Como fazer um Treinamento de Integração para novos colaboradores

Você costuma fazer Treinamento de Integração com seus novos colaboradores? Saiba que essa é uma ótima prática! Neste artigo, explicamos o motivo e trazemos algumas dicas para você elaborar o seu com sucesso.

Fazer treinamento de integração

Ao realizar uma contratação, você certamente terá alguma expectativa de respeito, assim como uma pessoa contratada com certeza também.

Por isso é muito importante que você ou uma pessoa responsável pelos Recursos Humanos da sua empresa seja capaz de inserir novos colaboradores corretamente na realidade da empresa.

O Treinamento de Integração tem essa capacidade: o colaborador deve estar integrado, como merece e deve ser, eliminando dúvidas e deixando claro o que espera e também a pessoa que pode esperar da empresa.

Qual a importância do Treinamento de Integração?

Para transmitir visão, missão e valores de sua organização e ambiente, os seus novos colaboradores na cultura de sua empresa, é imprescindível realizar um treinamento de integração.

Tem coisa pior que chegar em uma empresa, especialmente no primeiro dia, quando você ainda não sabe onde encontrar o que precisa, onde fica cada setor, nem o nome da maioria das pessoas, sem ninguém para orientar ou para quem você deve ou pode fazer ?

Se não colocar no seu profissional. Por melhor que ele seja quem faz e para quem foi contratado, precisa ser ajustado corretamente no dia da sua empresa, que é um novo organismo para ele, não é qual ele precisa ser encaixado, e será mais fácil se alguém disser como isso deve ser feito.

Mesmo que durante a contratação tenha ficado claro ou não, se esperar do colaborador, não ignore o primeiro dia, a primeira semana ou o primeiro mês. Qualquer pessoa precisa de suporte para sentir-se valorizada, bem-vinda e parte da organização.

Sem contar que você deve ter regras internas, não é o mesmo? Deixe os novos funcionários por tudo isso, ninguém merece "cair de paraquedas" no novo emprego.

Qual é o resultado esperado de um treinamento de integração?

Quando o profissional entender onde uma empresa quer chegar, ele mantém uma postura que vai ao encontro desse propósito. O treinamento ajuda ou profissional a incorporar o espírito da empresa.

Muitos problemas que ocorrem no clima organizacional têm uma falta de clareza sobre a empresa que espera funcionários, gerando conflitos em algum momento.

Cobranças que chegam para o colaborador sem uma exposição prévia das ações desejadas ou da animação do funcionário pela empresa que não faz algo que espera, são evitadas.

Além disso, o treinamento de integração acelerada no desenvolvimento, porque o novo colaborador não perde um longo tempo depois de correr atrás das informações aos poucos, mas recebe tudo em uma única vez, de forma organizada e que faz mais sentido.

E ao sentir-se valorizado, por ser integrado com atenção, ou por um funcionário a responder de forma positiva. Portanto, você estará alimentando com ações de retorno.

Mas como elaborar um Treinamento de Integração?

Treinamento de integração

Você precisa planejar ou conteúdo que considerar relevante para o novo colaborador.

Se você tem previsão de contratar mais uma pessoa, o ideal é que todas as contratações que podem ocorrer podem acontecer juntas, assim você pode realizar ou treinar para todos em uma única vez, recuperando o tempo.

Se você nunca fez um treinamento de integração antes, pode ser interessante criar esse material e adaptar o conteúdo para os funcionários que agora, relembrando tudo que gostaria que eles soubessem o respeito da empresa, usando esse material para todos os novos funcionários que chegarem . Assim, você pode deixar as expectativas de todos alinhados.

Vai ser mais desmontado montar todo o material pela primeira vez, mas, a cada ano, ou a cada seis meses, você estará disponível somente no momento em que houver alguma mudança possível.

1.  O que o conteúdo deve conter?

  • Presente missão, visão e valores da sua empresa.
  • Conte a história da empresa, sua cultura e filosofia, mestre porque a empresa importa para você.
  • Mostre os processos da empresa, setores, deixe claro as relações de hierarquia, enfim, como tudo funciona e está estruturado.
  • Explique as cargas e suas atribuições, represente colegas de trabalho e diga quem são os líderes.
  • Se possuir um setor de RH, fale sobre como suas funções e informe quem ou o colaborador sempre poderá contar com esse setor.
  • Sua empresa tem plano de carreira? Mostre como ele funciona.
  • Fale sobre os horários da empresa e os possíveis limites da empresa. Se existir um código de conduta, presente.
  • Mostrar como são feitos os comunicados importantes, é por e-mail, em um mural ou jornal, pela intranet, etc. para o mesmo depois da integração, ou o colaborador siga se sentindo parte da empresa.

Você pode criar um manual do colaborador com todas essas informações, para que o funcionário possa ler sempre que precisar.

2.  Não seja apenas explicativo

Se todo o treinamento de integração para uma grande exposição é sobre tudo isso, por mais que seja importante e os funcionários prestem atenção, uma chance deles ficarem entediados é bem grande.

Além de montar uma apresentação com slides mais visuais do que os textos não podem ser usados ​​como pessoas, pense em atividades para realizar entre os conteúdos, que mova o pessoal, ou mesmo que seja um funcionário, obtenha a exibição de tudo isso de forma criativa.

Não deixe apenas você ou o treinador da integração falando, interação com os novos colaboradores.

3. Organize-se

Algumas perguntas que você deve fazer são:

  • Quem iniciou o treinamento? Você ainda pode fazer ou precisar de ajuda especializada para um instrutor que considere entender minha empresa e apresentar a maneira mais eficaz? Ou ainda: possui setor de RH e seria uma pessoa responsável pelo setor ou instrutor ideal? Ela está preparada?
  • Quanto tempo o treinamento vai durar? Uma manhã, uma tarde, um dia inteiro? Mais de um dia?
  • O treinamento será presencial ou online ? Ou uma combinação das duas coisas?

Esperamos que essas dicas possam ajudar você a integrar seus colaboradores da maneira que eles merecem. Mãos à obra e bom treinamento!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração