Cativar Clientes: 9 dicas para aumentar a qualidade no atendimento

Atendimento de baixa qualidade pode ser mais prejudicial na captação de clientes do que os preços altos, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes por causa das novas possibilidades de compra existentes no mercado.

Como cativar clientes

É verdade que preços baixos e qualidade no produto são quase que uma fórmula mágica para atrair clientes. No entanto, um atendimento sem qualidade pode afastar até os consumidores mais atentos ao custo-benefício do seu produto.

Com as novas tecnologias, o mercado está cada vez maior e mais competitivo e podemos afirmar que nunca foi tão fácil comprar um produto ou contratar um serviço. Por isso, não é estranho que o consumidor esteja cada vez mais exigente.

Um estabelecimento (seja físico ou virtual) que não atende às expectativas, pode ser facilmente substituído por outro. E, nesse mercado competitivo, um bom atendimento faz toda a diferença.

Pequenos erros como um atendente pouco treinado, produtos mal colocados ou distribuídos e até mesmo um sistema ruim podem ser decisivos para a desistência de compra.

Pensando nisso, preparamos 9 dicas incríveis para você cativar o cliente através de um fantástico atendimento.

1.  Prepare a sua equipe

Comece treinando os seus colaboradores, afinal o atendimento dependerá deles e das características de um bom líder da equipe de vendas.

Por isso, esse é o primeiro e o mais importante passo. Garanta que eles sejam educados e gentis, além de qualificados e bons entendedores do negócio.

Resumindo, crie uma equipe de vendas vencedora e motivada.

2.  Invista em um sistema de qualidade

A maioria dos atendimentos ruins envolvem uma longa espera.

Na correria do dia a dia, atualmente, ninguém gosta de esperar muito para ser atendido.

Desse modo, certifique-se de que seu sistema é rápido e funciona corretamente, pois mesmo com os melhores atendentes, se o sistema vive travando ou falhando, o atendimento será lento.

Além disso, os funcionários que lidam com um sistema ruim acabam mais estressados e cansados, podendo atrapalhar a qualidade do atendimento ao cliente.

3.  Seja prático

Não perca tempo com cadastros demorados para a captação de clientes ou com comunicações complexas, produtos mal colocados e difíceis de encontrar.

Deixe de lado qualquer outra coisa que dificulte a compra do cliente.

Foque em praticidade e ofereça ao consumidor um atendimento fluido e rápido - principalmente se a sua empresa tem um espaço virtual, para compras online.

4.  Receba Feedbacks

Atualmente, com as novas plataformas digitais, está muito fácil receber feedback dos clientes.

Tudo que você precisa fazer é encontrar formas de incentivá-los a enviar suas considerações, que podem ser via redes sociais, atendimento pelo telefone, site ou mesmo no estabelecimento.

Para isso, deixe nessas plataformas perguntas sobre a qualidade do atendimento que tiveram, possibilitando oferecer notas ou escalas (do ótimo ao péssimo, por exemplo), com um espaço para que sugiram melhorias ou indiquem do que não gostaram.

No entanto, lembre-se de facilitar, ao máximo, o feedback: deixe garantias de que é um processo rápido e que não exige esforço algum do cliente.

5.  Crie uma relação de confiança

“O cliente sempre tem razão” é uma afirmação um pouco complicada, mas, na maioria das vezes, é a melhor escolha. Demonstre que você confia no seu cliente sempre e que quer ajudá-lo.

Em momentos de reclamações, seja de atendimento, de qualidade do produto ou qualquer outra, ouça suas reclamações e mostre que você acredita nele.

Se você não acredita no seu cliente, dificilmente ele se sentirá à vontade para confiar na sua marca e, provavelmente, não voltará para uma nova compra. Então, crie uma relação de confiança com os consumidores.

Neste tópico, também, vale lembrar que é importante reconhecer os erros da empresa, e recompensar aquele cliente que possa ter saído prejudicado.

6.  Utilize o Design Thinking

Para quem não conhece o termo, essa é uma ferramenta de pensamento criativo para desenvolver um produto ou serviço, com base na perspectiva do cliente. É um bom começo para formar uma equipe de alta performance.

Com essa metodologia, é possível pensar em melhorias nos seus serviços e até mesmo no seu atendimento, de forma que atenda às necessidades do seu público-alvo, cativando-os com soluções práticas.

7.  Ofereça mais de um canal de atendimento

Esse é um tópico fácil de ser aplicado, com toda a tecnologia que nos cerca hoje.

O cliente não pode deixar de entrar em contato com o estabelecimento, simplesmente porque não conseguiu ou porque não utiliza aquele determinado canal de atendimento.

Por isso, utilize todos os meios de atendimento que você puder, aumentando as chances de receber o contato desse cliente, desde que, claro, consiga oferecê-lo com qualidade.

Na atualidade, existe telefone, e-mail, redes sociais, chat no site da sua própria marca, aplicativos e muitos outros.

8.  Reconheça os melhores clientes

Você possivelmente tem um grupo de clientes fiéis, ou seja, consumidores que voltam sempre. Esses são os seus clientes mais importantes e, por isso, devem ser recompensados.

Encontre um jeito de demonstrar que a sua marca os considera e que, em todo esse tempo de compras, criou-se um vínculo. Isso pode ser feito por meio de um brinde, um desconto ou outro tipo de reconhecimento.

9.  Seja fiel aos valores da empresa

O mercado competitivo, às vezes, pode fazer com que a empresa esqueça de seus valores. Seja qual for o seu negócio, ele deve carregar valores e uma missão para melhorar a vida dos seus clientes.

Não basta vender um produto, é preciso entregar uma solução, algo que realmente faça a diferença para aquele que compra.

Por isso, sua organização deve ter claro quais são os seus valores e atender os seus clientes, com base neles. Isso fará com que cada atendimento objetive o que é melhor, também, para o cliente - e não somente vender para alcançar metas ou vencer a concorrência.

Dica Extra: faça além do esperado

Essa dica ficou de fora da nossa lista, mas pode ser muito valiosa.

Deixar uma vantagem, surpresa ou um brinde para depois da compra pode ser muito agradável e o ponto fundamental para que seu cliente volte, pois fica evidente que você está tentando criar um vínculo com ele - e não apenas o convencendo a comprar.

Afinal, ele já comprou e esse bônus chega até ele com um ar de algo novo, um diferencial.

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário