7 dinâmicas online de grupo para recrutamento e seleção

Fazer recrutamento e seleção de maneira online requer maior criatividade que no modo presencial. Confira nossas ideias de dinâmicas online para aplicar com os candidatos!

Dinâmica online recrutamento

As reuniões remotas vieram para ficar depois que a pandemia nos trouxe a necessidade de encontrar uma nova forma de comunicação que não fosse no modo presencial. Percebemos que o fato de não precisar mais se deslocar para falar com clientes ou que a resolução de problemas de forma mais ágil são alguns dos benefícios desse formato.

Muitas empresas já entenderam, inclusive, que têm mais a ganhar do que a perder contratando pessoas que moram em outras cidades, deixando de limitar a busca por esses talentos apenas ao mercado local e aumentando as chances de encontrar profissionais com maior conhecimento, ampliando sua abrangência de contratação.

Afinal, já constatamos que o trabalho remoto é totalmente possível e também pode ser mais produtivo se tivermos as pessoas certas na equipe remota.

É por isso que muitos gestores estão em busca de tornar encontros virtuais mais descontraídos. Porque quando estamos no ambiente online, nossa tendência é pautar o assunto de maneira direta, sem nenhuma introdução ou conversa mais leve entre os colegas, como ocorreria normalmente em uma reunião presencial, e isso não é legal.

Especialmente em dinâmicas online de grupo para recrutamento e seleção, se não soubermos levar o processo, as pessoas podem se sentir pouco confortáveis. Por se tratar do possível futuro emprego, os profissionais já vão para uma dinâmica assim mais tensas e com alta atenção, então não precisamos tornar tudo ainda mais pesado, não é?

Quanto mais confiantes e à vontade você fizer as pessoas se sentirem, mais vai entender quem elas são e se possuem, de fato, o perfil que você procura. Saiba que existem diversas formas de tornar uma dinâmica online mais leve e menos formal, contribuindo para deixar o ambiente agradável e escolher os melhores candidatos, sem erro.

Exemplos de dinâmicas de grupo online

O maior objetivo de uma dinâmica de grupo é entender como os participantes lidam com possíveis situações que vão enfrentar na empresa, certo? Por isso, quem vai aplicar essa dinâmica, seja o gestor ou o profissional do RH, precisa de apoio para verificar os perfis de comportamento e habilidades dos candidatos.

Esse apoio envolve contar com uma conexão de acesso à internet estável e uma boa câmera, por exemplo. Procure testar, antes de começar, microfone e vídeo, organize o seu ambiente e todos os dados ou arquivos necessários para a dinâmica online fluir.

Vamos às ideias?

1.  Apresentação de produto

Especialmente se a vaga for voltada para a área de produtos ou para a equipe de vendas, é interessante solicitar aos candidatos que apresentem um produto. Não precisa ser nada complicado.

Peça para que, de forma simples, os profissionais busquem apresentar o produto. Você pode entregar alguma ficha técnica breve sobre o produto para ajudar, talvez antes ainda possa falar mais sobre a empresa, apresentar o jeito de ser dela, para que os candidatos tenham mais “munição” para criarem suas apresentações.

2.  Quebra de gelo

Para deixar o clima mais agradável, caso sinta tensão ou nervosismo, ou simplesmente para começar a reunião de forma descontraída, você pode contar com um quadro branco virtual. Peça para que cada participante trace duas linhas, uma vertical e outra horizontal, de forma que a tela seja dividida em quatro quadrantes.

Em cada uma dessas quatro áreas, eles devem responder perguntas do RH apenas com desenhos. Por exemplo: o que você pode fazer pela nossa empresa? Ou: qual evento mudou a sua vida? Enfim, escolha quatro perguntas que sejam interessantes para a empresa, com questões relevantes e conectadas aos valores dela e aguarde os desenhos!

E não se preocupe: existem várias alternativas gratuitas para usar um quadro branco virtual, como é o caso do Google Jamboard.

3.  Escolha para ilha deserta

Outra forma de deixar o clima descontraído é usar uma dinâmica clássica, conhecida como ilha deserta. Separe os candidatos em pequenas equipes. Se o grupo for pequeno, o exercício também pode ser feito de forma individual.

Após isso, o recrutador deve pedir aos candidatos que escolham três objetos para levarem para uma ilha deserta, com o objetivo de sobreviver por lá com eles.

Dê em torno de 10 minutos para que as pessoas possam decidir quais objetos levar. Com os objetos escolhidos, os participantes devem defender a razão de serem essas as melhores escolhas para sobreviver em uma ilha deserta. É uma dinâmica bem conhecida de quem realiza essa atividade de forma presencial e pode ser feita de maneira online.

Se estiverem em duplas ou grupos, você já vai poder entender como o profissional atua em trabalhos em equipe, além do raciocínio lógico e apresentação de argumentos, todas habilidades muito importantes para o mundo corporativo.

4.  Hora do brainstorming

Apresente um briefing, previamente criado, com um problema comum do seu mercado de atuação e solicite que as pessoas apresentem uma solução para ele. Dê um tempo para que os profissionais façam a leitura do briefing e entendam, em torno de 10 minutos, e mais um tempo também para buscar uma solução, que pode ser de 20 a 40 minutos.

É interessante reunir os candidatos em grupos também, para avaliar o trabalho em equipe frente à resolução de problemas, bem como a inteligência emocional de cada um. Peça que cada dupla ou grupo apresente, para avaliar a argumentação.

5.  Geração de debate

Para pequenos grupos, saiba que debates online e ao vivo são uma boa ideia de dinâmica também. É interessante que não seja feito com muitas pessoas para que o recrutador consiga ter um maior controle do que será dito, também garantindo que todos tenham o mesmo tempo para falar.

Fale sobre desafios reais que acontecem no dia a dia da empresa, para ter uma ideia de como cada um resolveria-os. Tenha um roteiro definido e saiba a hora de trazer cada um à fala.

6.  Cases por vídeo

Outra opção também é, em vez de realizar uma reunião com todos, pedir para que cada um grave um vídeo de no máximo dois minutos, por exemplo, falando mais sobre si e porque tem interesse na vaga. É uma dinâmica mais individual, mas ainda assim necessita de uma ação por parte do candidato.

Se desejar, você pode incluir tópicos com o que considera importante que o candidato fale na gravação. Determine também uma data limite para o envio do vídeo.

7.  Formulário online

Por fim, se preferir, você também pode pedir para que os candidatos respondam perguntas em um formulário online, por que não? Fazer o candidato agir por meio de respostas escritas também pode ser uma dinâmica interessante, especialmente se a vaga preza pelo bom uso gramatical - que literalmente estará sendo testado.

Não apenas as dinâmicas de processos seletivos podem ser incorporadas ao ambiente online, como testes também podem ser feitos no formato remoto. Você pode incluir, em um formulário, todas as perguntas ou situações que seriam propostas em uma dinâmica presencial, a fim de entender mais sobre o candidato por meio das respostas dele.

Você pode criar um formulário com essas questões no Google Forms, personalizando como desejar. Ao terminar de responder, o candidato também pode receber uma cópia das próprias respostas, basta configurar. O legal é que você gera um registro que pode ser lido e analisado por outras pessoas da empresa a qualquer momento que quiserem.

Gostou das nossas dicas de dinâmicas para reuniões online? Então compartilhe este artigo com a sua comunidade profissional!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração