Como controlar o ponto de funcionários externos?

Se você possui funcionários externos e está em busca de uma maneira eficaz de controlar o ponto desses colaboradores, você está no lugar certo. Acompanhe o nosso artigo para mais informações!

Controlar ponto funcionário externo

Controlar o ponto dos seus funcionários, sejam eles internos ou externos, é um meio de proteger sua empresa, tanto perante à lei - visto que é uma obrigação legal - quanto no que diz respeito a conflitos trabalhistas que possam vir a ocorrer, caso não haja esse controle de jornadas de trabalho.

De modo geral, pequenas empresas controlam as horas trabalhadas de seus colaboradores via ponto manual ou, ainda, mecânico - sem considerar um ponto eletrônico, por exemplo.

No entanto, quando pensamos em uma empresa com um quadro de funcionários maior, o cenário muda. Isso porque controlar, manualmente, o ponto de dezenas de funcionários pode ser um pouco desafiador e, em tese, complicar o dia a dia do setor de Recursos Humanos da sua empresa, principalmente se ela têm funcionários externos.

Aliás, como controlar o ponto de funcionários externos? Que tipo de ponto devo usar nessa situação? Existem aplicativos que suprem essa demanda no mercado brasileiro?

Neste artigo você obtém respostas para essas e outras perguntas que possam surgir no meio do caminho. Boa leitura!

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Quais são as formas de controlar o ponto de funcionários externos?

É possível controlar o ponto dos colaboradores que exercem suas funções fora das dependências da empresa de diferentes formas. Aliás, podemos encontrar desde meios mais tradicionais e simples até meios mais tecnológicos e sofisticados. São eles:

1.  Cartão de ponto para funcionário externo

Embora a utilização do cartão ponto, feito com papel e caneta, seja uma abordagem desatualizada, muitas empresas ainda controlam a jornada de trabalho de seus colaboradores externos por meio dele.

O modo de controle é utilizado, pois é um dos meios mais conhecidos e, inegavelmente, mais barato. O que pode ser atrativo em um primeiro momento, mas que não garante, a longo prazo, precisão, otimização e segurança para o empregador.

2.  Relógio de ponto

O relógio de ponto - este utilizado por muitas empresas, principalmente para controlar o ponto dos funcionários internos - pode ser usado, também, para gerenciar as horas trabalhadas pelos colaboradores externos.

O relógio de ponto pode ser utilizado via crachá ou cartão de acesso e pode ser instalado, por exemplo, no veículo utilizado pelos colaboradores externos. Todavia, o ponto pode apresentar desvantagens e não ser a melhor opção para controlar os funcionários externos.

Afinal de contas, como garantir que foi realmente o colaborador em questão que bateu o ponto?

3.  Ponto online

O ponto eletrônico online é um sistema instalado nas máquinas da empresa (computadores, tablets e smartphones) e também nos celulares de seus colaboradores, inclusive nos dispositivos dos funcionários externos.

Com o propósito de trazer segurança ao controle de ponto e otimizar o trabalho do setor de Recursos Humanos no final do mês, fornecendo dados concretos (e salvos em nuvem) da jornada de trabalho de cada colaborador da empresa. Sendo útil, assim, para formar a folha de pagamento de todos eles.

Desse modo, para usufruir dos benefícios do controle de ponto online, será preciso escolher e contratar um ponto eletrônico, instalá-lo nos dispositivos dos funcionários externos e, conforme o software escolhido, instruí-los a utilizarem de modo correto.

Com certeza, mais preciso e confiável do que o ponto feito com papel e caneta, não é mesmo? Afinal, a maioria dos sistemas online funcionam a partir da geolocalização do colaborador.

Em outras palavras, é preciso que o empregado esteja no lugar indicado para bater o ponto, de outro modo, o empregador terá acesso à localização do funcionário e saberá que ele está em outro local, ao invés do trabalho, ou que está atrasado, por exemplo.

Quais são os benefícios de utilizar um ponto eletrônico online?

Benefícios ponto eletrônico online
Imagem do aplicativo de controle de ponto por geolocalização da Plataforma Coalize.

Os benefícios do ponto online são muitos, entre eles, podemos citar:

  • RH otimizado;
  • facilidade e agilidade na hora de bater o ponto;
  • gerenciamento adequado das horas trabalhadas;
  • controle das horas extras de cada colaborador;
  • acompanhamento das marcações de ponto em tempo real;
  • problemas judiciais e custos desnecessários evitados.

Assim, como mencionado, para aproveitar os benefícios do ponto online, basta contratar um sistema eficiente e instalá-lo nas máquinas da empresa e na de seus colaboradores. Desse modo, o que parecia complicado torna-se viável.

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