Programa de Incentivo: como usar para obter melhores resultados

Entenda o que é programa de incentivo no ambiente de trabalho e saiba como usá-lo para potencializar seu desempenho organizacional.

Programa de incentivo empresa.

Manter uma equipe motivada não é tarefa fácil. Entre as estratégias disponíveis, o programa de incentivo surge como ferramenta indispensável na hora de engajar a equipe para alcançar melhores resultados.

O clima organizacional pode sofrer diversas alterações, seja com interferências internas ou externas. Por isso, é importante estar preparado para atuar de forma positiva, buscando manter um grupo motivado e altamente produtivo.

O que é um programa de incentivo profissional?

O programa de incentivo busca ampliar o rendimento e potencializar os resultados dos colaboradores e equipes em geral, utilizando um sistema de metas e recompensas.

O intuito é estimular a produtividade e, consequentemente, melhorar os números, reconhecendo o engajamento e o comprometimento dos colaboradores.

Estrutura dos programas de incentivos nas empresas

Motivação é o primeiro passo na construção de um programa de incentivo. Antes de se preocupar com as metas, é necessário um olhar atento para a equipe. Identificar seus anseios é o caminho, assim, as recompensas serão compatíveis e terão o impacto desejado. Serão quase personalizadas.

Uma boa opção é convidar a equipe para auxiliar no processo de criação de metas e prêmios. Confiança e comunicação agradecem.

Reconhecimento e recompensa caminham juntos no programa de incentivo. É preciso garantir que a dedicação e o empenho sejam enaltecidos, e, finalmente, premiados. 

Motivação + reconhecimento + recompensa = melhores resultados

As recompensas devem estar sempre relacionadas às suas respectivas metas, como:

  • Média de faturamento;
  • Meta de redução de custos;
  • Meta de prospecção de clientes;
  • Cumprimento de prazos; entre outros.

Em relação aos benefícios, relembre alguns obrigatórios previstos na CLT:

E, falando efetivamente sobre recompensas, receber aquele bônus salarial, após o cumprimento de uma meta é muito bom. Mas, vale a pena ser criativo e buscar prêmios que proporcionem experiências novas e, talvez, inesquecíveis, veja algumas ideias:

  • Um dia no spa;
  • Viagem com a família, com as despesas pagas;
  • Ingressos para shows e espetáculos;
  • Ingressos para os melhores parques e eventos na cidade; entre outros.

Outro ponto é o tempo entre a conquista e a recompensa. Esperar pelo próximo mês ou ainda mais dias e meses, pode ser frustrante. Entregue o prêmio assim que o resultado for obtido.

Como planejar os melhores programas de incentivos nas empresas?

A resposta é simples: conheça sua equipe! Uma organização preocupada com seus colaboradores é o sonho de todo profissional. Manter a comunicação clara e objetiva é a chave para o sucesso.

O grupo precisa conhecer todas as partes do programa de incentivo. Os detalhes devem ser claros: 

  • como irá funcionar;
  • quais serão as metas;
  • quais serão as bonificações. 

Não dê espaço para futuros mal entendidos.

Benefícios de implantar um programa de incentivo

Equipe motivada, aumento da produtividade e melhores resultados, somente para citar alguns dos benefícios. Um programa de incentivo bem executado aproxima a empresa de seus objetivos, qualitativa e quantitativamente.

A empresa cresce, desenvolve-se e melhora sua imagem frente ao mercado. E é desse modo que a atração e retenção de talentos também aumenta, formando e mantendo equipes de alta performance.

Viu só? Benefícios tem efeito dominó: colaborador motivado significa melhores resultados para a empresa. É um investimento que tem sempre um retorno positivo.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário