes empresas e acerte na hora de escolher o seu lendo este artigo.

Imagem de uma mulher loira sorrindo enquanto olha seu computador

O controle de ponto para grandes empresas as ajuda a funcionar de acordo com a lei e dá mais facilidade para os gestores na hora de calcular a folha de pagamento, avaliar a produtividade da equipe e otimizar a gestão como um todo.

Ele é obrigatório, viu? Afinal, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), corporações com mais de 20 funcionários que tenham carteira assinada precisam fazer esse tipo de monitoramento de jornada!

E, para alcançar o sucesso na gestão de pessoas, uma grande empresa precisa de parceiros capazes de oferecer soluções de registro de horas à altura das suas necessidades: é impensável um negócio sair de cinco para 100 colaboradores e continuar usando os mesmos sistemas e ferramentas de quando começou.

Por isso, hoje, você vai entender o que há de melhor no mercado e como acertar ao escolher o seu controle de ponto. Continue lendo.

Por que uma grande empresa precisa de um controle de ponto?

O controle de ponto é peça fundamental na gestão da equipe de qualquer corporação. Com ele, você monitora todas as informações referente às horas trabalhadas, ausências (justificadas ou não), folgas e férias, intervalos e mais.

E não para por aí!

Adequar a folha de pagamento

As informações colhidas por um bom sistema de monitoramento de jornada servem, inclusive, para a empresa criar uma folha de pagamento sem erros – e parar de gastar dinheiro a mais com horas extras, por exemplo!

Ficar em dia com a lei

Quanto mais uma empresa cresce, mais cuidado ela precisa ter para manter o controle e a conformidade com a lei, e há um momento em que o negócio se expande de tal forma que o ponto eletrônico deixa de ser apenas uma opção: ele se torna fundamental.

Sem contar que a empresa é obrigada a ter um controle de ponto quando conta com 20 funcionários ou mais contratados de acordo com a CLT, apesar de o monitoramento no formato mais moderno ser recomendado para corporações de pequeno porte também.

Outro artigo publicado aqui no blog da Coalize explica detalhes sobre o controle de ponto obrigatório. Salve para ler depois!

Gerir melhor as horas trabalhadas por cada funcionário

O ponto online também é a melhor forma de um gestor acompanhar as horas trabalhadas por cada funcionário de qualquer lugar e contando apenas com um computador ou celular.

Essa facilidade permite decisões mais assertivas, bem como uma avaliação mais precisa da produtividade dos times de acordo com a jornada de trabalho.

Firmar uma relação transparente com os colaboradores

Implementar o controle de ponto para se adequar à lei, mas fazer isso contando com a tecnologia, também pode ser benéfico para que a empresa e os colaboradores cultivem um relacionamento mais transparente e para que o clima organizacional fique sempre no positivo.

Um bom sistema permite tanto a funcionários quanto a gestores o acesso à folha de ponto sem burocracias, ao mesmo tempo que garante a segurança de dados sensíveis.

Aumentar a produtividade

E tanto pelo bem-estar dos funcionários quanto pela facilidade de obtenção de informações da plataforma, usadas para medir como anda o trabalho das equipes, o recurso ainda aumenta a produtividade da empresa como um todo.

Ele ajuda, ainda, a identificar erros e oportunidades com base em comparativos feitos a partir do controle das horas trabalhadas e das tarefas cumpridas por cada setor.

O download da Planilha de Horas completa começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

Então, quais são os tipos de controle de ponto indicados para grandes empresas?

Os três tipos de registro de ponto válidos atualmente são REP-A, REP-C e REP-P. Cada um possui características específicas, e muitas grandes empresas, quando optam pelo controle para implementar em seu cotidiano, atualmente contam com os REP-A e REP-C.

Entenda mais sobre cada um.

  • REP-A: os Registradores de Ponto Alternativos têm uma memória interna que registra as marcações de ponto e gera um comprovante físico sempre que um funcionário os utiliza, e devem ser autenticados pelo INMETRO e estar de acordo com a Portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
  • REP-C: os diversos modelos de relógio de ponto são considerados REP-C – Registradores de Ponto Convencionais – e não precisam ser autenticados pelo INMETRO, mas ainda devem cumprir os requisitos da Portaria 1.510/2009. Apesar de mais tradicionais, também podem ter compatibilidade com smartphones, acesso remoto e memória expandida.
  • REP-P: Similares ao REP-A, os Registradores de Ponto via Programa são softwares que armazenam e tratam os dados além de contribuírem com o monitoramento de jornada.

Para escolher a melhor alternativa, nada melhor do que ponderar as necessidades da sua empresa!

“Como escolher controle de ponto para a minha empresa?”

O segredo para evitar problemas é ter certeza de que você pode contar com um sistema completo, robusto e totalmente seguro.

Então, que tal uma lista de tudo o que o controle de ponto eletrônico para grandes empresas deve possuir?

  • Legalidade: antes de mais nada, verifique se o sistema cumpre todos os requisitos legais. Não dá para começar uma parceria já prevendo dores de cabeça.
  • Segurança: a proteção de dados é fundamental para a privacidade dos seus colaboradores e do seu negócio, portanto, confira se a empresa oferece protocolos rígidos de segurança.
  • Acesso remoto: mesmo com o ponto eletrônico físico, hoje, diversos profissionais trabalham de casa full-time ou em dias específicos. Ter acesso às informações de qualquer lugar, ou seja, fazer o controle em tempo real, ajuda bastante no monitoramento das equipes.
  • Suporte humanizado: é decepcionante contratar uma empresa que só é boa na hora de vender e nunca tem seres humanos disponíveis para atendê-lo(a). Evite isso, avaliando se o suporte técnico da solução escolhida estará sempre pronto para ajudar quando necessário.
  • Reconhecimento no mercado: nada mais justo do que você dormir tranquilo(a) sabendo que implementou um controle de ponto automatizado desenvolvido por quem realmente entende do assunto, como a Coalize. Já conhece as soluções da marca?

A Coalize oferece ao seu negócio uma plataforma completa que integra os principais processos de RH em um único lugar; um sistema objetivo, simples e intuitivo, que se destaca por sua reputação entre empreendedores e gestores que o utilizam como um sistema de controle de ponto perfeito para grandes empresas.

Inclusive, players de renome, como Subway e Mary Kay, escolheram depositar sua confiança nessa solução!

Se você está em busca de automatização dos processos, segurança e transparência, suporte completo e proteção contra fraudes, não pode deixar de experimentar: clique no botão direito no canto superior da sua tela e faça um teste, entendendo como a plataforma, na prática, descomplica a vida do seu RH – e a sua também!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração