Como saber se tenho direito ao PIS: saiba consultar

Descubra quais são os requisitos estabelecidos em lei para conceder aos trabalhadores o abono salarial do PIS e se você tem direito ao benefício.

Como saber se tenho direito ao pis

O abono salarial do PIS é um direito concedido aos trabalhadores que cumprem com os requisitos estabelecidos em lei, sendo uma espécie de 14º salário. O valor do benefício muda de acordo com os meses trabalhados com carteira assinada no ano-base ou no último ano inteiro.

O benefício do ano-base de 2020, reajustado ao salário mínimo de 2021, pode variar de R$ 92 a R$ 1.100, sendo pago proporcionalmente aos meses trabalhados.

Para saber se você tem direito ao abono salarial do PIS, basta identificar se você preenche os requisitos estabelecidos pela lei do benefício, conferindo os tópicos seguintes.

Quem tem direito ao PIS e como consultar?

Tem direito ao abono salarial do PIS:

  • Os trabalhadores que estiverem cadastrados há pelo menos 5 anos no PIS.
  • Os colaboradores que receberam de empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado no ano-base.
  • Quem trabalhou com carteira assinada pelo período mínimo de 30 dias no ano-base.
  • Os trabalhadores identificados pelo RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - no ano-base.

Para conferir os valores do próximo depósito do benefício, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, informar o número do PIS, CPF/e-mail e senha de acesso, selecionar a opção “PIS” e, em seguida, “Consulta e pagamento”.

A consulta pode ser feita do mesmo modo pelo aplicativo “Caixa Trabalhador” e pelo telefone de atendimento da Caixa (0800 726 0207).

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

Como consultar o número do PIS?

Para consultar essa informação utilizando apenas o número do seu CPF, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
  2. Clique em “Entrar”.
  3. Entre com login e senha - caso não possua cadastro, será necessário inserir CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado para realizar um.
  4. Digite o número do seu CPF e a senha.
  5. Faça a consulta do PIS online.

O trabalhador deve ter acesso ao número do seu cadastro para consultar e sacar os benefícios administrados pela Caixa, como é o caso do abono salarial.

Sobre o calendário do PIS/PASEP 2021

O período de pagamento do PIS/PASEP de 2021 foi encerrado no dia 30 de junho. Os trabalhadores que não realizaram o saque do benefício dentro do prazo estipulado terão que esperar o início do próximo calendário do abono salarial, agendado para janeiro de 2022.

Como sacar o PIS?

Os correntistas da Caixa recebem o benefício em contas existentes e podem administrá-lo pelo próprio cartão, internet banking ou aplicativo da Caixa, enquanto os não-correntistas recebem o direito na poupança social digital e podem movimentá-lo no Caixa Tem.

O saque do PIS pode ser feito por meio das contas mencionadas ou através do Cartão do Cidadão em terminais de atendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências.

Veja também:
O que é abono de férias e como calcular
Como dar entrada no seguro-desemprego pela internet
Auxílio-doença: como dar entrada e quem tem direito

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

9 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração