6 benefícios do eSocial para empresas: economia e mais

Confira os principais benefícios do eSocial para empresas e como eles também ajudam na vida do trabalhador.

Pessoa usando laptop em ambiente de escritório com caneta na mão, acompanhada de café e cadernos, focada em trabalho ou estudo.

O maior benefício do eSocial para empresas é a centralização de informações: folha de pagamento, admissões e obrigações fiscais são compartilhados com o governo federal através de um sistema único, o que reduz retrabalhos.

E, para pequenos e médios negócios, o eSocial tem ainda mais vantagens, pois permite o preenchimento de formulários de forma remota e automatizada, reduzindo erros comuns aos preenchimentos manuais, por exemplo, e otimizando a rotina.

Além disso, com todas as informações organizadas no mesmo lugar, fica mais fácil para qualquer empresa evitar problemas trabalhistas e fiscais. Continue lendo para saber detalhes!

O que você precisa saber sobre o espaço online do eSocial

O eSocial é um sistema criado pelo governo federal para concentrar, em um único espaço on-line, todos os direitos trabalhistas, previdenciários e tributários dos funcionários de empresas de todo o Brasil.

Então, em vez de enviar diferentes documentos e formulários para diferentes órgãos fiscalizadores e reguladores, cada empresa adiciona, nesse portal, as informações necessárias para se manterem em dia com a Lei e adequadas a padrões e prazos.

Através do eSocial, é possível:

  • Registrar admissões, mudanças de contrato e desligamentos
  • Enviar informações de folha de pagamento e encargos
  • Comunicar acidentes de trabalho, independentemente da gravidade
  • Informar férias, afastamentos e licenças
  • Atualizar dados de Saúde e Segurança do Trabalho

O sistema, que serve para micro, pequenas, médias e grandes empresas, é um canal de contato direto entre elas e o governo. E até produtores rurais que dependem da contratação e admissão de funcionários no dia a dia podem usar o eSocial, você sabia?

Por que usar o eSocial? 6 vantagens para empresas

Obrigatório desde 2018, o sistema único de centralização e registro de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias reduz custos operacionais, facilita a organização das obrigações corporativas e reduz tanto a papelada quanto o tempo desperdiçado com preenchimento de formulários.

Aqui está uma lista de vantagens para você conhecer:

1. O eSocial reduz custos operacionais

No geral, o sistema ajuda a empresa a gastar menos porque centraliza tarefas que antes consumiam tempo e dinheiro.

Lançar dados em planilhas, preencher formulários e conferir documentos enviados a vários órgãos distintos, até 2018, eram atividades repetitivas que geravam custos extras.

Com o eSocial, porém, tudo acontece no mesmo lugar, reduzindo horas de trabalho direcionadas à burocracias, riscos de erros que poderiam gerar multas e dedicação da equipe de Departamento Pessoal a questões operacionais.

2. Menos erros, menos retrabalho, e vice-versa!

Antes do lançamento do eSocial, papéis, planilhas e documentos diferentes podiam causar confusões e problemas com prazos ou órgãos fiscais. Assim, cada erro acabava virando um trabalho extra de correção.

Com o sistema, os dados passam por conferências automáticas e as organizações recebem alertas de ajustes ou falhas, corrigindo-os antes que se transformem em grandes dores de cabeça.

No dia a dia, então, a equipe de DP e os próprios gestores conseguem focar em tarefas mais produtivas e estratégicas. A organização como um todo tem mais confiança de que tudo está correto e dentro das regras estabelecidas pelo governo.

3. Simplificação trabalhista

O eSocial permite que mudanças nos contratos, afastamentos ou licenças sejam registradas uma única vez e compartilhadas com todos os órgãos que precisam receber as informações, sem formulários separados e envios individuais.

Ainda, o preenchimento segue um padrão exato exigido pelo governo, tornando-se mais assertivo e ágil.

4. Fechamento rápido da folha de pagamento

O eSocial deixa o fechamento da folha de pagamento bem mais rápido, já que reúne todas as informações necessárias para isso acontecer, eliminando aquele antigo “cara-crachá” entre sistemas e planilhas diferentes.

Com as informações devidamente organizadas e atualizadas, os cálculos de saldo de salário, encargos e benefícios ficam muito mais simples, os colaboradores recebem seus pagamentos no prazo, e a empresa se adequa às obrigações trabalhistas sem correria no quinto dia útil.

5. Automatização de impostos e contribuições

O eSocial também tem benefícios fiscais, porque ajuda a simplificar os cálculos de impostos e contribuições, como ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

E você ainda pode, através do sistema, gerar relatórios sobre o pagamento desses tributos, planejando melhor as finanças de sua empresa.

6. Mais transparência e segurança jurídica

Com as informações dos colaboradores e de pagamentos devidamente organizadas e de fácil acesso, a relação entre empresa e funcionários fica muito mais transparente, e a segurança jurídica da corporação aumenta, afinal, se necessário comprovar adequação à Lei, vai ser “fichinha”.

E, como consequência de todos esses tópicos, a centralização de informações numa mesma plataforma também dá mais segurança aos colaboradores das empresas – quanto aos seus direitos e quanto aos pagamentos de salário nos dias certos todos os meses, de FGTS e INSS etc.

Sem contar que todos ganham com férias, licenças e afastamentos do trabalho devidamente monitorados e com um histórico aberto de admissões, alterações de contrato e cessão de benefícios!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração