Entenda o que é onboarding de clientes e porque utilizá-lo na empresa

Afinal, o que é onboarding digital de clientes e quais são os benefícios de adotar essa estratégia no meu negócio?

Onboarding de clientes

Você acredita que uma empresa com potencial e ânsia de crescimento possa caminhar rumo ao sucesso, registrando os dados de seus clientes em folhas de papel? Arquivando-os em caixas de papelão? Difícil, não é mesmo?

É nesse cenário que o onboarding se apresenta, pois este conceito - na prática - visa, justamente, proporcionar um fluxo de trabalho eficiente, acessível e passível de ser analisado. Assim, o método traz benefícios para os negócios que o utilizam a curto, médio e longo prazo.

Para esclarecer esse conceito, falaremos, a seguir, sobre o que é o processo de onboarding de clientes e porque sua empresa deveria adotar essa estratégia. Boa leitura!

O que é onboarding de clientes?

Onboarding digital de clientes é o termo utilizado para descrever a aplicação da transformação digital nos processos de cadastros de novos clientes, ou seja, a automação e digitalização do trabalho de coleta, verificação, armazenamento e gestão dos dados e informações dos consumidores e também parceiros.

Assim, busca transformar processos manuais em processos digitais, transformação que impacta na organização interna da empresa e no serviço oferecido aos consumidores, otimizando o trabalho e reduzindo erros.

Por exemplo, com o onboarding é possível integrar todos os registros em um único sistema, facilitando a análise dos dados e informações dos clientes, além de simplificar, da mesma forma, a avaliação do perfil de seus consumidores.

Desse modo, é possível desenhar uma estratégia que elimine equívocos e foque na melhoria dos processos já realizados e serviços fornecidos e, assim, melhorar inclusive a captação de novos clientes e a permanência da clientela conquistada.

Quando um negócio investe em onboarding de clientes, a coleta de dados dos documentos, por exemplo, poderá contar com o Reconhecimento Ótico de Caracteres - OCR, ferramenta que facilita a busca pelo registro em um futuro próximo.

Muito mais fácil do que ir em busca de uma informação em meio a tantas outras papeladas, concorda?

Por que meu negócio deve adotar o onboarding de clientes?

Partimos do pressuposto de que quem não se reinventa fica para trás, manter os processos de integração de novos clientes digitalizados é o mínimo para continuar sendo visado no mercado.

Além disso, pense nos benefícios já mencionados: qual organização não quer melhorar seu atendimento e otimizar seu tempo? Afinal, tempo é dinheiro.

Mas se ainda não conseguimos convencer você da necessidade de utilizar esse método, lá vai mais algumas vantagens da utilização da estratégia, veja:

  • redução de riscos;
  • aumento de produtividade;
  • melhor experiência para os clientes;
  • diminuição de custos.

Ainda poderíamos acrescentar: a transformação digital é o futuro! Sua empresa deve estar preparada para ele. Por isso, adote o onboarding de clientes e, se possível, estenda a utilização de tecnologias em todos os setores do seu negócio.

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário